Olá galera. Tudo certo com vocês?
Primeiramente gostaria de me apresentar a vocês. Tenho um Gol AP 1.6 a Álcool 1989 sem ar/direção, o carburador pelo que sei, deve ser um TLDZ. Eu como sempre fui apaixonado por carro turbo, entrei nessa também. Pesquisei muito no fórum até então, mas ainda ficaram algumas dúvidas, pois não entendo tanto assim de preparação.
Como é meu único veículo, queria um carro pro dia a dia na rua, no máximo 300 cv.
Minhas duvidas são o seguinte:
O carro já é a álcool, é muito taxado, qual pistão vocês indicariam colocar visando os 300cv máximo? Marca, modelo, etc? Biela vocês acham que dá conta do trabalho?
Em questão de injeção ou não, por em quanto, irei turbinar no carburador, tem algumas barreiras que impedem ainda $$$. No caso mais pra frente queira injetar, não precisarei mexer em nada com motor, linha de combustível?
Quero comprar as peças guardar em casa, e quando estiver tudo ok, levar no preparador pra ele fazer a montagem e o acerto. Vi que o pessoal fala muito bem dos kits turbos da beep, caso compre o kit, irei precisar comprar quais peças a mais em parte de motor? Bomba, etc... Turbina uma .42/48 deve dar conta?
E o que mais tenho interesse. Como moro no interior de São Paulo cerca de 210 KM de distancia, preparador aqui é complicado achar, tem um na minha cidade vizinha, com uma Gol quadrado de 580 cv, suspensão de nitrogênio. Mas não boto muita fé, procurei na internet não achei nenhuma referencia, facebook nada. Vocês sabem de algum preparador bom, aqui pela região de Campinas, Ribeirão Preto?
Agradeço desde já, e peço desculpas por todos questionamentos, sou um tanto quanto leigo no assunto, espero adquirir bastante conhecimento no fórum.
[Preparação Turbo] AP 1.6 Álcool
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
- Diogennes
- Membro
- Carro: Parati CL AP 1.8 93
Re: [Preparação Turbo] AP 1.6 Álcool
Eai man, então, eu também turbinei minha parati recentemente, e não sou nenhum técnico no assunto, mas vou tentar ajudar kk.
Eu tinha um TLDZ também, quando comprei o kit, peguei uma mufla do 2E
kk, e aqui em bsb é meio ruim de peças, então acabei por trocar o carburador por um 2E, inclusive achei um bom carburador e eu mesmo acertei por encontrar muitas matérias pela internet, gosto de pôr a mão na massa com coisas relacionadas a caranga hehe. Mas ai vai de você é claro, pode usar tanto o 2E como o TLDZ.
Você disse que pretende chegar aos 300cv, com miolo original acho que uma boa margem se segurança com o carro bem acertado é claro, seria 220-250cv, se não entorta biela ou derrete canaleta de pistão. Se quiser mais, já seria bom pensar em um projetinho forjado.
Se for de miolo original como eu disse acima, use pistões e anéis da metal leve para motor a gasolina e irá rodar no álcool, biela original dá conta sim, e como disse acima até um certo ponto.
Tanto no carburador como na injeção, você vai ter que usar uma
- Bomba de combustível elétrica de acordo com seu projeto,
- Mangueiras mais grossas e de alta pressão na linha,
- Usar retorno no tanque, fazer catch tank e usar um dosador, hp para carburado e hpi para injetado.
- Retirar o cárter e fazer uma solda para o retorno de óleo da turbina.
- Fazer um furo flange do filtro de óleo para colocar a mangueira que lubrifica a turbina.
E se for usar alta pressão na turbina, trabalhar seu distribuidor para não avançar muito o ponto. E recomendo trocar sua bobina por uma MI, pra melhorar o desempenho.
Acredito que uma 42/48 para o seu 1.6 está bom sim, a pegada dela vem mais cedo lá pelos 3000rpm, se quiser uma pegada mais em alta, aí já é outra com uma .50/.48 mais ou menos.
Eu posso ter esquecidos alguma coisa kk, mas acho que é isso man.
Eu tinha um TLDZ também, quando comprei o kit, peguei uma mufla do 2E

Você disse que pretende chegar aos 300cv, com miolo original acho que uma boa margem se segurança com o carro bem acertado é claro, seria 220-250cv, se não entorta biela ou derrete canaleta de pistão. Se quiser mais, já seria bom pensar em um projetinho forjado.
Se for de miolo original como eu disse acima, use pistões e anéis da metal leve para motor a gasolina e irá rodar no álcool, biela original dá conta sim, e como disse acima até um certo ponto.
Tanto no carburador como na injeção, você vai ter que usar uma
- Bomba de combustível elétrica de acordo com seu projeto,
- Mangueiras mais grossas e de alta pressão na linha,
- Usar retorno no tanque, fazer catch tank e usar um dosador, hp para carburado e hpi para injetado.
