[DÚVIDAS] Qual Óleo usar ?

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

paulo.nesso
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por paulo.nesso »

Felipe Voya escreveu: Primeira coisa a fazer é ver a quilometragem do seu carro ou se já foi feito motor... Para ficar mais facil vc saber que tipo de óleo usar.

No seu caso como é gol 1000 é CHT, óleo recomendado é o mineral mesmo que atende perfeitamente a tecnologia da epoca deste motor.

Dentre os minerais tem vários... Um pouco de conhecimento das siglas que tanto confundem o pessoal...

*"S" alguma coisa, é a tecnologia do óleo devido a adoção de melhores aditivos que diminuem a oxidação do óleo, aumento do poder detergente, mantendo o motor internamente mais limpo de carbonizações e melhor durabilidade da viscosidade do óleo. Então quanto maior a letra do alfabeto depois do "S" melhor será o óleo...

Ex.: Um óleo SL é melhor que um SJ, que é melhor que um SF. Na europa já estão sendo usados óleos com tecnologia SM. Eu estou no aguardo... Por enquanto não vi nenhum por aqui com esta nova tecnologia em aditivos.

Agora os números tipo 15W-50 , 25W-60, querem dizer que primeiramente o óleo é multiviscoso.

Ex: 15W-50

O número a esquerda do "W" é que relaciona a viscosidade do óleo na hora da partida a frio, no caso o 15 acima.

O número a direita do "W" é que relaciona a viscosidade do óleo durante o funcionamento normal do motor. Depois que o motor esta aquecido. No caso acima o 50.

Ai o bom senso nos leva a pensar... Na partida a frio eu quero um óleo menos viscoso para que ele suba mais rapidamente do cárter até o cabeçote quando bombeado, reduzindo os atritos iniciais q ocorrem na partida do motor.

E quando o motor tiver aquecido eu quero um óleo mais viscoso para que se permaneça uma melhor película de óleo entre a parede dos cilindros e os pistões diminuindo bastante os atritos nestas regiões.

Trocando em miudos... O melhor óleo é o que tem a maior letra depois do "S", o MENOR número a esquerda do "W" e o MAIOR número a direita do "W".

No caso do mineral... SL 15W-50 no caso do mineral é uma das melhores especificações hoje em dia.

Se for sintético tem SL de 0W-30 ou 5W-40

Outro coisa... No caso da VW em relação aos quadrados em regiões que a temperatura média é abaixo de 20°C durante quase todo ano pode se usar óleo com o final 30, em regiões que a temperatura é acima disto o aconselhável é usar óleo com o final 40 pra cima.

Isto claro para um motor em boas condições.... Para um motor cansado como no meu caso que tem mais de 218.000 km o ideal é usar um óleo de Alta KM para reduzir as folgas, barulhos e consumo. Normalmente a característica de um óleo Alta KM é ser do tipo 25W-60 de preferência para os que são SL terão melhores aditivos.

Todos abaixo são minerais!!!

O Shell Helix Standart (vermelho) SJ 20W-50, eu normalmente não gosto muito deste por ser SJ de tecnologia mais antiga.

O Shell Helix Super (amarelo) SL 15W-50, a meu ver o melhor mineral daki do Brasil para motores em boas condições.

Os Castrol são todos de tecnologia SL o que vc falow de "GTS" na verdade é o Castrol GTX 5X SL 20W-50, outro óleo muito bom

Tem também o Castrol GTX 1000 para carros 1000 que é SL 15W-40 (se seu motor estiver bom pode usar este ou o Shell Helix Super, caso esteja cansado procure um óleo de Alta KM)

Os Havoline da Texaco o pessoal fala muito bem deles, eu particularmente nunca usei, mas me parece ser ótimos óleos tb.

Original da VW são os Elaion da Repsol que são usados pela VW nos carros novos e nas manutenções nas concessionárias. Tem amigos meus que usam ele e gostam muito. Tem tanto sintético e base sintética como mineral.

Tem outras marcas com VS, Selenia (muito usado em carros FIAT), tem o Mobil da Esso, o Ursa da Texaco....

Agora não querendo desmerecer o produto brasileiro mas os óleos da LUBRAX pra mim são os mais fraquinhos de todos.

