stevefoi escreveu:Fala rapazeada!
Estou com algumas dúvidas sobre coletores de admissão, sou leigo no assunto.
E vi que tem uma certa carência de posts sobre o assunto aqui no fórum. Vou enumerar minhas dúvidas para que fique mais fácil pra vocês responderem.
1) Gostaria de saber se os coletores de admissão só existem em injetados?
Não, essa peça que liga o carburador do seu GTS até o cabeçote é um coletor de admissão.
Independente se o motor é carburado ou injetado, ele sempre terá um coletor de admissão.
stevefoi escreveu:2) Também gostaria que partilhassem seus conhecimentos sobre quais existem no mercado, suas vantagens, desvantagens, características, quais dão mais performance, quais dão um melhor consumo.
Para motores AP :
Tem os coletores de admissão para carburadores, cada carburador usa um coletor de admissão diferente.
Tem os coletores de admissão para injeções monoponto.
Coletor de admissão EFi, para usar com a Injeção Le-Jetronic, ou com injeções programáveis.
Coletor de admissão Mi, para usar com a Injeção Mi, ou com injeções programáveis.
Coletor de admissão tipo Throttle Body que são borboletas individuais, motor com coletor assim só é gerenciado por injeções programáveis.
Coletor de admissão da Kombi AP Diesel, usada em motores AP a Gasolina e Álcool mesmo, só que é colocada uma borboleta no coletor, motor AP com coletor desse modelo só é gerenciado por injeções programáveis.
Coletores de admissão para carros Turbo de arrancada, como os FuelTech.
stevefoi escreveu:3) Vi que alguns possuem corpo que de borboletas... pra que serve? Qual o diferencial disso?
4) Throttle body? Esse me despertou muita atenção pela beleza estética. Qual o diferencial desse coletor?
Todo coletor de admissão de motor injetado deve ter uma borboleta para entrada de ar. Já em carburados a borboleta já é no carburador.
No caso das Throttle Body, são borboletas individuais, imitando os carburadores Weber IDF ou DCOE, assim o motor respira de forma melhor, mas seu uso é mais voltado para pistas, pois, como o vácuo produzido no coletor é baixo, o freio fica menos eficiente, e deve-se usar sistemas de freio diferente.
stevefoi escreveu:5) Existe algum tipo de coletor ideal para cada tipo de projeto (turbo ou aspirado)?
Se for um coletor de admissão para carburador, o motor pode ser original, turbo ou aspirado. Ele pode ser Turbo sim, mas desde que use apenas um carburador e com uma mufla (não existe coletor original Volks para dois carburadores, o único coletor desse tipo que tenho conhecimento é o coletor para se usar duas Weber's IDF ou DCOE, e
coletores de admissão que tem a disposição para usarem mais de um carburador são usados apenas em motores aspirados).
Coletores de admissão para uso com injeção monoponto, o motor pode ser original, turbo ou aspirado.
Se for coletores de admissão usados em motores voltados para uso com injeção eletrônica, o motor pode ser original, turbo ou aspirado.
Se for coletor de admissão Throttle Body, o uso dela é apenas em motores Aspirados.
E no coletor de admissão da Kombi Diesel, seu uso é voltado para carros com motores aspirados
Motor original também é aspirado... mas na lista acima quando escrevi "aspirado" me referi aos motores
Aspirados Preparados, com o uso voltado para performance.