[DÚVIDA] modificações elétrica

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Guhfernandes
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Jan 2018, 23:19
Carro: Gol 1.8 ap

[DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por Guhfernandes »

Olá pessoal sou novo na área de quadrados, mas desdesde pequeno tive paixão, bom comprei um gol ap 1.8 88 alcool tem um mês, o cabeçote está rebaixado com biela de bronzina, comando 49, agora quero fazer a parte elétrica pois já está bem ruim, estou pensando em colocar a bobina do m.i, velas iridium grau 8, bobina do m.i, porém estou com uma dúvida no distribuidor, vou postar aqui todos os itens que pretendo comprar e me digam se devo comprar esses mesmos ou devo mudar alguma coisa.


Distribuidor

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 087243-_JM


Bobina
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -20-mi-_JM


Velas
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... pr8eix-_JM

Cabos de vela
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... l-10mm-_JM
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por Rodox »

Olá,

Se você for colocar a bobina MI terá que colocar obrigatoriamente o módulo de ignição do motor AP MI, pois senão a voltagem maior da bobina MI queimará ou diminuirá a vida útil do seu módulo de ignição original ou acaretará panes aleatórias... tipo o carro quando está quente e começa a morrer ou falhar do nada... etc

Já tiveram diversos casos de panes em condições aleatórias aqui no forum devido a superaquecimento do módulo de ignição original dos carros devido a bobina MI ter voltagem incompatível com ele.

Abraço,
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
david barreto ruiz da silva
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Jul 2016, 10:55
Carro: GOL GTS 1990

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por david barreto ruiz da silva »

Rodox escreveu:Olá,

Se você for colocar a bobina MI terá que colocar obrigatoriamente o módulo de ignição do motor AP MI, pois senão a voltagem maior da bobina MI queimará ou diminuirá a vida útil do seu módulo de ignição original ou acaretará panes aleatórias... tipo o carro quando está quente e começa a morrer ou falhar do nada... etc

Abraço,

Rodox, então se eu colocar injeção mi no meu gol quadrado vou ter que colocar a bobina MI tbm???/
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por Rodox »

david barreto ruiz da silva escreveu:
Rodox escreveu:Olá,

Se você for colocar a bobina MI terá que colocar obrigatoriamente o módulo de ignição do motor AP MI, pois senão a voltagem maior da bobina MI queimará ou diminuirá a vida útil do seu módulo de ignição original ou acaretará panes aleatórias... tipo o carro quando está quente e começa a morrer ou falhar do nada... etc

Abraço,

Rodox, então se eu colocar injeção mi no meu gol quadrado vou ter que colocar a bobina MI tbm???/
Não sei dizer...

Para não ter erro faça igual como é de fábrica... mas dizem que tem conversões de carburado para injetado a que é melhor é a AP MI pois cai como luva e é a original da VW, mas isso quem sabe é quem faz ou fez conversão de carburado para injetado. Tem gente que coloca injeção mais cara como FullTec e tal... e ela é melhor ainda que a AP MI VW.
Editado pela última vez por Rodox em 30 Jan 2018, 10:46, em um total de 1 vez.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
david barreto ruiz da silva
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Jul 2016, 10:55
Carro: GOL GTS 1990

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por david barreto ruiz da silva »

Rodox escreveu:
david barreto ruiz da silva escreveu:
Rodox escreveu:Olá,



Exatamente!


Então vou providenciar a bobina MI, valeu...
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por Rodox »

david barreto ruiz da silva escreveu:

Então vou providenciar a bobina MI, valeu...

Corrigindo o texto:

Não sei dizer...

Para não ter erro faça igual como é de fábrica... mas dizem que tem conversões de carburado para injetado a que é melhor é a AP MI pois cai como luva e é a original da VW, mas isso quem sabe é quem faz ou fez conversão de carburado para injetado. Tem gente que coloca injeção mais cara como FullTec e tal... e ela é melhor ainda que a AP MI VW.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
david barreto ruiz da silva
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Jul 2016, 10:55
Carro: GOL GTS 1990

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por david barreto ruiz da silva »

Rodox escreveu:
david barreto ruiz da silva escreveu:
Não sei dizer...

Para não ter erro faça igual como é de fábrica... mas dizem que tem conversões de carburado para injetado a que é melhor é a AP MI pois cai como luva e é a original da VW, mas isso quem sabe é quem faz ou fez conversão de carburado para injetado. Tem gente que coloca injeção mais cara como FullTec e tal... e ela é melhor ainda que a AP MI VW.

