Duvidas sobre sub

Espaço destinado para dúvidas, informações e curiosidades sobre som automotivo.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
pietrol
Membro
Membro
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Fev 2008, 22:12
Carro:
Localização: Recife - PE

Duvidas sobre sub

Mensagem por pietrol »

Estou montando um som pra dentro, comprei um par de 6x9 bomber 100wrms cada, e agora quero um sub, mas estou em duvida sobre custo/beneficio.

Vamos la:
quais marcas marcas deve comprar visando o custo beneficio?

Andei olhando um sub de 10 Selenium Bass de 200 wrms por R$140 em recife
e um Subwoofer 12" SW12 - Fittipaldi Bomber 150 wrms R$ 150 +- na internet
e um Subwoofer XRC 12" 150W RMS 2x4ohms - Bravox por R$150...

e outra duvida... qual melhor numero em ohms para melhor se adiquirir

2ohms, 4ohms, 2x4 ohms , 4x4ohms... e assim vai.. vlw
____
...::::::Gol 92 1.6 CHT
Imagem
Avatar do usuário
Luis Fernando
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 515
Registrado em: 24 Set 2007, 09:05
Carro:
Localização: Vargem Grande Paulista/SP
Contato:

Mensagem por Luis Fernando »

Eu não conheço muito de som, sobre marcas, conheço e tenho alguns produtos da Selenium e são otimos.

Vamos Aguardar Alguém mais experiente no assunto.

T+
Avatar do usuário
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Mensagens: 3721
Registrado em: 30 Mar 2007, 15:33
Carro:
Localização: Franca/SP
Contato:

Mensagem por oxy »

bom custo xbeneficio eu iria de bomber...

ja a sua segunda duvida os melhores sao:
2 ohms ou 4+4 ohms

nos modulos as potencias mais fortes sao em 2 ohms, caso pegue o 4+4 é so ligar em paralelo q cai pra 2ohms, intao é a melhor opção..
Imagem
GEH
Membro
Membro
Mensagens: 127
Registrado em: 02 Jul 2008, 21:51
Carro:
Localização: Americana/SP

Mensagem por GEH »

Tinha um bomber de 12" no meu carro...é mto bom!
Avatar do usuário
pietrol
Membro
Membro
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Fev 2008, 22:12
Carro:
Localização: Recife - PE

Mensagem por pietrol »

Ve so... agora pintou outra duvida

eu tenhu um som pionner 4080 e ele vem com as saidas rca pre-amplificada certo... a da dianteira e trazeira eu estou usando as normais... pelo seguinte motivo... comprei um modulo de 2 canais pra tocar os dois flats... mas pintou a duvida como vou colocar agora o sub... e o modulo... vou ter ki comprar um modulo ki aceite rca pra ligar do som no modulo ou tem outro jeito... um amigo disse ki pode ligar em pararelo o modulo para pegar o som da trazeira e cortar o grave dos flats... mas ele disse ki tem ki fazer um calculo para ver as somas da impedancia de entrada dos modulos ki n pode ser menor ki a do som... eh verdade isso?

vlw
____
...::::::Gol 92 1.6 CHT
Imagem
pablo.marcello
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 273
Registrado em: 01 Abr 2008, 18:05
Carro:
Localização: Sorocaba/SP
Contato:

Mensagem por pablo.marcello »

de uma olhada nesse som, se ele tem saida pre-sub, o meu tem, ae tem um lance nos canais trazeiros que vc pega o positivo de um canal e o negativo do outro!!! o meu eh o pioneer 7980!!!
Feliz dono de um Gol Gl 1991
Avatar do usuário
pietrol
Membro
Membro
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Fev 2008, 22:12
Carro:
Localização: Recife - PE

Mensagem por pietrol »

pablo.marcello escreveu:de uma olhada nesse som, se ele tem saida pre-sub, o meu tem, ae tem um lance nos canais trazeiros que vc pega o positivo de um canal e o negativo do outro!!! o meu eh o pioneer 7980!!!
tem sim o meu tem 6 saidas rcs 2 frontoal 2 trazeira 2 sub...apartir disso como fasso...att
____
...::::::Gol 92 1.6 CHT
Imagem
Avatar do usuário
Mister_k
Membro
Membro
Mensagens: 162
Registrado em: 17 Fev 2008, 20:44
Carro:
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Mister_k »

eita. vamos por partes, como sempre... :facada:

qual sua configuração atual?