Já usei o SJ e o SL da LUBRAX e achei muito ruinzinhos estes óleos... São o feijão com arroz na categoria de óleo... normalemnte são 20W-50 atendem ao requisito mínimo da categoria e nada mais que isto... Por isso que custão tão barato... Em torno de 7 reais o litro.

Em questão de trocar o filtro vc pode trocar vez sim vez não... Eu particularmente troco sempre, a cada troca de óleo. Normalmente um filtro custa em torno de 10 reais em auto peças. Compre de marcas boas, como FRAM, METAL LEVE, WIX, TEC FIL, pq caso o filtro entupir ele tem um válvula que se rompe deixando o óleo circular pelo motor só que não filtrando mais. Os de marcas paralelas pode ocorrer desta válvula não se romper quando o filtro estiver saturado ou entupido e bloquear a circulação de óleo no motor... Podendo ter consequências desastrosas no seu motor.

Eu recomendo a troca de óleo mineral a cada 3000 km ou no máximo 1 ano o que acontecer primeiro. Devido a oxidação que vai ocorrendo no óleo com o passar do tempo. Eu já como sou chato, hehehehe deixo no máximo 6 meses senão der os 3000 km.

Rapaz não tem ignorância nenhuma da sua parte... Você ta aqui pra tirar suas dúvidas, outras pessoas te ajudarem, e em outras horas você também pode estar ajudando outras pessoas ou aqui no fórum ou conhecidos seus... Esta é a idéia principal de todo fórum, do pessoal discutir e trocar opiniões e conhecimentos a chegar num senso comum.

Abração rapá
:y:

:uia:

Matou a pau hein mano! Acabou com as minhas dúvidas sobre óleo!

Parabéns ae! :y:
Imagem
matheusfxx
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por matheusfxx »

Felipe Voya escreveu:
matheusfxx escreveu:Tipo.. comprei o carro tem uma semana, e eh o primeiro...

me ajudem ai,, estou pensando em trocar o oleo pra garantir que ele nao esteja ruin!
Tenho um gol 1000 ano94 gasolina

qual oleo vcs me indicam? pelo o q li aqui os melhores seriam:
helix da shell 20w50
GTS
Havoline
e Castrol alta km

eh isso msmo??
qual seria o melhor pro meu carro?

e desculpem ai a ignorancia hehe, mas td vez q se troca o oleo tem q trocar o filtro tb? qnt custa o filtro em media???

valeu galera

Primeira coisa a fazer é ver a quilometragem do seu carro ou se já foi feito motor... Para ficar mais facil vc saber que tipo de óleo usar.

No seu caso como é gol 1000 é CHT, óleo recomendado é o mineral mesmo que atende perfeitamente a tecnologia da epoca deste motor.

Dentre os minerais tem vários... Um pouco de conhecimento das siglas que tanto confundem o pessoal...

*"S" alguma coisa, é a tecnologia do óleo devido a adoção de melhores aditivos que diminuem a oxidação do óleo, aumento do poder detergente, mantendo o motor internamente mais limpo de carbonizações e melhor durabilidade da viscosidade do óleo. Então quanto maior a letra do alfabeto depois do "S" melhor será o óleo...

Ex.: Um óleo SL é melhor que um SJ, que é melhor que um SF. Na europa já estão sendo usados óleos com tecnologia SM. Eu estou no aguardo... Por enquanto não vi nenhum por aqui com esta nova tecnologia em aditivos.

Agora os números tipo 15W-50 , 25W-60, querem dizer que primeiramente o óleo é multiviscoso.

Ex: 15W-50

O número a esquerda do "W" é que relaciona a viscosidade do óleo na hora da partida a frio, no caso o 15 acima.

O número a direita do "W" é que relaciona a viscosidade do óleo durante o funcionamento normal do motor. Depois que o motor esta aquecido. No caso acima o 50.

Ai o bom senso nos leva a pensar... Na partida a frio eu quero um óleo menos viscoso para que ele suba mais rapidamente do cárter até o cabeçote quando bombeado, reduzindo os atritos iniciais q ocorrem na partida do motor.

E quando o motor tiver aquecido eu quero um óleo mais viscoso para que se permaneça uma melhor película de óleo entre a parede dos cilindros e os pistões diminuindo bastante os atritos nestas regiões.

