[CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

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kadroyys
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[CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por kadroyys »

Boa noite galera, sou novo por aqui e estou meio perdido, comprei meu quadrado as uns 2 meses, carro é 1.8, 1993, carro lindo, só que ta gastando muito. Ele veio no lugar do catalisador um cano soldado, e uma descarga direta, me falaram aqui que poderia ser isso, troquei e de nada adiantou, pedi um mecânico pra dar revisão nele pra mim e ficou mesma coisa, leve numa oficina especializada em carburação e melhorou o funcionamento do carro, mais consumo na cidade ainda é alto, o que mais poderia ser ? O carburador é Solex da Brosol, semi-eletrônico. Existe alguma boma no tanque que manda gasolina pro carburar do que possa ta com defeito ? Me falaram que podia ser, mais como sou novato nessa areá não sei mais que olhar, valeu a atenção desde já galera
Rodox
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por Rodox »

Olá,

Ele é a gasolina ou a álcool? Quantos km/litro ele faz na cidade?

O meu é um gol 1.8AP ano 90 gasolina Brosol 2E e fazia 8 km/litro na cidade no horário de trânsito bom (21 às 23 hs) aqui em São Paulo-SP.

Agora só uso na estrada e cheguei a 15 km / litro andando bem de boa... na Rodovia Raposo Tavares. Na Ayrton Senna fiz uns 13,5 km/litro a 100 km / h.
Editado pela última vez por Rodox em 19 Abr 2018, 15:43, em um total de 1 vez.
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kadroyys
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por kadroyys »

Meu carro é a gasolina, e ele tá fazendo 6,4 e eu coloco a melhor gasolina da cidade, ao menos é o que povo comenta aqui, vou mandar pra revisar carburador denovo, pois está na garantia, o antigo dono disse que o carro dava 9 km cidade e 13 rodovia, queria ao menos chegar nos 8 na cidade, algum conselho o que olho ?
Eduardo V.
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por Eduardo V. »

Meu GTS ta fazendo na média de 6, 7km/l na gasolina, com um 2e zero, na cidade isso.
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por Rodox »

kadroyys escreveu:Meu carro é a gasolina, e ele tá fazendo 6,4 e eu coloco a melhor gasolina da cidade, ao menos é o que povo comenta aqui, vou mandar pra revisar carburador denovo, pois está na garantia, o antigo dono disse que o carro dava 9 km cidade e 13 rodovia, queria ao menos chegar nos 8 na cidade, algum conselho o que olho ?
Como o consumo do seu carro não melhorou muito indo ao mecânico especializado em carburação na minha opinião ou o especialista em carburação não é bom ou seu pé está meio pesado ou o problema não é a carburação... podendo ser outra coisa como por exemplo: sistema de ignição, motor com baixa compressão nos cilindros e etc.

Aqui em São Paulo-SP tem o Giba Carburadores... eu levo o meu lá. Ela é de 3 irmãos e fabrica peças para carburadores que não existem mais. Eles recebem muitos carburadores para concertar e regular de outros estados, pois está cada vez mais escassa a mão de obra de qualidade especializada em carburadores. Então você poderia mandar o seu carburador para eles via correio quando terminar a greve dos Correios. A Giba Carburadores saíu até na revista Auto Esporte:

http://revistaautoesporte.globo.com/Not ... -anos.html

O sistema de ignição estar em ordem... velas novas (troque a cada 20.000 km), rotor do distribuidor em ordem, tampa do distribuidor em ordem e cabos de vela em ordem.

Quanto a compressão dos cilindros ela deve estar de acordo com o especificado, caso contrário o motor perde potência e consome mais combustível. Já teve casos aqui que a pessoa mexia em tudo e não adiantava e quando foi ver era a compressão nos cilindros o problema. Veja no link abaixo o tópico sobre teste de compressão dos cilindros:

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... ess%C3%A3o

Para dirigir economicamente troque as marcha em giros baixos nas retas e descidas. No manual do meu Gol GL 1.8AP 90 vem a seguinte recomendação de troca de marchas para economia de combustível (válida para Gol motor 1.6 CHT e 1.8AP GL):

- 1a para 2a marcha - 20 km/h;
- 2a para 3a marcha - 35 km/h;
- 3a para 4a marcha - 45 km/h;
- 4a para 5a marcha - 55 km/h.