- Retirar o cárter e fazer uma solda para o retorno de óleo da turbina.
- Fazer um furo flange do filtro de óleo para colocar a mangueira que lubrifica a turbina.
E se for usar alta pressão na turbina, trabalhar seu distribuidor para não avançar muito o ponto. E recomendo trocar sua bobina por uma MI, pra melhorar o desempenho.
Acredito que uma 42/48 para o seu 1.6 está bom sim, a pegada dela vem mais cedo lá pelos 3000rpm, se quiser uma pegada mais em alta, aí já é outra com uma .50/.48 mais ou menos.
Eu posso ter esquecidos alguma coisa kk, mas acho que é isso man.
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Pistão Côncavo, para reduzir a taxa e não estragar o motor.LPTurb escreveu: O carro já é a álcool, é muito taxado, qual pistão vocês indicariam colocar visando os 300cv máximo? Marca, modelo, etc? Biela vocês acham que dá conta do trabalho?
Pistão MetalLeve já dá conta do recado, mas um forjado é ainda melhor.
Biela original aguenta até 250cv.
Mas como é 1.6... pressão para chegar aos 300cv com certeza não será baixa.
Mas aí passou dos 250cv com as bielas originais já não é recomendado, dependendo da pressão, da cavalaria, poderá danificá-las.
Para injetar vai ter que mexer no motor sim, fechar aquela passagem de água lateral do cabeçote, instalar os sensores, colocar uma bomba elétrica no mínimo de 8Bar.LPTurb escreveu:Em questão de injeção ou não, por em quanto, irei turbinar no carburador, tem algumas barreiras que impedem ainda $$$. No caso mais pra frente queira injetar, não precisarei mexer em nada com motor, linha de combustível?
E lembrando, que tem que ser injeção programável (FuelTech, Pandoo, Injepro).
Sobre quais peças comprar, tem muuuuitos tópicos que falam isso.LPTurb escreveu:Quero comprar as peças guardar em casa, e quando estiver tudo ok, levar no preparador pra ele fazer a montagem e o acerto. Vi que o pessoal fala muito bem dos kits turbos da beep, caso compre o kit, irei precisar comprar quais peças a mais em parte de motor? Bomba, etc... Turbina uma .42/48 deve dar conta?
Més passado mesmo respondi diversos tópicos sobre peças.
Deve ser adquirido é uma bomba elétrica da Dinâmica de 8Bar, filtros de combustível, Catch Tank, dosador, mangueiras BalFlex, niples, manta térmica, bicos de 80lb/s, módulo injeção programável (caso for montar injeção), flauta, velas de 9 graus, cabos de vela silicone, retorno de óleo para turbina, Sonda Lambda e uma WideBand, Bobina, e dependendo da preparação várias outras peças.
E se quiser injeção, já monta ele injetado. Não monte carburado para depois montar injetado, porque muitas das peças de Kit Turbo carburado não dá certo em carro com motor injetado.
E aí você vai ter que trocar muita coisa.
Sem contar que vai ter que acertar duas vezes, primeiro com motor carburado, e depois que montar injeção.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
Entendi amigos. Agradeço desde já pelo empenho em me ajudar.
Ainda me restam algumas duvidas a respeito:
Com o pistão Metal Leve, e bielas originais, poderei usar quanto de pressão sem correr risco? Comprar pistão e biela forjada vocês recomendam qual marca?
Sobre a turbina, uma .50 não cairia melhor no projeto? Visando 250 cv, dizem que a .42/48 aguenta até 200 cv, o" pega" dela acaba nos 5.000 giros. Caso a .50 ou a .42/48 for a melhor escolha de fato, qual marca vocês tem maior confiança? Andei procurando e vi um leque de opções: ZR, Master Power, BorgWarner, Biagio, etc.
Comando, usaria o mesmo do 1.6? Procurei um 49G na internet mas foi difícil de encontrar
E uma duvida que tenho muito em mente. Meu GOL é GL, porém o painel não é satélite, é o comum do CL mesmo. Queria preservar bastante o original do interior de veiculo em questão de furação etc, teria algum ponto especifico, ou algo que possa fazer pra instalar os manômetros de óleo, gasolina, turbo, conta giros e o 3 steep? Pensei até mesmo em colocar o console do satélite por visto de ser maior e ter mais opções de local, mas não sei se daria certo.
Agradeço desde já a vocês brothers, peço desculpa a tantas duvidas novamente.
Ainda me restam algumas duvidas a respeito:
Com o pistão Metal Leve, e bielas originais, poderei usar quanto de pressão sem correr risco? Comprar pistão e biela forjada vocês recomendam qual marca?
Sobre a turbina, uma .50 não cairia melhor no projeto? Visando 250 cv, dizem que a .42/48 aguenta até 200 cv, o" pega" dela acaba nos 5.000 giros. Caso a .50 ou a .42/48 for a melhor escolha de fato, qual marca vocês tem maior confiança? Andei procurando e vi um leque de opções: ZR, Master Power, BorgWarner, Biagio, etc.