Trocando em miudos... O melhor óleo é o que tem a maior letra depois do "S", o MENOR número a esquerda do "W" e o MAIOR número a direita do "W".

No caso do mineral... SL 15W-50 no caso do mineral é uma das melhores especificações hoje em dia.

Se for sintético tem SL de 0W-30 ou 5W-40

Outro coisa... No caso da VW em relação aos quadrados em regiões que a temperatura média é abaixo de 20°C durante quase todo ano pode se usar óleo com o final 30, em regiões que a temperatura é acima disto o aconselhável é usar óleo com o final 40 pra cima.

Isto claro para um motor em boas condições.... Para um motor cansado como no meu caso que tem mais de 218.000 km o ideal é usar um óleo de Alta KM para reduzir as folgas, barulhos e consumo. Normalmente a característica de um óleo Alta KM é ser do tipo 25W-60 de preferência para os que são SL terão melhores aditivos.

Todos abaixo são minerais!!!

O Shell Helix Standart (vermelho) SJ 20W-50, eu normalmente não gosto muito deste por ser SJ de tecnologia mais antiga.

O Shell Helix Super (amarelo) SL 15W-50, a meu ver o melhor mineral daki do Brasil para motores em boas condições.

Os Castrol são todos de tecnologia SL o que vc falow de "GTS" na verdade é o Castrol GTX 5X SL 20W-50, outro óleo muito bom

Tem também o Castrol GTX 1000 para carros 1000 que é SL 15W-40 (se seu motor estiver bom pode usar este ou o Shell Helix Super, caso esteja cansado procure um óleo de Alta KM)

Os Havoline da Texaco o pessoal fala muito bem deles, eu particularmente nunca usei, mas me parece ser ótimos óleos tb.

Original da VW são os Elaion da Repsol que são usados pela VW nos carros novos e nas manutenções nas concessionárias. Tem amigos meus que usam ele e gostam muito. Tem tanto sintético e base sintética como mineral.

Tem outras marcas com VS, Selenia (muito usado em carros FIAT), tem o Mobil da Esso, o Ursa da Texaco....

Agora não querendo desmerecer o produto brasileiro mas os óleos da LUBRAX pra mim são os mais fraquinhos de todos.

Já usei o SJ e o SL da LUBRAX e achei muito ruinzinhos estes óleos... São o feijão com arroz na categoria de óleo... normalemnte são 20W-50 atendem ao requisito mínimo da categoria e nada mais que isto... Por isso que custão tão barato... Em torno de 7 reais o litro.

Em questão de trocar o filtro vc pode trocar vez sim vez não... Eu particularmente troco sempre, a cada troca de óleo. Normalmente um filtro custa em torno de 10 reais em auto peças. Compre de marcas boas, como FRAM, METAL LEVE, WIX, TEC FIL, pq caso o filtro entupir ele tem um válvula que se rompe deixando o óleo circular pelo motor só que não filtrando mais. Os de marcas paralelas pode ocorrer desta válvula não se romper quando o filtro estiver saturado ou entupido e bloquear a circulação de óleo no motor... Podendo ter consequências desastrosas no seu motor.

Eu recomendo a troca de óleo mineral a cada 3000 km ou no máximo 1 ano o que acontecer primeiro. Devido a oxidação que vai ocorrendo no óleo com o passar do tempo. Eu já como sou chato, hehehehe deixo no máximo 6 meses senão der os 3000 km.

Rapaz não tem ignorância nenhuma da sua parte... Você ta aqui pra tirar suas dúvidas, outras pessoas te ajudarem, e em outras horas você também pode estar ajudando outras pessoas ou aqui no fórum ou conhecidos seus... Esta é a idéia principal de todo fórum, do pessoal discutir e trocar opiniões e conhecimentos a chegar num senso comum.