pelo que entendi, vc tem um daqueles módulos que são ligado diretamente nas saídas amplificadas do som? stereo 2 canais? hummm...

qual a especificação deste módulo?

pq vc pode fazer assim, pra não precisar comprar outro módulo: deixa os 6x9 direto no som, e reserva o módulo pro sub.

adianto pra vc q estes módulos não são lá essas coisas não... se vc conseguisse arrumar um 4 canais (onde 2 canais vc transformar em 1 pro sub) com entrada RCA ficaria melhor.
GOL GTS 1988!
Imagem
Avatar do usuário
pietrol
Membro
Membro
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Fev 2008, 22:12
Carro:
Localização: Recife - PE

Mensagem por pietrol »

Mister_k escreveu:eita. vamos por partes, como sempre... :facada:

qual sua configuração atual?

pelo que entendi, vc tem um daqueles módulos que são ligado diretamente nas saídas amplificadas do som? stereo 2 canais? hummm...

qual a especificação deste módulo?

pq vc pode fazer assim, pra não precisar comprar outro módulo: deixa os 6x9 direto no som, e reserva o módulo pro sub.

adianto pra vc q estes módulos não são lá essas coisas não... se vc conseguisse arrumar um 4 canais (onde 2 canais vc transformar em 1 pro sub) com entrada RCA ficaria melhor.

vamos la:
os flats estao ligado no modulo, que por vez estao ligado na saida normal do som... (sem ser a saida RCA)

o modulo não aceita RCA, ele é esterio.. servi pra sub? ou tem que colocar, se estiver errado me falen.. colocar capacitor que corte frequencia alta e media oO ne?

Modulo Spirit 2X70wrms
simples não tem corte de frequencia nem nada..
=)

ii se eu comprar um modulo mono com 1 canal teria como eu ligar ele em pararelo com esse modulo para ficar o esterio para os flats e mono pro sub...?

tem um lance de impedancia de entrada para n queimar o som..

que se calcula assim eu axo
modulo A
modulo B


imp A x imp B / imp A + imp B= Tem que ser maior que a impedancia do som.
____
...::::::Gol 92 1.6 CHT
Imagem
pablo.marcello
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 273
Registrado em: 01 Abr 2008, 18:05
Carro:
Localização: Sorocaba/SP
Contato:

Mensagem por pablo.marcello »

pietrol escreveu:
pablo.marcello escreveu:de uma olhada nesse som, se ele tem saida pre-sub, o meu tem, ae tem um lance nos canais trazeiros que vc pega o positivo de um canal e o negativo do outro!!! o meu eh o pioneer 7980!!!
tem sim o meu tem 6 saidas rcs 2 frontoal 2 trazeira 2 sub...apartir disso como fasso...att
no caso nao eh a rca, eh da high imput msm, da uma conferida no manual
Feliz dono de um Gol Gl 1991
pablo.marcello
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 273
Registrado em: 01 Abr 2008, 18:05
Carro:
Localização: Sorocaba/SP
Contato:

Mensagem por pablo.marcello »

por que dae vc pode usar as saidas normais, e ela vc coloca pro modulo do sub, a nao ser que vc queira usar um modulo mosfet pro sub, o que ficaria bom, jah que seu aparelho tem saida rca pra sub, pq ae vc pode controlar no radio a frequencia e o volume do seu sub, no meu som fiz isso...
tem um modulo da stetsom, o th1120, ele tem uma saida mono a 2ohms de 120rms, jah da pra por um sub legalzinho desse jeito, eu uso o stetsom th 4120, que eh 4 canais de 120 rms cada!
Feliz dono de um Gol Gl 1991
pablo.marcello
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 273
Registrado em: 01 Abr 2008, 18:05
Carro:
Localização: Sorocaba/SP
Contato:

Mensagem por pablo.marcello »

ah, e antes eu tinha dois modulos convencionais, um stetsom cl500 stereo e um cl450 mono, eu liguei normal o cl500 nas saidas do som, e o cl450 eu peguei uma saida qualquer das trazeiras pra ligar nele... tocava, mas vc nao tinha controle nenhum sobre o sub! esse era o problema, o legal e vc ter o sub independente dos outros falantes!
Feliz dono de um Gol Gl 1991
Avatar do usuário
Mister_k
Membro
Membro
Mensagens: 162
Registrado em: 17 Fev 2008, 20:44
Carro:
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Mister_k »

então.

