Bom Galera,
A muito tempo aqui, resolvi preparar minha quadrada
Carro:
Saveiro Quadrada - 1.6 Ap - Gasolina
Convertida no Álcool - OK.
Carburador TLDZ Álcool
Motor 6 Mil KM.
Refiz por completo, mantendo todos componentes para gasolina.
Reparo:
Primeira Ajuda - O câmbio está original. Porém quando reduzo de 3° para 2° em qualquer RPM, ele "raspa" forte. Desta maneira compensa eu realizar o reparo ou a troca completa do cambio por outro modelo!?
Turbo:
Não sou louco por velocidade, meu grande objetivo com o turbo é o som "Barulho".
Penso em 120 Cavalos nada mais.
Quero apenas por que gosto do som, a lenta do carro e tudo mais ... apaixonante .. rsrsrsrs
Pressão tranquila, 0.5 nesta faixa.
O que me indicam, o que posso fazer!?
Desde já não tenho intenção de preparar motor e muito mais...
Sou de uma cidade pequena, tenho apenas este veículo.
Não utilizo dia a dia, mais sim com frequência.
Hoje ele faz um média de 7 ~ 8 no álcool, não pretendo sair muito distante disso.
O essencial neste projeto: Som do turbo e manter economia do veículo.
Obrigado
Preparação - Turbo
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
-
FerreiraMatheus
- Membro

- Carro: Saveiro Quadrada
- João Victor AP
- Membro - Gold

- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Re: Preparação - Turbo
MOTOR :
Se o seu motor atualmente é a Álcool ele não pode receber uma preparação Turbo.
Não... não é por causa do combustível, carro Álcool roda é com Álcool. Não pode ser Turbo por causa da taxa de compressão alta que os motores originalmente a Álcool tem, obtida pelos pistões de cabeça plana/reta.
Primeiramente o motor terá que receber pistões do modelo Gasolina, que são côncavos (são cavados), isso reduz a taxa de compressão.
E o combustível que o motor irá rodar será o Álcool. Se o seu motor não fosse convertido para Álcool, ainda usasse originalmente os pistões a Gasolina, era só abastecer com Álcool.
E também deve ser usado obrigatoriamente junta de aço por ser mais resistente e também ajudar a remover a taxa, e não a de papelão hidráulico pois ela não aguentará a pressão dos cilindros.
LINHA DE COMBUSTÍVEL
Independente se será um Turbo "padaria", ou um motor Turbo canhão, deve-se uma atenção á linha de combustível.
Deverá usar bomba de combustível elétrica, no mínimo de 8Bar por medidas de segurança.
O Cath Tank é obrigatório, e juntamente com ele as mangueiras a serem utilizadas devem ser da BalFlex para suportar a pressão do combustível.
A pressão do combustível será regulada através de um dosador 1:1.
Filtros de combustíveis devem ser os grandes de inox, próprios para carros preparados.
CARBURADOR / INJEÇÃO
A parte de alimentação do carro original não conseguirá alimentar um motor preparado.
Caso seja carburado, o preparador (ou se você tiver experiência com acerto) deverá acertar e buscar a melhor giclagem para o carburador, que busque a melhor progressão, o melhor desempenho do motor em todas as fases.
Caso seja injeção, deverá fazer um remap no módulo, ou usar um módulo de injeção programável (FuelTech, Pandoo, InjePro) para realizar o acerto do carro, criar mapas de injeção e ignição.
CÂMBIO
Câmbio raspando ao trocar as marchas é problema nos anéis sincronizadores.
Se ele estiver também roncando, é problema de lubrificação ou defeitos/quebras dos dentes da engrenagem.
Abrir o câmbio e trocá-los é a melhor opção, não fica tão caro, não é complicado abrir um câmbio, é simples, e você terá um câmbio bom e seguro por muito tempo.
Só não pode ficar "exigindo" muito do câmbio cantando pneu, dando puxadas muito brutas, que logo logo apresentará problemas e assim ocasiona quebras.