Abração rapá
:y:

uauu cara.. explicação perfeitaaaa!
valeu msmo hein... to pensando em trocar oleo hje,, agora o foda eh q nem sei ao certa a kilometragem dele, esta marcando 27707'5 km (o 5 eh 500 metros), entao no caso tem 27.707km e o carro soh marca ateh 99.000 km eh isso msm neh?? ou to viajando? hehe. e com certeza ja zeraram ele, pow ano94 kkkkkkkkkkkkkkk

mas em base a td q vc explicou e me disse, vou colocar o GTX 1000 15W-40 ou helix super (amarelo), ou um alta kilometragem

eh isso ai,, valeu parceiroo!
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Felipe Voya »

matheusfxx escreveu:
valeu msmo hein... to pensando em trocar oleo hje,, agora o foda eh q nem sei ao certa a kilometragem dele, esta marcando 27707'5 km (o 5 eh 500 metros), entao no caso tem 27.707km e o carro soh marca ateh 99.000 km eh isso msm neh?? ou to viajando? hehe. e com certeza ja zeraram ele, pow ano94 kkkkkkkkkkkkkkk

mas em base a td q vc explicou e me disse, vou colocar o GTX 1000 15W-40 ou helix super (amarelo), ou um alta kilometragem

Pelo que estou vendo o seu carro ta com uma quilometragem acima de 100.000 km o ideal seria o usar um alta km... sugestão o da castrol, mas se tu ta vendo que o motor ta com o funcionamento sereno e sem queimar óleo pode usar os outros dois que vc citou.

Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
matheusfxx
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por matheusfxx »

Felipe Voya escreveu:
matheusfxx escreveu:

Pelo que estou vendo o seu carro ta com uma quilometragem acima de 100.000 km o ideal seria o usar um alta km... sugestão o da castrol, mas se tu ta vendo que o motor ta com o funcionamento sereno e sem queimar óleo pode usar os outros dois que vc citou.

Abraços
opaa.. trokei o oleo do meu e o filtro hehe
colokei um SL 15W-40 proprio pra carro 1000.. senti q ficou bom o carro com o oleo.... fikei meio assim, pq acabei colocando da lubrax (Petrobras) e pelo o q vc disse nao eh bom neh!???, mas ateh q gostei, vamos ve com o tempo
proxima vez vou colocar outro

abraçoo
Tahoe
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Tahoe »

Eu acho os Lubrax bom. Tem os bons e os ruins... Os bons tem ótima relação custo benefício e boa especificação. Basta ver o lubrax sintético... um ótimo óleo por um bom preço. Mas tem o lubrax ruinzinhos tb que são baratos, tipo esse de 7,00 o litro.

Em motor a diesel os Lubrax mandam muito bem tb.

Nas carangas aqui de casa uso:

C-10: Lubrax Top Turbo(já usei o Extra Turbo tb, ambos são excelentes)

Palio(Shell Helix Super 10W40, semi sintético ótimo óleo, mas o preço subiu muito; Selenia 20K 15W40, semi sintético, barato mas não gosto muito; e Lubrax sintético 5W40 bom óleo com bom preço.

Gol: Ipiranga 20W50, muito bom, preço bom tb, Helix 15W50, muito bom e preço bom tb, Selenia 15W40, +ou-, preço bom.

Agora vou experimentar um lubrax no Gol e ver como fica.

[]'s

Thales
Palio 2002 - Fire/gasolina
Gol 1990/91 - CHT/alcool
C-10 1971 - Perkins/diesel
-------------------------------------------------------
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
tales eduardo
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por tales eduardo »

Ola parceiro mais vc viu que o Top turbo as especificação dele serve para ambos gasolina alcool e diesel... uso pq varios parceiros meu usam o problema e achar 15w40 no valor que é top turbo .. ai se torna um oleo barato e bom ...
Rodrigo Porto
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Rodrigo Porto »

vai fazer 2 anos e eu só uso o p/ alta quilometragen, é muito bom!
Gol Gti 1989 Azul (Restaurando)
pauloep23
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por pauloep23 »

ola pessoal queria sabe qual oleo bom para cambio ap 1.8 bom t+
proxima semana trocarrei o oleo (castrol alta km + Filtro+ cabio =)
AzEiToNeX
SUPORTE
SUPORTE
Carro: não tenho
Contato:

Mensagem por AzEiToNeX »

Titulo Editado conforme as Regras de Postagem do Fórum CdGQ!