Já na estrada procure não passar do limite regulamentado, pois quanto maior a velocidade maior é o consumo. Eu uma vez sozinho fiz de São Paulo-SP a Ibiuna em 1 hora e a volta de Ibiuna a São Paulo-SP em 1 hora também, gastei meio tanque. Sendo que andando de boa faço o trecho em 1 hora e 30 minutos e gasto apenas uns 12 litros, ou seja, correndo gastei o dobro de combustível.

Por fim para saber a verdadeira qualidade da gasolina que você abastece teste você mesmo a gasolina do seu tanque... veja como é fácil fazer isso no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=0aRRhE_AFyc&t=164s

Abraços,
Rodox

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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por bleidao »

Acho que pode ser o pé... tem que maneirar, porque se pisar, anda... mas bebe excessivamente!
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por kadroyys »

Levei o carro pro especialista, e diz ele que a carburação tá boa, e ele disse que ta com o giguele menor, que se diminuir carro vai falhar, sou do interior de minas, aqui não ta mais ninguém especialista em carburação, vou tentar as outras opções, se não vou ter que enviar meu carburador pra fora.
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por bleidao »

olha aí... o Giclê abaixo da tabela também deixa gastão.

O correto é deixar de acordo com a tabela. Há mecânicos que acham que estão fazendo economizar mas estão fazendo gastar mais, na verdade.
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:olha aí... o Giclê abaixo da tabela também deixa gastão.

O correto é deixar de acordo com a tabela. Há mecânicos que acham que estão fazendo economizar mas estão fazendo gastar mais, na verdade.
O que mais se vê por aí é carburador com giclês menores... e isso é errado mesmo !
Pensam que o motor vai ficar mais econômico, mas fica é mais bebedor.
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por bleidao »

Já vi maluco adaptar um "SOLECÃO" de Fusca achando que ficaria econômico. kkkkkkkkkk

Vai nas ideias de mecânicos...
RobertoJr
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por RobertoJr »

Olá amigo,

Tenho um GTS 1993 e o meu faz 6 km/l na cidade, mesmo se não passar de 3000 rpm, pisando com vontade ele faz uns 5,5 km/l.
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por bleidao »

RobertoJr escreveu:Olá amigo,

Tenho um GTS 1993 e o meu faz 6 km/l na cidade, mesmo se não passar de 3000 rpm, pisando com vontade ele faz uns 5,5 km/l.
Tem que mexer no carburador. Tem também que olhar a qualidade do combustível utilizado.
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por Rodox »

RobertoJr escreveu:Olá amigo,

Tenho um GTS 1993 e o meu faz 6 km/l na cidade, mesmo se não passar de 3000 rpm, pisando com vontade ele faz uns 5,5 km/l.
Além do que o Bleidão disse são os seguintes fatores que alteram o consumo:
- compressão dos cilindros ruim;
- sistema de ignição (velas gastas , cabos de vela gastos, etc);
- sistema de alimentação (carburador mal regulado ou sujo, filtro de combustível sujo);
- filtro de ar sujo;
- catalizador entupido;
- intensidade do trânsito da sua cidade... aqui em São Paulo/SP eu levava 1 hora e 15 minutos para ir do trabalho para casa (distância de 15 km).
- pé de chumbo :crazy: :crazy: :crazy: :crazy:


Para o carro ser econômico procure não passar de 2.500 rpm e nunca ande abaixo de 1.500 rpm, pois isso força o motor e gasta mais combustível.
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por meison »

Meu gol 1846cc Turbo ta dando entre 7-9km/litro na cidade na gasolina, e acho que daqui a pouco depois de deixar ele bem liso talvez chegue ate 10km/litro, ainda nao fui para a estrada

Se o combustivel nao e batizado e importante, mas mesmo assim vai tudo no andar. Mesmo andando por embaixo dos 2500 (eu vou ate 3000rpm geralmente tem vez que mais) o importante e nao fazer movimentos grandes do acelerador, se voce vem a 3000rpm e ve de lonje que tem que ir desacelerando porque tem transito, nao solte o acelerador de vez ou breque encima do transito, vai soltando devagarzinho e tenta chegar la e continuar andando na velocidad mas baixa que o transito tem, o problema eu acho e esses cambios bruscos, se voce da uma acelerada e solta, dai segura, e solta de novo, dai solta e acelera para retomar... dai o combustivel e engolido pelo carro e nao aproveitado!!
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por Rodox »

meison escreveu:Meu gol 1846cc Turbo ta dando entre 7-9km/litro na cidade na gasolina, e acho que daqui a pouco depois de deixar ele bem liso talvez chegue ate 10km/litro, ainda nao fui para a estrada