Entendi, meu modulo é original MI 1.8 mesmo, vou atras da bobina MI então, alguma dica de modelo especifico ???? e que ajude a melhorar o desempenho do carro tbm.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por Rodox »

david barreto ruiz da silva escreveu:

Entendi, meu modulo é original MI 1.8 mesmo, vou atras da bobina MI então, alguma dica de modelo especifico ???? e que ajude a melhorar o desempenho do carro tbm.
Se seu motor é o 1.8AP então na minha opinião a bobina MI para o seu carro tem que ser compatível com o motor 1.8AP, pois vai que a do 2.0 AP MI tem maior voltagem, então não sabemos se isso pode estragar o módulo de iginição MI 1.8 AP do seu carro.

E por fim coloque velas de Iridium da NGK ou as de platina NGK G-Power. Meu carro é carburado e usa a G-Power e com ela a minha marcha-lenta ficou muito estável e a partida a frio em dias frios mais fácil.

Eu fiz até vídeos no Youbube dessa vela, veja eles no tópico abaixo:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... Power+vela
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Guhfernandes
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Jan 2018, 23:19
Carro: Gol 1.8 ap

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por Guhfernandes »

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -pinos-_JM

Vou comprar esse kit então, vi o pessoal nos comentários elogiando o kit vamos experimentar
david barreto ruiz da silva
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Jul 2016, 10:55
Carro: GOL GTS 1990

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por david barreto ruiz da silva »

Rodox escreveu:
david barreto ruiz da silva escreveu:

Entendi, meu modulo é original MI 1.8 mesmo, vou atras da bobina MI então, alguma dica de modelo especifico ???? e que ajude a melhorar o desempenho do carro tbm.
Se seu motor é o 1.8AP então na minha opinião a bobina MI para o seu carro tem que ser compatível com o motor 1.8AP, pois vai que a do 2.0 AP MI tem maior voltagem, então não sabemos se isso pode estragar o módulo de iginição MI 1.8 AP do seu carro.

E por fim coloque velas de Iridium da NGK ou as de platina NGK G-Power. Meu carro é carburado e usa a G-Power e com ela a minha marcha-lenta ficou muito estável e a partida a frio em dias frios mais fácil.

Eu fiz até vídeos no Youbube dessa vela, veja eles no tópico abaixo:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... Power+vela



valeu, vou olhar tudo.
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por Rodox »

david barreto ruiz da silva escreveu:
Rodox escreveu:
david barreto ruiz da silva escreveu:

Entendi, meu modulo é original MI 1.8 mesmo, vou atras da bobina MI então, alguma dica de modelo especifico ???? e que ajude a melhorar o desempenho do carro tbm.
Se seu motor é o 1.8AP então na minha opinião a bobina MI para o seu carro tem que ser compatível com o motor 1.8AP, pois vai que a do 2.0 AP MI tem maior voltagem, então não sabemos se isso pode estragar o módulo de iginição MI 1.8 AP do seu carro.

E por fim coloque velas de Iridium da NGK ou as de platina NGK G-Power. Meu carro é carburado e usa a G-Power e com ela a minha marcha-lenta ficou muito estável e a partida a frio em dias frios mais fácil.

Eu fiz até vídeos no Youbube dessa vela, veja eles no tópico abaixo:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... Power+vela



valeu, vou olhar tudo.
Disponha!
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por João Victor AP »

Guhfernandes escreveu:Olá pessoal sou novo na área de quadrados, mas desdesde pequeno tive paixão, bom comprei um gol ap 1.8 88 alcool tem um mês, o cabeçote está rebaixado com biela de bronzina, comando 49, agora quero fazer a parte elétrica pois já está bem ruim, estou pensando em colocar a bobina do m.i, velas iridium grau 8, bobina do m.i, porém estou com uma dúvida no distribuidor, vou postar aqui todos os itens que pretendo comprar e me digam se devo comprar esses mesmos ou devo mudar alguma coisa.


Distribuidor

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 087243-_JM


Bobina
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -20-mi-_JM


Velas
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... pr8eix-_JM

Cabos de vela
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... l-10mm-_JM
Está errado essa ideia de vela grau 8 aí amigo !
Você de primeiro instante, pensou que usando ela traria algum benefício ? Alguém te falou isso ? Errado !
O grau da vela é de acordo com a taxa de compressão, um motor AP a Gasolina usa vela grau 5, um AP a Álcool usa vela grau 6, se o motor for original, ou com preparação leve, é isso e pronto.
Se colocar uma vela mais fria que a pedida do motor, o motor falha muito em alta. E se colocar uma vela mais quente que a necessária o motor fica com funcionamento na lenta, em arrancadas, e andando de boa.