Comando, usaria o mesmo do 1.6? Procurei um 49G na internet mas foi difícil de encontrar
E uma duvida que tenho muito em mente. Meu GOL é GL, porém o painel não é satélite, é o comum do CL mesmo. Queria preservar bastante o original do interior de veiculo em questão de furação etc, teria algum ponto especifico, ou algo que possa fazer pra instalar os manômetros de óleo, gasolina, turbo, conta giros e o 3 steep? Pensei até mesmo em colocar o console do satélite por visto de ser maior e ter mais opções de local, mas não sei se daria certo.
Agradeço desde já a vocês brothers, peço desculpa a tantas duvidas novamente.
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Até 1,8 Bar de pressão vai de boa, aguenta até uns 300cv.LPTurb escreveu:Com o pistão Metal Leve, e bielas originais, poderei usar quanto de pressão sem correr risco?
Tem cara que coloca 2,0Bar, e até mais com motor com pistão e biela original... mas não é recomendado.
IASA, IAPEL, AFP, são excelentes.LPTurb escreveu:Comprar pistão e biela forjada vocês recomendam qual marca?
POWERTECH é muito ruim, corra deles.
Não man... .42/48 atende muito bem, e aguenta cavalaria bem maior que 200cv.LPTurb escreveu:Sobre a turbina, uma .50 não cairia melhor no projeto? Visando 250 cv, dizem que a .42/48 aguenta até 200 cv, o" pega" dela acaba nos 5.000 giros. Caso a .50 ou a .42/48 for a melhor escolha de fato, qual marca vocês tem maior confiança? Andei procurando e vi um leque de opções: ZR, Master Power, BorgWarner, Biagio, etc.
Pode sim usar o comando ZBA (original do AP 1.6).LPTurb escreveu:Comando, usaria o mesmo do 1.6? Procurei um 49G na internet mas foi difícil de encontrar
Console de GL não serve no CL.LPTurb escreveu:E uma duvida que tenho muito em mente. Meu GOL é GL, porém o painel não é satélite, é o comum do CL mesmo. Queria preservar bastante o original do interior de veiculo em questão de furação etc, teria algum ponto especifico, ou algo que possa fazer pra instalar os manômetros de óleo, gasolina, turbo, conta giros e o 3 steep? Pensei até mesmo em colocar o console do satélite por visto de ser maior e ter mais opções de local, mas não sei se daria certo.
Pra colocar os manômetros, pode colocar ali abaixo do som, fixados lá.
O 3Step você coloca em baixo no console.
Estaremos sempre dispostos a ajudar !LPTurb escreveu:Agradeço desde já a vocês brothers, peço desculpa a tantas duvidas novamente.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- bleidao
- SUPORTE
- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Gosto do motor 1.6 AP turbo. Ele, se bem preparado, é um motor girador. Fica muito bom!
Inicialmente eu me preocuparia em destaxar o motor e com o que você quer como resultado final.
Inicialmente eu me preocuparia em destaxar o motor e com o que você quer como resultado final.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- Mr.Camilotti
- Membro
- Carro: gol 1988
Galera blz,
tenho um turbão aqui em Sorocaba 88 ap 1.6 rodando com super.50x48, comando 0.27, cambio saveiro g3 escalonado, com 2e. O carro anda gostoso e acelera bunito, a .50 empurra ate o 3step cortar giro em 6.200 rpm, junto com o cambio escalonado o carro rende bem.
Rodo atualmente com 1.2bar, e estou pensando em colocar bielas da audi turbo que o pessoal fala que aguenta ate uns 350cv, com parafusos forjados, e meter um joguinho de pistão forjado se der juntamente com pinos tb forjado pra poder subir a potencia pra 1.8bar sera que fica bom?
Alguem usa, ou conhece alguem que usa essas bielas audi pra poder dar mais informação?
tenho um turbão aqui em Sorocaba 88 ap 1.6 rodando com super.50x48, comando 0.27, cambio saveiro g3 escalonado, com 2e. O carro anda gostoso e acelera bunito, a .50 empurra ate o 3step cortar giro em 6.200 rpm, junto com o cambio escalonado o carro rende bem.
Rodo atualmente com 1.2bar, e estou pensando em colocar bielas da audi turbo que o pessoal fala que aguenta ate uns 350cv, com parafusos forjados, e meter um joguinho de pistão forjado se der juntamente com pinos tb forjado pra poder subir a potencia pra 1.8bar sera que fica bom?
Alguem usa, ou conhece alguem que usa essas bielas audi pra poder dar mais informação?
Mr.Camilotti
- bleidao
- SUPORTE
- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Fica ótimo! Você consegue até mais de 1.8bar.Mr.Camilotti escreveu:Galera blz,
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571