Se o combustivel nao e batizado e importante, mas mesmo assim vai tudo no andar. Mesmo andando por embaixo dos 2500 (eu vou ate 3000rpm geralmente tem vez que mais) o importante e nao fazer movimentos grandes do acelerador, se voce vem a 3000rpm e ve de lonje que tem que ir desacelerando porque tem transito, nao solte o acelerador de vez ou breque encima do transito, vai soltando devagarzinho e tenta chegar la e continuar andando na velocidad mas baixa que o transito tem, o problema eu acho e esses cambios bruscos, se voce da uma acelerada e solta, dai segura, e solta de novo, dai solta e acelera para retomar... dai o combustivel e engolido pelo carro e nao aproveitado!!
Pois é... eu na cidade ando na maciota.... troco conforme descrevi na velocidades indicadas no manual do meu Gol 90 1.8AP gasolina:

- 1a para 2a marcha - 20 km/h;
- 2a para 3a marcha - 35 km/h;
- 3a para 4a marcha - 45 km/h;
- 4a para 5a marcha - 55 km/h.

Porém na estrada eu piso um pouco mais...

- 1a para 2a marcha - 25 km/h;
- 2a para 3a marcha - 40 km/h;
- 3a para 4a marcha - 60 km/h;
- 4a para 5a marcha - 70 km/h.

Para saber o giro de cada marcha no meu carro eu vejo a tabela abaixo, pois não tenho conta-giros ainda... então eu construí essa tabela para o meu carro. Nela se entra com os dados do veículo, a saber:
- relação de marchas;
- relação do diferencial;
- medidas do pneu, por exemplo 175/70-R13, 185/60-R14...

E fiz ela de tal maneira que ela pode ser aplicada a qualquer carro, pois basta alterar os referidos dados do carro.


Imagem


Não é difícil fazer essa leitura... por exemplo:

70 km/h em 3a marcha são 3.000 rpm, e quando se engrena a 4a marcha nessa mesma velocidade o giro cai para 2.250 rpm. E ainda se eu por a 5a marcha a 70 km/h o giro cai mais ainda para apenas 1.750 rpm.


Quem tiver interesse em ter essa tabela, me passe qual é o seu e-mail que eu envio o arquivo da referida tabela.

Abraços,



Notas:

1)

Esta Tabela é teórica, fisicamente só é possível atingir a velocidade máxima na rotação de potência máxima, devidamente especificada no Manual do Proprietário, que neste caso é um Gol 1.8 AP a gasolina, que oferece 95 cv de potência máxima a 5.400 rpm, atingindo 167 km/h em 4ª marcha a 5.412 rpm, e 164 km/h em 5ª marcha a 4.347 rpm, conforme Manual do Proprietário do Gol 1.8 AP - ano 1990 - a Gasolina - na página 23;


2)

Tem um pouco de diferença na velocidade final de cada marcha, pois no Manual do Proprietário diz que em 1ª marcha a 6.100 rpm a velocidade é de 46 km/h, sendo que a Tabela informa 47 km/h (uma diferença de 1 km/h ou 3,00%).

Em 2ª marcha o Manual do Proprietário diz que são 87 km/h a 6.100 km/h (direfença de 3 km/h ou 3,00%). Em 3ª marcha o Manual do Proprietário diz ser 138 km/h a 6.100 rpm (direrença de 5 km/h ou 3,00%). Em 4ª marcha o Manual do Proprietário diz ser 167 km/h a 5.412 rpm (diferença de 5 km/h ou 3,00%).

Por fim, 5ª marcha o Manual do Proprietário diz 164 km/h a 4.347 rpm (diferença de 5 km/h ou 3,00%). Mas é um erro de apenas 3,00%, o que torna a muito confiável. Não sei quem tá errado, se é a Tabela ou o Manual do Proprietário! Mas a Tabela é matemática pura, veja a fórmula. A fórmula leva em consideração o diâmetro do pneu e consequentemente o perímetro do pneu, e também relações de marcha e diferencial;


3)

Se você alterar os pneus do seu carro de seus originais 175/70-R13" para 14" ou 15" a Tabela vai dizer que o seu carro vai correr mais, mas na realidade ele só vai chegar no máximo de velocidade com o pneu original de fábrica (no meu caso 175/70 R13"). Pois é a lei da física, é a potência que dá a velocidade final. Se quer aumentar a velocidade final, turbine o carro.