tenho um Pioneer 4950MP q comprei por dois motivos: tem 3 pares de saída RCA e crossover ativo.

lá no fundo tenho um módulo 4 canais Booster, e levo 2 RCA do rádio pra ele.

um RCA trata dos canais frontais, outro RCA trata dos canais traseiros. (um terceiro RCA poderia tratar exclusivamente do subwoofer)

no rádio, faço o corte de frequencia pros canais frontais e pros canais traseiros. e também há a possibilidade de se controlar o sub independente dos outros falantes, se eu tivesse instalado o sub.

além das saídas RCA (que também são chamadas de pré-amplificadas), existem as 4 saídas AMPLIFICADAS, são "8 fiozinhos coloridos". estes, nos pioneer, tem por volta de 50xPMPO, que dão uns 20RMS, por canal.

vc pode usá-las, ou não. eu não as uso por preferência. mas vc pode usar à vontade.
============================================

o que eu sugiro é que vc ligue seus 6x9 direto no pioneer e deixe o módulo, instalado do jeito que está (desde que esteja instalado nos canais traseiros), e ligue seu sub nele. vc vai ter controle de intensidade do sub pelo fader (front-rear).

============================================

vc também pode deixar o seu som da forma que está e só adquirir um módulo RCA pro sub. aí vc puxa o RCA e liga na saída p/sub no pioneer. lá no som vc terá controle de intensidade do sub, independente dos canais. terá também o corte de frequência HPF, que cortará todas as altas frequencias que iriam pro sub.

============================================

o lance das impedâncias é com os alto-falantes, e não com módulos.

vc precisa ficar de olho na impedância dos alto-falantes (e na associação de 2 ou mais) quando for ligar no rádio/módulo.

na maioria esmagadora dos rádios e módulos, a impedância é de 4Ohm. a maioria dos alto-falantes também é de 4Ohm.

você pode variar a impedância dos falantes, mas nunca do rádio/módulo. há falantes de 2, 4, 6, 8 Ohm... e todos podem ser ligados em 4Ohm, com as seguintes consequências:

2Ohm: o Amplificador entregará mais potência que o indicado. porém irá trabalhar forçado, esquentando mais, e com mais probabilidade de queimar.

4Ohm: Casar as impedâncias é o ideal.

8Ohm: o Amplificador entregará menos potência que o indicado. irá trabalhar abaixo do especificado, diminuindo a eficiência do sistema. não há perigo de estragar).

==============================================

Associações:

Para associações de bobinas / alto-falantes, use a seguinte regra:

Associação em Série:

R1+R2+R3=Rtotal; Onde R é a Impedância do alto falante.

Ex:
4 + 4 + 4 = 12Ohm

Associação em Paralelo:

Se vc tiver 2 ou mais alto-falantes / bobinas iguais:

T=R/n; Onde R é a impedância dos falantes e n é o número de falantes

Ex:
4/2 = 2Ohm;

Associação Mista:

Se vc tem 4 falantes de 4 Ohm e um canal de 4Ohm:

4 + 4 = 8Ohm

4 + 4 = 8Ohm

8/2=4Ohm.

==============================================


os esquemas de ligação eu fico devendo. mas, se vc for ligar e tiver dúvidas, e só perguntar!!!


Abraços!
GOL GTS 1988!
Imagem
Avatar do usuário
pietrol
Membro
Membro
Mensagens: 130
Registrado em: 16 Fev 2008, 22:12
Carro:
Localização: Recife - PE

Mensagem por pietrol »

Mister_k escreveu:então.

tenho um Pioneer 4950MP q comprei por dois motivos: tem 3 pares de saída RCA e crossover ativo.

lá no fundo tenho um módulo 4 canais Booster, e levo 2 RCA do rádio pra ele.

um RCA trata dos canais frontais, outro RCA trata dos canais traseiros. (um terceiro RCA poderia tratar exclusivamente do subwoofer)

no rádio, faço o corte de frequencia pros canais frontais e pros canais traseiros. e também há a possibilidade de se controlar o sub independente dos outros falantes, se eu tivesse instalado o sub.

