Barulho estranho nas rodas

Manutenções em geral

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

ricardo-ce
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Barulho estranho nas rodas

Mensagem por ricardo-ce »

Eu ultimamente venho percebendo que nas minhas roda estão fazendo um barulho estranho quando eu fico com uns 60km/h pra cima... é um:
Vrumm.... Vrum.... Vrum.... Vrummm.. Vrumm quando mais rapido mais frequente fica o VrumVrumVrum...

Liguei pro meu mecanico e ele disse que possivelmente é o rolamento indo pro saco e disse que é perigoso a roda travar... :(

Amanhã eu vou lá ver o que é isso, mas quero saber quanto +- eu vou gastar nesses rolamentos...
Meu mecanico disse que são 2 em cada roda dianteira e 1 em cada traseira... eu liguei pra auto peças e ele disse que é o contrário: 1 em cada dianteira e 2 em cada traseira, mas eu percebí que só ta fazendo barulho na dianteira, e pelo que to percebendo só em uma das dianrteiras, só não sei o lado...

Quero saber de alguém que ja tenha tido esse tipo de problema, quanto gastou +- e se alguém sabe se realmente são 2 na frente e 1 atrás ou o inverso???

Abraço :)
Voyage GL 91 Turbo
Gol GTS 92 (restauração)
VW Jetta 2012
ednei.souza
Membro - Silver
Membro - Silver
Carro: Voyage 1.9T/Audi A3

Re: Barulho estranho nas rodas

Mensagem por ednei.souza »

eu já troquei os rolamentos das duas rodas traseira do Gol que eu tinha... Gastei R$ 120,00 no par.

Quanto ao "travar as rodas", isso pode acontecer mesmo, mas demora... eu já rodei um ano com o carro com o rolamento fudido e nunca deu nada...
Voyage GL 1.9Ti
ricardo-ce
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

ednei.souza escreveu:eu já troquei os rolamentos das duas rodas traseira do Gol que eu tinha... Gastei R$ 120,00 no par.

Quanto ao "travar as rodas", isso pode acontecer mesmo, mas demora... eu já rodei um ano com o carro com o rolamento fudido e nunca deu nada...
mas eram 2 em cada roda traseira? Ou um em cada roda?
Voyage GL 91 Turbo
Gol GTS 92 (restauração)
VW Jetta 2012
ednei.souza
Membro - Silver
Membro - Silver

ricardo-ce escreveu:
ednei.souza escreveu:eu já troquei os rolamentos das duas rodas traseira do Gol que eu tinha... Gastei R$ 120,00 no par.

dois em cada
Voyage GL 1.9Ti
ricardo-ce
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

ednei.souza escreveu:
ricardo-ce escreveu:

dois em cada
entao deve ser só 1 em cada dianteira :D

ps: pensei que meu topico tinha sido deletado urahu :uia:
mas beleza, essa é a area certa mesmo :D
Voyage GL 91 Turbo
Gol GTS 92 (restauração)
VW Jetta 2012
ednei.souza
Membro - Silver
Membro - Silver

ricardo-ce escreveu:
ednei.souza escreveu:
ricardo-ce escreveu: mas eram 2 em cada roda traseira? Ou um em cada roda?
dois em cada

eu movi ele.. auhauha

Entao, mas se for os dianteiros, serão mais caros entao...
Voyage GL 1.9Ti
ricardo-ce
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

ednei.souza escreveu:
ricardo-ce escreveu:
ednei.souza escreveu: dois em cada

eu movi ele.. auhauha

Entao, mas se for os dianteiros, serão mais caros entao...
perguntei aqui e é R$49 o original e R$34 o pararelo... isso o preço da unidade hehe :(
Voyage GL 91 Turbo
Gol GTS 92 (restauração)
VW Jetta 2012
ednei.souza
Membro - Silver
Membro - Silver

compra original
Voyage GL 1.9Ti
guilokao
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por guilokao »

Os rolamentos neste preço estão baratos, só para confirmar, há alguns dias atras troquei o rolamento dianteiro de minha saveiro, e o kit é composto por apenas 1 rolamento de interior duplo. Confira tbm se o cubo de roda naum esta com folga.
Bill
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol GL 1.8 92 alcool

Mensagem por Bill »

Ricardo,

São dois rolamentos de roletes nas rodas traseiras e um rolamento de esferas duplo nas dianteiras, como nosso amigo Guilokao falou ....
Essa diferença de preços entre o original e o paralelo pode ser estudada hein ....
Se esse paralelo for SKF, NSK ou alguma outra marca conhecida eu ficaria com ele, pois são originais e só estão em outra embalagem, agora se forem de nomes nunca ouvidos, tipo tabajara, fique com o original mesmo .....