[DÚVIDAS] [SUGESTÕES] [INFORMAÇÕES] [AJUDA]

Regras: http://www.golquadrado.com.br/forum/man ... 13764.html

Atenciosamente

Equipe CdGQ!
Santana 2000Mi - 1999
Rodas 17" - Perfil - 205/40/17

Fotos do meu Santanão:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =6&t=26601
marceloquinsan
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por marceloquinsan »

eu soh uso bardhal promax com ainda B-12 sempre nunca tive problemas
Gol 1.6 AP
Original
Sonzera
Carlos_Bilibio
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Carlos_Bilibio »

Desde que peguei o meu Voyage, to usando o semi sintetico !!!

Acredito ser melhor que o mineral, porem nao taão evoluido como o sintetico (que acho eu, desnecessário para os AP antigos)

Na primeira vez usei o Lubrax Tecno e agora passei pro Castrol GTX Exclusive, da VW !!!

Ja usei por 2 vezes aditivo (B12 e Power Rancing), e na segunda vez to notando que o motor ta ficando pesado pra virar, acho q vou dispensar o aditivo e continuar usando o Castrol semi 10w40 !!! (sempre trocando filtro) !!
Bordogue
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Bordogue »

Dae gurizada.

Só para maiores informações, acreditando que estou auxiliando, mas deixando a escolha do óleo para cada um, aí vai uma pequena aula sobre óleo automotivo.

Várias informações sobre óleo automotivo

Espero ter ajudado.
Editado pela última vez por Bordogue em 26 Jul 2009, 13:56, em um total de 1 vez.
duda288
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por duda288 »

oléo bom ''mobil 4t ''
vitor guedes
Membro
Membro
Carro:

Re: [DÚVIDAS] Qual Óleo usar ?

Mensagem por vitor guedes »

ze trovao escreveu:Galera boa noite!!!
Estou com uma duvida, a vW recomenda oleo mineral pra motor ap, mais quando foi lançado nossos motores não existiam oleo sintéticos.

Gostaria de saber qual oleo Sintético, mineral ou semi - sintético e porque ?
Obrigado!!

Cara eu coloco o mobil preto , akele mesmo recomendado paras as motos Honda, faz 3 anos que eu só coloko ele muito bom e ele esta no manual do meu gol .
ederson cc
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por ederson cc »

meu AP ta na origem, então sempre uso o:
_shell helix HX3 K alta quilometragem (25W-60_API SL/CF)
sempre troco o filtro c/ a troca do óleo.................
Ederson CC
CL / 94 / AZUL / AP1.8 (FOTOS NOVAS DA GOLETA, 1ª pagina)
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=12898
Sr.Ida
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Sr.Ida »

A) Opinião dos consumidores

Você pode usar um óleo que seu mecânico recomendou, ou que seu vizinho ou primo está utilizando e falou para você usar. Você pode utilizar um óleo barato, ou experimentar um óleo sintético caro, ou ainda aquele aditivo para “fortalecer”, pois você “viu” no vídeo e tal ...você acha que usar óleo de alta kilometragem é ideal para seu gol, pois já passou de 100.000 ...enfim... os depoimentos são importantes ... e com eles nós podemos aumentar nossos conhecimentos e verificar com que satisfação as pessoas estão depondo e com isto tirar proveito para com nosso próprio carro. Antes de mais nada, o carro é propriedade particular da pessoa, portanto ela faz o que bem quer por este ou aquele motivo...

B) Opinião da VW

Ai não é mais opinião, e sim normas e especificações... Talvez ela tenha encontrado resultado plausíveis nos óleos recomendados. Talvez seja marketing.. Acessem o site e vejam lá...

http://www.volkswagen.com/br/pt.html

1) Veículos produzidos até 11/2002 (especificação VW 501 01)

ÓLEO LUBRIFICANTE PARA MOTOR CONFORME VW 501 01

ESSO UNIFLO (SAE 15 W 40)
F1 MASTER (SAE 15 W 40)
MOTUL 4100 POWER (SAE 15 W 50)
MOTUL 6100 SYNERGIE (SAE 15 W 50)
PENTOTURBO (SAE 15 W 40)
Castrol GTX Exclusive (SAE 10 W 40)

2) Veículos produzidos a partir de 12/2002, quando do abastecimento de óleo nas manutenções (Serviço de troca de óleo, nos Serviços de Inspeção) ou simplesmente na complementação de nível, deverá ser utilizado apenas e exclusivamente, óleo para motor conforme especificação VW 502 00.