além das saídas RCA (que também são chamadas de pré-amplificadas), existem as 4 saídas AMPLIFICADAS, são "8 fiozinhos coloridos". estes, nos pioneer, tem por volta de 50xPMPO, que dão uns 20RMS, por canal.

vc pode usá-las, ou não. eu não as uso por preferência. mas vc pode usar à vontade.
============================================

o que eu sugiro é que vc ligue seus 6x9 direto no pioneer e deixe o módulo, instalado do jeito que está (desde que esteja instalado nos canais traseiros), e ligue seu sub nele. vc vai ter controle de intensidade do sub pelo fader (front-rear).

============================================

vc também pode deixar o seu som da forma que está e só adquirir um módulo RCA pro sub. aí vc puxa o RCA e liga na saída p/sub no pioneer. lá no som vc terá controle de intensidade do sub, independente dos canais. terá também o corte de frequência HPF, que cortará todas as altas frequencias que iriam pro sub.

============================================

o lance das impedâncias é com os alto-falantes, e não com módulos.

vc precisa ficar de olho na impedância dos alto-falantes (e na associação de 2 ou mais) quando for ligar no rádio/módulo.

na maioria esmagadora dos rádios e módulos, a impedância é de 4Ohm. a maioria dos alto-falantes também é de 4Ohm.

você pode variar a impedância dos falantes, mas nunca do rádio/módulo. há falantes de 2, 4, 6, 8 Ohm... e todos podem ser ligados em 4Ohm, com as seguintes consequências:

2Ohm: o Amplificador entregará mais potência que o indicado. porém irá trabalhar forçado, esquentando mais, e com mais probabilidade de queimar.

4Ohm: Casar as impedâncias é o ideal.

8Ohm: o Amplificador entregará menos potência que o indicado. irá trabalhar abaixo do especificado, diminuindo a eficiência do sistema. não há perigo de estragar).

==============================================

Associações:

Para associações de bobinas / alto-falantes, use a seguinte regra:

Associação em Série:

R1+R2+R3=Rtotal; Onde R é a Impedância do alto falante.

Ex:
4 + 4 + 4 = 12Ohm

Associação em Paralelo:

Se vc tiver 2 ou mais alto-falantes / bobinas iguais:

T=R/n; Onde R é a impedância dos falantes e n é o número de falantes

Ex:
4/2 = 2Ohm;

Associação Mista:

Se vc tem 4 falantes de 4 Ohm e um canal de 4Ohm:

4 + 4 = 8Ohm

4 + 4 = 8Ohm

8/2=4Ohm.

==============================================


os esquemas de ligação eu fico devendo. mas, se vc for ligar e tiver dúvidas, e só perguntar!!!


Abraços!


Entendi...
Vlw




Mas comprei um pyramid PB680 de 1000w to usando ele pro sub vou comprar mais um cabo rca pros flats por que por enquanto dexei ele no som... ai o sub ta mais aldo que os flats... mesmo regulado no som pra os medios e agudos sairem mais altos quand tiver file
vou postar as fotos...
____
...::::::Gol 92 1.6 CHT
Imagem
pablo.marcello
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 273
Registrado em: 01 Abr 2008, 18:05
Carro:
Localização: Sorocaba/SP
Contato:

Mensagem por pablo.marcello »

vc consegue abaixar o volume do sub no menu do seu radio, pra ele nao cobrir os medios agudos
Feliz dono de um Gol Gl 1991
Avatar do usuário
Mister_k
Membro
Membro
Mensagens: 162
Registrado em: 17 Fev 2008, 20:44
Carro:
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Mister_k »

retirado do manual do seu rádio, que pode ser conferido em

http://www.pioneer.com.br/v0207/downloa ... 4080UB.pdf
Utilização da saída do alto-falante de graves secundário:

Esta unidade está equipada com uma saída do alto-falante de graves secundário que pode ser ativada ou desativada.
Além disso, a fase pode ser selecionada entre normal e inversa.