E ainda causa erro no velocimetro quando muda de roda 13 polegadas para 14 ou 15 polegadas, pois muda o diâmetro do pneu e o perímetro do pneu. Agora o pneu 185/60-R14" (roda 14 pol.), tem o diâmetro de pneu praticamente igual do pneu 175/70-R13" (diâmetro 575,20 mm é o pneu 175/70-R13" e 577,60 é o diâmetro do 185/60-R14", ou seja não causa erro nenhum no velocímetro alteração de roda/pneu de 175/70-R13" para 185/60-R14";


4)

De posse do Manual do Proprietário, altere nas tabelas abaixo pneu, roda e relações de marcha e diferencial;


5)

O que eu coloquei em amarelo na Tabela são as velocidades que são impossíveis de chegar com o motor original de fábrica. Agora com turbina vai a 237 km/h a 6.100 rpm.


6)

Para quem não gosta de andar economizando combustível, pois prefere andar rápido, então nunca passe da rotação de potência máxima e nem fique abaixo da de torque máximo, pois rotação acima da potência máxima diminui a vida útil, gasta gasosa e perde tempo na 1ª, 2ª e 3ª marchas, e abaixo da rotação de torque máximo na subida você vai perder torque e consequentemente velocidade.


7)

Para o Gol 1.8 AP e o 1.6 CHT ano 1990 conforme especifica o Manual do Proprietário, as trocas de marcha para economia de combustível são as mesmas: engatar a 2ª marcha a 25 km/h; 3ª a 35 km/h; 4ª a 45 km/h; 5ª a 55 km/h.

O Gol 1.8 AP ano 1990 à gasolina tem 95 cv a 5.400 rpm e Torque Máximo de 152,5 (N.m) a 3.200 rpm.


8.)

Nunca ande abaixo das velocidades recomendadas no Manual do Proprietário, pois além de não economizar gasolina, vai forçar o motor e diminuir a vida útil;


9)

Se quiser pode escrever a RPM que quiser na Tabela que ela vai converter em km/h, pois 167 km/h seria a 5.250 rpm na Tabela e no Manual do Proprietário seria 5.412 rpm;


10)

- O Gol 1.6 CHT ano 1990 a Gasolina ou o a Álcool as relações de marcha são: 1ª. 3,45; 2ª. 1,94; 3ª. 1,29; 4ª. 0,91; 5ª. 0,73. Diferencial: 4,11.

- O Gol 1.8 AP ano 1990 as relações de marcha são: 1ª. 3,45; 2ª. 1,79; 3ª. 1,13; 4ª. 0,83; 5ª. 0,68. Diferencial: 4,11.


11)

Fórmula:

km/h = n*p*3,6/(1000*60*r*d)

Onde:
n = rpm;
p=perímetro do pneu (mm);
r = relação da marcha;
d = relação do diferencial.


*185/60-R14 - diâmetro: 577,6 mm - perímetro: 1814,6 mm
*175/70-R13 - diâmetro: 575,2 mm - perímetro: 1807,0 mm
Editado pela última vez por Rodox em 19 Abr 2018, 15:45, em um total de 2 vezes.
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por SCarrilho »

Rodox escreveu:
RobertoJr escreveu:Olá amigo,

Tenho um GTS 1993 e o meu faz 6 km/l na cidade, mesmo se não passar de 3000 rpm, pisando com vontade ele faz uns 5,5 km/l.
Além do que o Bleidão disse são os seguintes fatores que alteram o consumo:
- compressão dos cilindros ruim;
- sistema de ignição (velas gastas , cabos de vela gastos, etc);
- sistema de alimentação (carburador mal regulado ou sujo, filtro de combustível sujo);
- filtro de ar sujo;
- catalizador entupido;
- intensidade do trânsito da sua cidade... aqui em São Paulo/SP eu levava 1 hora e 15 minutos para ir do trabalho para casa (distância de 15 km).
- pé de chumbo :crazy: :crazy: :crazy: :crazy:


Para o carro ser econômico procure não passar de 2.500 rpm e nunca ande abaixo de 1.500 rpm, pois isso força o motor e gasta mais combustível.