CONSUMO
Infelizmente não há como elevar a potência e manter o consumo baixo. Motor acelera... motor bebe.
Para seu uso indico uma turbina pequena, como a .42/48 que enche rápido. Mas motor turbo, você não tem potência em toas as faixas e sim só quando a turbina enche, em rotações baixas é como se fosse um motor original, ela enche rápido, mas não é só pisar e ela encher.
Turbo não tem jeito de fazer só o espirro da turbina, tem que ter pressão, com isso vem o acerto, e assim o ganho de potência. O espirro é consequência da válvula de prioridade jogando a pressão fora. Se a turbina não estiver enchendo, e não tiver pressão.... não vem espirro.
Sou um pouco diferente de você... sou louco por velocidade, mas claro, temos que ter noção de onde pode acelerar e onde não pode.
Mas escuta o que eu estou lhe falando... logo você estará louco por velocidade, e querendo um carro cada vez mais forte, que atinja cada vez mais rápido o 0-100Km/h, e um motor com mais torque e potência
Se o seu motor atualmente é a Álcool ele não pode receber uma preparação Turbo.
Não... não é por causa do combustível, carro Álcool roda é com Álcool. Não pode ser Turbo por causa da taxa de compressão alta que os motores originalmente a Álcool tem, obtida pelos pistões de cabeça plana/reta.
Primeiramente o motor terá que receber pistões do modelo Gasolina, que são côncavos (são cavados), isso reduz a taxa de compressão.
E o combustível que o motor irá rodar será o Álcool. Se o seu motor não fosse convertido para Álcool, ainda usasse originalmente os pistões a Gasolina, era só abastecer com Álcool.
E também deve ser usado obrigatoriamente junta de aço por ser mais resistente e também ajudar a remover a taxa, e não a de papelão hidráulico pois ela não aguentará a pressão dos cilindros.
LINHA DE COMBUSTÍVEL
Independente se será um Turbo "padaria", ou um motor Turbo canhão, deve-se uma atenção á linha de combustível.
Deverá usar bomba de combustível elétrica, no mínimo de 8Bar por medidas de segurança.
O Cath Tank é obrigatório, e juntamente com ele as mangueiras a serem utilizadas devem ser da BalFlex para suportar a pressão do combustível.
A pressão do combustível será regulada através de um dosador 1:1.
Filtros de combustíveis devem ser os grandes de inox, próprios para carros preparados.
CARBURADOR / INJEÇÃO
A parte de alimentação do carro original não conseguirá alimentar um motor preparado.
Caso seja carburado, o preparador (ou se você tiver experiência com acerto) deverá acertar e buscar a melhor giclagem para o carburador, que busque a melhor progressão, o melhor desempenho do motor em todas as fases.
Caso seja injeção, deverá fazer um remap no módulo, ou usar um módulo de injeção programável (FuelTech, Pandoo, InjePro) para realizar o acerto do carro, criar mapas de injeção e ignição.
CÂMBIO
Câmbio raspando ao trocar as marchas é problema nos anéis sincronizadores.
Se ele estiver também roncando, é problema de lubrificação ou defeitos/quebras dos dentes da engrenagem.
Abrir o câmbio e trocá-los é a melhor opção, não fica tão caro, não é complicado abrir um câmbio, é simples, e você terá um câmbio bom e seguro por muito tempo.
Só não pode ficar "exigindo" muito do câmbio cantando pneu, dando puxadas muito brutas, que logo logo apresentará problemas e assim ocasiona quebras.
CONSUMO
Infelizmente não há como elevar a potência e manter o consumo baixo. Motor acelera... motor bebe.
Para seu uso indico uma turbina pequena, como a .42/48 que enche rápido. Mas motor turbo, você não tem potência em toas as faixas e sim só quando a turbina enche, em rotações baixas é como se fosse um motor original, ela enche rápido, mas não é só pisar e ela encher.