1 Pressione SW para visualizar o modo de ajuste do alto-falante de graves secundário.
Pressione SW várias vezes para alternar entre os modos de ajuste do alto-falante de graves secundário na seguinte ordem:
Modo de ajuste SW SETTING 1 (Ajuste para ativar/desativar o alto-falante de graves secundário)—
Modo de ajuste SW SETTING 2 (Ajuste do alto-falante de graves secundário)

2 Selecione o modo de ajuste
SW SETTING 1.

3 Gire MULTI-CONTROL para selecionar o ajuste desejado.
NORMAL (Fase normal)—REV (Fase inversa)

OFF (Alto-falante de graves secundário desativado)

Ajuste do alto-falante de graves secundário

Quando a saída do alto-falante de graves secundário estiver ativada, você poderá ajustar a freqüência de corte e o nível de saída do alto-falante de graves secundário.
! Quando a saída do alto-falante de graves secundário estiver ativada, você poderá selecionar

SW SETTING 2

1 Pressione SW para visualizar o modo de ajuste do alto-falante de graves secundário.
Pressione SW várias vezes para alternar entre os modos de ajuste do alto-falante de graves secundário na seguinte ordem:
Modo de ajuste SW SETTING 1 (Ajuste para ativar/desativar o alto-falante de graves secundário)
Modo de ajuste SW SETTING 2 (Ajuste do alto-falante de graves secundário)

2 Selecione o modo de ajuste
SW SETTING 2.

3 Pressione MULTI-CONTROL para selecionar o segmento que deseja ajustar.
Pressione MULTI-CONTROL várias vezes para alternar entre os segmentos na seguinte ordem:
Freqüência de corte—Nível

4 Gire MULTI-CONTROL para ajustar o segmento selecionado.

Freqüência de corte
50HZ—63HZ—80HZ—100HZ—125HZ

Nível
+6 a –24 é visualizado à medida que o nível aumenta ou diminui.
pra vc usar essa função, vc tem q ligar o RCA nas saídas de SUB atrás do seu rádio: entre as páginas 54 e 55 tem um infográfico bem explicativo.
GOL GTS 1988!
Imagem
pablo.marcello
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 273
Registrado em: 01 Abr 2008, 18:05
Carro:
Localização: Sorocaba/SP
Contato:

Mensagem por pablo.marcello »

nao somente a saida rca, pelo menos no meu caso, se vc entrar no menu de configuracao do radio, akele que abre com o radio desligado, segurando func por alguns segundos, vc pode transformar a sua saida trazeira em saida pra sub, ae somente os canais dianteiros terao toda a frequencia, e os trazeiros terao apenas as baixas!
Feliz dono de um Gol Gl 1991
Avatar do usuário
Mister_k
Membro
Membro
Mensagens: 162
Registrado em: 17 Fev 2008, 20:44
Carro:
Localização: Brasília-DF

Mensagem por Mister_k »

pablo.marcello escreveu:nao somente a saida rca, pelo menos no meu caso, se vc entrar no menu de configuracao do radio, akele que abre com o radio desligado, segurando func por alguns segundos, vc pode transformar a sua saida trazeira em saida pra sub, ae somente os canais dianteiros terao toda a frequencia, e os trazeiros terao apenas as baixas!
seu rádio é um sony, né?? nos sony se regula assim.

nos pioneer é daquele jeito q eu citei acima.

de qualquer forma, sendo qualquer modelo, é sempre bom ler o manual do modelo do seu som e descobrir as funçoes e como elas funcionam.
GOL GTS 1988!
Imagem
pablo.marcello
Socio-CdGQ!
Socio-CdGQ!
Mensagens: 273
Registrado em: 01 Abr 2008, 18:05
Carro:
Localização: Sorocaba/SP
Contato:

Mensagem por pablo.marcello »

Mister_k escreveu:
pablo.marcello escreveu:nao somente a saida rca, pelo menos no meu caso, se vc entrar no menu de configuracao do radio, akele que abre com o radio desligado, segurando func por alguns segundos, vc pode transformar a sua saida trazeira em saida pra sub, ae somente os canais dianteiros terao toda a frequencia, e os trazeiros terao apenas as baixas!
seu rádio é um sony, né?? nos sony se regula assim.

nos pioneer é daquele jeito q eu citei acima.

de qualquer forma, sendo qualquer modelo, é sempre bom ler o manual do modelo do seu som e descobrir as funçoes e como elas funcionam.
Nao o meu eh um pioneer deh-p7980
Feliz dono de um Gol Gl 1991
Responder

Voltar para “Som Automotivo - Duvidas e Informações”