Norma VW 502 00 - Especificação para óleo com alto poder lubrificante (para motores a gasolina, álcool e GMV - Gás Metano Veicular). Os óleos que atendem a esta especificação além de possuírem as mesmas propriedades da especificação VW 501 01

ÓLEO LUBRIFICANTE PARA MOTOR CONFORME VW 502 00

ELAION PLUS (SAE 5 W 40)
F1 MASTER 502 (SAE 10 W 40)
LUBRAX SINTÉTICO (SAE 5 W 40)
MOBIL 1 (SAE 0 W 40)
MOTUL SYNERGIE 6100 + (SAE 10 W 40)
MOTUL 8100 E-Tech (SAE 0 W 40)
MOTUL 8100 X -cess (SAE 5 W 40)
PENTO HIGH PERFORMACE (SAE 5 W 40)
PENTOSYNTH (SAE 5 W 40)
PENTOSPEED (SAE 0 W 30)
TOTAL QUARTZ 9000 (SAE 5 W 40)

C) Manual do Proprietário ( no meu gol ano 89)

Naquele tempo, a VW ainda não possuía normas e especificações próprias da companhia.

Óleos recomendados
SAE 30, 20W40, 20W50
API SE ou API SF
Utilize óleo SAE 40 onde a temperatura média ambiente for superior a 25ºC.

D) Minha Opinião

Não sou mecânico, apenas uso o carro com muita intensidade no meu trabalho. Então posso dar meu testemunho, pois já utilizei muitas marcas e produtos:

1) O pior óleo que usei foi de marca desconhecida ... espumava...

2) O melhor óleo que utilizei foi um Valvoline 10w60 SH Racing sintético importado ano 1995 (no golzinho).

3) Não notei melhora usando aditivos (aquele STP oil tratament).

4) Não notei melhora usando óleos de alta kilometragem. Notei que fica muito grosso, tipo uma borra ou assim dizendo uma goma quando tirava a vareta.

5) Se você notar bem, verá que os óleos hoje em dia já estão bem melhorados para nossos veículos que são antigos. Então acredito que se você deva usar qualquer óleo de marca idônea com a classificação API SJ ou SL ( Castrol, Havoline, Shell, Ipiranga, etc) por uns 10,00 o litro respeitando um intervalo de 5000 km ou 6 meses. Não esqueça o filtro por uns 13,00 reais.

6) Se seu carro for gasolina, fica muito na garagem ou assim ...Exemplos:

-Em trajetos curtos (abaixo de 10 km diários) ou com motor funcionando em temperaturas abaixo do regime considerado ideal.

-Trânsito freqüente em baixos regimes de rotação do motor com tráfego intenso, onde o motor permanece um longo período em marcha lenta.

Então acredito que você deveria utilizar óleo semi-sintético SAE 15W40 daqueles da VW por uns 20,00 o litro para regime severo. Quando for fazer a conversão da primeira troca com o filtro através do bujão por baixo (não o faça na máquina de tirar por cima) você roda 3000 km para adaptação ou uns 04 meses se não chegar nos 3000. Depois na segunda você aumenta para 6000 km e respeita um intervalo de 6 meses. No mercadocar se você comprar os litros de óleo, a troca fica por 3,00 reais incluindo o filtro. Não vale misturar óleo mineral com óleo semi-sintético ou sintético nem com aditivos tipo militec ou molikot. Se você for efetuar a mudança não esqueça a troca do filtro todo sujo.

7) Não vale trocar 2 trocas de óleo para depois trocar por 01 filtro novo. Caso o nível abaixe. apenas reponha aquele resto que sobrou do 4º. litro.
Gol AP 1600 Álcool
Autolatina 89 Manual de Instruções e Manutenção Volkswagen
Não é carro de garagem
Pega trânsito todo dia e viaja muito...
bernardo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bernardo »

Muito boas as dicas sobre o oleo do motor. Mas vc sabe cual óleo vai na caixa de câmbios?, eu estive investigando e nao sei se o que vem de fábrica e o sintetico 75w90 ou semi sintêtico 80w90, aquí no meu país (uruguay), tem un marca AMALIE (USA) que dizem que e bom. o que vc acha?
abraco
bernardo
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”