Abraços !!! :cool:
Gol GL 92, azul, 1.8 alcool, TLDZ mec, comando 276, taxa 13:1
Opala 250-S, dourado, gasolina, com uma 40, 6x2, 4 portas, teto vinil
guilherme romane
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por guilherme romane »

O meu estava acontecendo isso, passava dos 60km/h começava a fazer mo barulhao dai eu troquei os rolamentos traseiros, pois era so os traseiro sfazendo barulho gastei R$ 28,00 cada roda + 30$ de mao de obra
agora pego estrada tranquilamente, nao vai um barulinho nas rodas, exatamente isso se estourar o rolamento a roda pode travar e ter prejuizos muito forte
intao corre atras disso.
Palio 1.0 Fire Flex 2008
ricardo-ce
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Bill escreveu:Ricardo,

São dois rolamentos de roletes nas rodas traseiras e um rolamento de esferas duplo nas dianteiras, como nosso amigo Guilokao falou ....
Essa diferença de preços entre o original e o paralelo pode ser estudada hein ....
Se esse paralelo for SKF, NSK ou alguma outra marca conhecida eu ficaria com ele, pois são originais e só estão em outra embalagem, agora se forem de nomes nunca ouvidos, tipo tabajara, fique com o original mesmo .....

Eu perguntei a marca da original e ele falou uma dessas 2: SKF ou NSK

Então no caso, tenho que comprar 1 par pra dianteira e 2 pares pra traseira é isso???
abraço
Voyage GL 91 Turbo
Gol GTS 92 (restauração)
VW Jetta 2012
diegoemerice
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por diegoemerice »

cara,, o meu tava assim, so tive q trocar os dianteiros
ricardo-ce
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

diegoemerice escreveu:cara,, o meu tava assim, so tive q trocar os dianteiros
é 1 par dos dianteiros ne?
Voyage GL 91 Turbo
Gol GTS 92 (restauração)
VW Jetta 2012
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

Então Ricardo,

Geralmente qdo vc vai comprar o pessoal vende já o par traseiro sempre junto ....
Então vc vai pedir tipo um rolamento dianteiro e um traseiro, os caras vão te dar uma peça do dianteiros e duas peças que compõem o conjunto de uma roda traseira, ok ?? Então se vc for trocar das duas rodas dianteiras, vai precisar de duas peças ( 1 par) se vc for trocar dos lados traseiros, vai precisar de quatro peças ( 2 internos e 2 externos, ou seja, dois pares)
Mas vc vai trocar todos ??? Não sei a quanto tempo vc tem esse carro e nem se faz manutenção preventiva ou corretiva, mas geralmente se troca apenas o que esta roncando ......
Para descobrir qual é que ronca, faz o seguinte teste, se vc achar que é dianteiro, levanta uma roda liga o carro e acelera até uns 80Km/h e depois desengata, deixa ela rodar livre e vê se faz o barulho, depois repete do outro lado, aí vc pode saber qual esta zuado pra poder trocar, na traseira vc levanta a roda, gire-a com a mão mesmo e coloque a mão no amortecedor, vc vai sentir se ele esta roncando ou não ....

Abraços !!!! :cool:
ricardo-ce
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Bill escreveu:Então Ricardo,

Geralmente qdo vc vai comprar o pessoal vende já o par traseiro sempre junto ....
Então vc vai pedir tipo um rolamento dianteiro e um traseiro, os caras vão te dar uma peça do dianteiros e duas peças que compõem o conjunto de uma roda traseira, ok ?? Então se vc for trocar das duas rodas dianteiras, vai precisar de duas peças ( 1 par) se vc for trocar dos lados traseiros, vai precisar de quatro peças ( 2 internos e 2 externos, ou seja, dois pares)
Mas vc vai trocar todos ??? Não sei a quanto tempo vc tem esse carro e nem se faz manutenção preventiva ou corretiva, mas geralmente se troca apenas o que esta roncando ......
Para descobrir qual é que ronca, faz o seguinte teste, se vc achar que é dianteiro, levanta uma roda liga o carro e acelera até uns 80Km/h e depois desengata, deixa ela rodar livre e vê se faz o barulho, depois repete do outro lado, aí vc pode saber qual esta zuado pra poder trocar, na traseira vc levanta a roda, gire-a com a mão mesmo e coloque a mão no amortecedor, vc vai sentir se ele esta roncando ou não ....