Turbo não tem jeito de fazer só o espirro da turbina, tem que ter pressão, com isso vem o acerto, e assim o ganho de potência. O espirro é consequência da válvula de prioridade jogando a pressão fora. Se a turbina não estiver enchendo, e não tiver pressão.... não vem espirro.
Sou um pouco diferente de você... sou louco por velocidade, mas claro, temos que ter noção de onde pode acelerar e onde não pode.
Mas escuta o que eu estou lhe falando... logo você estará louco por velocidade, e querendo um carro cada vez mais forte, que atinja cada vez mais rápido o 0-100Km/h, e um motor com mais torque e potência
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
-
FerreiraMatheus
- Membro

- Carro: Saveiro Quadrada
Primeiramente, obrigado pela resposta João Victor!
MOTOR: Sim, meu motor é original a GASOLINA. Todos seus componentes são GASOLINA, incluse o pistão.
Foi trocado apenas, carburador, velas e canetas do bura para ele andar no ALCOOL.
A junta colocado foi da UniversalJuntas, sim de aço.
Linha de Combustivel:
Sim Entendo, devo utilizar uma bomba elétrica.
Carburador:
Devo encontrar um preparador em turbo especiliazado com carburação.
Cambio:
Essa do cambio é muito bom, no meu caso ele é bem curto, mas atinge velocidades bem rapido.
Consumo:
Entendo, isto mesmo que estou querendo hehehehe...
Vou começar a montar o KIT em breve.
Obrigado pelas dicas!
MOTOR: Sim, meu motor é original a GASOLINA. Todos seus componentes são GASOLINA, incluse o pistão.
Foi trocado apenas, carburador, velas e canetas do bura para ele andar no ALCOOL.
Linha de Combustivel:
Carburador:
Cambio:
Essa do cambio é muito bom, no meu caso ele é bem curto, mas atinge velocidades bem rapido.
Consumo:
Obrigado pelas dicas!
- João Victor AP
- Membro - Gold

- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Por nadaFerreiraMatheus escreveu:Primeiramente, obrigado pela resposta João Victor!
Linha de Combustivel:
Carburador:
Cambio:
Consumo:
Obrigado pelas dicas!
Sempre estarei disposto a ajudar !
Se o motor já tem pistão Gasolina, beleza mano, então tranquilo.
Se foi trocado o carburador, colocado o modelo niquelado, bom demais, evita corrosão.
Cara, era essa Junta mesmo que eu iria te indicar hahaha, a UniversalJuntas já indiquei ela em vários tópicos de preparação Turbo, ela é mais grossa, ajuda a reduzir taxa.
Mas agora com Turbo, está correto usar pistão côncavo e rodar no Álcool, isso porque a pressão nos cilindros sobe muito.
Seu câmbio provavelmente é o PX, original da linha 1.6, ele é curto, muito bom, adoro câmbio curto em carros preparados, é curto e mesmo assim com ele você vira os 220Km/h tranquilo
Se eu fosse montar um projeto iria de câmbio curto também, de PX ou PV (do GTS, um pouco mais curto que o PX na 4° e 5°).
Quando estiver iniciando a montagem e iniciando o projeto Turbo, crie um tópico na Galeria Membros e vá postando atualizações e fotos da Saveiro.
Abraço !
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Refaça o sistema de alimentaçao, utlize uma bomba de combustivel eletrica. ligue em um dosador. Instale todo o kit turbo. É necessrio manometros de pressao de combustivel, ar e oleo tambem é importarde um hallmeter para saber se esta dando excesso ou falta de combustivel. Velas devem ser trocadas. Se vc tiver noçao basica faça por conta propria toda a instalaçao depois leve em um preparador para revisar e fazer o acerto. Como seu objetivo é o som do espirro e consumo baixo recomendo a mesma turbina do meu carro que tambem é 1.6 com pistao gasolina garret 42x36. Espirra em rotacao baixa. Suspensao, freio e embreagem na minha opniao da pra manter original. Sobre o cambio se nao te encomodar anda ate quebrar, depois vai no desmanche e compra outro.