Adiciono aí válvula termostática, ponto, correia dentada que pulou dente e pneus carecas
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por Rodox »

SCarrilho escreveu:
Rodox escreveu:
RobertoJr escreveu:Olá amigo,

Tenho um GTS 1993 e o meu faz 6 km/l na cidade, mesmo se não passar de 3000 rpm, pisando com vontade ele faz uns 5,5 km/l.
Além do que o Bleidão disse são os seguintes fatores que alteram o consumo:
- compressão dos cilindros ruim;
- sistema de ignição (velas gastas , cabos de vela gastos, etc);
- sistema de alimentação (carburador mal regulado ou sujo, filtro de combustível sujo);
- filtro de ar sujo;
- catalizador entupido;
- intensidade do trânsito da sua cidade... aqui em São Paulo/SP eu levava 1 hora e 15 minutos para ir do trabalho para casa (distância de 15 km).
- pé de chumbo :crazy: :crazy: :crazy: :crazy:


Para o carro ser econômico procure não passar de 2.500 rpm e nunca ande abaixo de 1.500 rpm, pois isso força o motor e gasta mais combustível.

Adiciono aí válvula termostática, ponto, correia dentada que pulou dente e pneus carecas
Falando nisso tenho que adiantar o ponto do meu... segundo o manual dele (Gol 1.8AP 90 - gasolina) o ponto é 15º, porém estava 9º.

O mecânico colocou pra mim em 12º... e eu vou querer por em exatos 15º.

* Vale lembrar que o ponto de ignição varia de motor para motor, e ainda de ano para ano, e de combustível, ou seja, para um determinado motor por exemplo 1.8AP ano 90, para gasolina é determinado valor e para álcool é outro valor. Assim consulte sempre o manual do proprietário do seu carro para ver o ponto correto, ou na ausência deste consulte tabelas de avanço como a da tabela do link abaixo:

http://kitest.com.br/pdf/tabelas/tabela ... -ponto.pdf

Abraços,
Rodox

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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por fogo »

Bom dia a todos do Clube. Tenho um Gol GL 1.8 1993. O motor é original a gasolina, mas desde que peguei ele (agosto de 2007) está rodando no álccol. O mecânico que cuida dele deixou o ponto com 15º, ele disse que o correto seria 9º na gasolina e 12º no álcool, se fosse original. Nestes 15º tenho um bom torque de arrancada e ando com o pé bem leve, consigo fazer até 7 km/l na cidade, andando entre 1.500 e 2.200 rpm +-. Acredito que para um motor com 300.000 km, transformado para álcool (só carburador, velas, aquecimento do coletor e ponto adiantado) está fazendo uma boa média. Na estrada cheguei a fazer 11,5 km/l.
Parabéns a todos pelas explicações sobre os quadrados. Rodox fera, Bill manja muito. Parabéns a todos.
Rodox
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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por Rodox »

fogo escreveu:Bom dia a todos do Clube. Tenho um Gol GL 1.8 1993. O motor é original a gasolina, mas desde que peguei ele (agosto de 2007) está rodando no álccol. O mecânico que cuida dele deixou o ponto com 15º, ele disse que o correto seria 9º na gasolina e 12º no álcool, se fosse original. Nestes 15º tenho um bom torque de arrancada e ando com o pé bem leve, consigo fazer até 7 km/l na cidade, andando entre 1.500 e 2.200 rpm +-. Acredito que para um motor com 300.000 km, transformado para álcool (só carburador, velas, aquecimento do coletor e ponto adiantado) está fazendo uma boa média. Na estrada cheguei a fazer 11,5 km/l.
Parabéns a todos pelas explicações sobre os quadrados. Rodox fera, Bill manja muito. Parabéns a todos.
Muito obrigado! :friend:

Aproveitando a oportunidade vejam o novo tópico que eu fiz sobre:


[DICA] A banguela me fez conseguir ganho de autonomia em 32%

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 25&t=39123

Grato,


Abraços,
Rodox

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Re: [CONSUMO] Meu quadrado esta gastando muito !!!

Mensagem por SCarrilho »

fogo escreveu:Bom dia a todos do Clube. Tenho um Gol GL 1.8 1993. O motor é original a gasolina, mas desde que peguei ele (agosto de 2007) está rodando no álccol. O mecânico que cuida dele deixou o ponto com 15º, ele disse que o correto seria 9º na gasolina e 12º no álcool, se fosse original. Nestes 15º tenho um bom torque de arrancada e ando com o pé bem leve, consigo fazer até 7 km/l na cidade, andando entre 1.500 e 2.200 rpm +-. Acredito que para um motor com 300.000 km, transformado para álcool (só carburador, velas, aquecimento do coletor e ponto adiantado) está fazendo uma boa média. Na estrada cheguei a fazer 11,5 km/l.
Parabéns a todos pelas explicações sobre os quadrados. Rodox fera, Bill manja muito. Parabéns a todos.

Você já abriu o seu motor? Como está em relação a carbonização?
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