Abraços !!!! :cool:
Eu quero trocar só a que está com problemas hehehe :D Até porque o $$ ta curtíssimo... Com certeza é na dianteira, só não sei exatamento qual lado... Nao entendi esse procedimento de teste da dianteira.. tem como me explicar melhor???
Levantar uma roda e acelerar até 80??? E a outra roda nao vai tracionar n? :uia:
Voyage GL 91 Turbo
Gol GTS 92 (restauração)
VW Jetta 2012
Bill
SUPORTE
SUPORTE

Mensagem por Bill »

Ricardo,

É isso mesmo, vc levanta a roda e acelera, sem medo, pois a outra roda vai ficar parada, pois o diferenciais dos nossos carros não são auto-blocantes.
Qdo vc atola, uma roda gira em falso e a outra fica parada, não é mesmo ?? Pois então, pode fazer sem medo ....
É tb por esse motivo que os caros de arrancada possuem o diferencial blocado, senão na hora de arrancar, uma roda ficava fritando e a outra ficava parada e o seu adversário já teria sumido na sua frente ..... rsrsrs
Faz o teste e compra só o que estiver zuado ....
Só que aí vc vai ter que pagar a mão de obra pro mecânico, né .... precisa da prensa para trocar o rolamento dianteiro ....

ricardo-ce
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Bill escreveu:Ricardo,

É isso mesmo, vc levanta a roda e acelera, sem medo, pois a outra roda vai ficar parada, pois o diferenciais dos nossos carros não são auto-blocantes.
Qdo vc atola, uma roda gira em falso e a outra fica parada, não é mesmo ?? Pois então, pode fazer sem medo ....
É tb por esse motivo que os caros de arrancada possuem o diferencial blocado, senão na hora de arrancar, uma roda ficava fritando e a outra ficava parada e o seu adversário já teria sumido na sua frente ..... rsrsrs
Faz o teste e compra só o que estiver zuado ....
Só que aí vc vai ter que pagar a mão de obra pro mecânico, né .... precisa da prensa para trocar o rolamento dianteiro ....

áá, esse negoço de auto-blocanto é isso??? Um legal... Ja ouvi falar muito em carro blocado pra tracionar junto e tal hheeh...

Po Bill, obrigado, vou fazer o serviço e posto aqui o resultado!
Abração :)
Voyage GL 91 Turbo
Gol GTS 92 (restauração)
VW Jetta 2012
Tahoe
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Tahoe »

Alguém sabe com que período(tempo ou km) que se engraxa os cubos traseiros do Gol?? Lembro que a gente teve um bolinha(0km) que nunca engraxamos, mesmo depois de 90mil km e não deu nada... Mas a sorte acompanha o ignorante...

Já vários gols quadrados caídos, sem a roda traseira e creio eu que seja por falta de cuidado. Além disso, engraxando os cubos/rolamentos eles duram muito mais(quando não são blindados). No Gol aqui já tive que trocar 2 rolamentos de rodas, um dianteiro e um traseiro. Lembro que quando fui fazer a revisão, o cara já engraxou os traseiros... mas depois disso já rodei 20mil... Se alguém souber fico grato.

[]'s

Thales
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
eiji
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por eiji »

Fala galera! Mexi nos rolamentos traseiros do meu hoje, eh que precisei trocar o cabo do freio de mao, então aproveitei a "viagem", he, he! Os rolamentos traseiros pra quem tem algumas ferramentas em casa (algumas mesmo!) e um pouco de experiência dá pra trocar em casa mesmo, não é complicado, apenas prepare tudo o que precisar antes de desmontar principalmente se vc não tem outro meio de condução, além dos rolamentos pode ser bom trocar o retentor, a cupilha (parece um pino com um corte no meio usado para travar a porca), graxa e não deixe de engraxar muito bem os rolamentos antes de montar e por falar neles nunca troque apenas um, pois os dois (de uma roda) formam um conjunto e é obrigatória a troca da trilha externa do rolamento :y: ?
Fiquei curioso quanto ao período também...
Responder

Voltar para “Manutenção Geral”