Motor Turbo, geralmente usam velas de grau 7, 8 ou 9 por necessidade dependendo da pressão, e não por escolha. Motor Turbo tem que ter taxa de compressão estática baixa, mas a taxa dinâmica do motor aumenta muito no momento que a turbina começa a encher, por isso necessita de vela mais fria que a original.
Motor Aspirado, já usam velas mais frias por causa da taxa estática deles serem mais altas, quanto mais alta, mais fria deve ser a vela. Aspirados é feito só calculo da taxa estática, isso porque eles não tem turbina para multiplicar a pressão nos cilindros.
E tudo deve ser bem estudado e testado, usar primeiro uma vela um pouco mais fria e ir subindo de acordo com a necessidade, e não colocar a vela que achar mais bonita e rosquear ela no furo do cabeçote.

Se você quer usar Bobina do Mi, seu módulo tem que ser original Bosch, se for paralelo ele queima.
Se você ligar a Bobina Mi no módulo, e o mesmo esquentar muito, a ponto de quase queimar a mão, então pode voltar a bobina latinha, o módulo não aguentou.
A maioria dos módulos Bosch's de 6 pinos aguentam a Bobina Mi... já outros queimam por estarem muito ruins.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por João Victor AP »

Rodox escreveu: Se seu motor é o 1.8AP então na minha opinião a bobina MI para o seu carro tem que ser compatível com o motor 1.8AP, pois vai que a do 2.0 AP MI tem maior voltagem, então não sabemos se isso pode estragar o módulo de iginição MI 1.8 AP do seu carro.

E por fim coloque velas de Iridium da NGK ou as de platina NGK G-Power. Meu carro é carburado e usa a G-Power e com ela a minha marcha-lenta ficou muito estável e a partida a frio em dias frios mais fácil.

Eu fiz até vídeos no Youbube dessa vela, veja eles no tópico abaixo:

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... Power+vela
Boa noite Rodox !
Então man... Bobinas para AP 1.6 / 1.8 / 2.0 é a mesma. :good:
A correta é a Mi de 2 pinos, ela serve na linha AP em geral.

Tem aquela bobina Mi de 3 pinos, mas ela é para Gol e Parati 1.0 com motor AT a partir de 99, e Kombi 1.6 refrigerada a Ar.
Galera também usa em carros com injeção programável, isso porque ela tem o módulo de ignição em cima da própria bobina.
Maaaasss... a de 3 pinos não serve em motores AP com injeção original da Volkswagen.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por João Victor AP »

david barreto ruiz da silva escreveu:Rodox, então se eu colocar injeção mi no meu gol quadrado vou ter que colocar a bobina MI tbm???/
Se for montar injeção eletrônica eu recomendo já fazer o upgrade para a bonina Mi 2 pinos.
A voltagem dela é bem maior do que as bobinas asfálticas (latinhas).
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 3685
Registrado em: 01 Abr 2014, 10:40
Carro: vendi

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por Rodox »

João Victor AP escreveu: Boa noite Rodox !
Então man... Bobinas para AP 1.6 / 1.8 / 2.0 é a mesma. :good:
A correta é a Mi de 2 pinos, ela serve na linha AP em geral.

Tem aquela bobina Mi de 3 pinos, mas ela é para Gol e Parati 1.0 com motor AT a partir de 99, e Kombi 1.6 refrigerada a Ar.
Galera também usa em carros com injeção programável, isso porque ela tem o módulo de ignição em cima da própria bobina.
Maaaasss... a de 3 pinos não serve em motores AP com injeção original da Volkswagen.
Boa noite, João!

Eu estava desconfiado que era a mesma mas não tinha certeza.

Valeu! :good:
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
david barreto ruiz da silva
Membro
Membro
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Jul 2016, 10:55
Carro: GOL GTS 1990

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por david barreto ruiz da silva »

João Victor AP escreveu:
david barreto ruiz da silva escreveu:Rodox, então se eu colocar injeção mi no meu gol quadrado vou ter que colocar a bobina MI tbm???/
Se for montar injeção eletrônica eu recomendo já fazer o upgrade para a bonina Mi 2 pinos.
A voltagem dela é bem maior do que as bobinas asfálticas (latinhas).


Blz, vou olhar seu meu modolo é orignal BOSCH, se for vou atras da bobina mi mesmo de 2 pinos.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por bleidao »

Amigo... estou um tanto atrasado aqui no tópico...

Mas o módulo original aceita sim a bobina MI.

Vamos melhorar essas marcas aí...

Para quê distribuidor com sensor Hall?

O seu distribuidor está com problemas?

Vamos às marcas...

Bobina MI 2P BOSCH
Distribuidor com avanço BOSCH
Rotor do Distribuidor BOSCH
Velas de ignição NGK
Cabos de velas NGK

Quaisquer dúvidas, estou aqui à disposição para de alguma forma tentar ajudar.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: [DÚVIDA] modificações elétrica

Mensagem por bleidao »

Agora... se for montar injeção eletrônica a coisa muda.
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”