Felipe Voya escreveu: Primeira coisa a fazer é ver a quilometragem do seu carro ou se já foi feito motor... Para ficar mais facil vc saber que tipo de óleo usar.
No seu caso como é gol 1000 é CHT, óleo recomendado é o mineral mesmo que atende perfeitamente a tecnologia da epoca deste motor.
Dentre os minerais tem vários... Um pouco de conhecimento das siglas que tanto confundem o pessoal...
*"S" alguma coisa, é a tecnologia do óleo devido a adoção de melhores aditivos que diminuem a oxidação do óleo, aumento do poder detergente, mantendo o motor internamente mais limpo de carbonizações e melhor durabilidade da viscosidade do óleo. Então quanto maior a letra do alfabeto depois do "S" melhor será o óleo...
Ex.: Um óleo SL é melhor que um SJ, que é melhor que um SF. Na europa já estão sendo usados óleos com tecnologia SM. Eu estou no aguardo... Por enquanto não vi nenhum por aqui com esta nova tecnologia em aditivos.
Agora os números tipo 15W-50 , 25W-60, querem dizer que primeiramente o óleo é multiviscoso.
Ex: 15W-50
O número a esquerda do "W" é que relaciona a viscosidade do óleo na hora da partida a frio, no caso o 15 acima.
O número a direita do "W" é que relaciona a viscosidade do óleo durante o funcionamento normal do motor. Depois que o motor esta aquecido. No caso acima o 50.
Ai o bom senso nos leva a pensar... Na partida a frio eu quero um óleo menos viscoso para que ele suba mais rapidamente do cárter até o cabeçote quando bombeado, reduzindo os atritos iniciais q ocorrem na partida do motor.
E quando o motor tiver aquecido eu quero um óleo mais viscoso para que se permaneça uma melhor película de óleo entre a parede dos cilindros e os pistões diminuindo bastante os atritos nestas regiões.
Trocando em miudos... O melhor óleo é o que tem a maior letra depois do "S", o MENOR número a esquerda do "W" e o MAIOR número a direita do "W".
No caso do mineral... SL 15W-50 no caso do mineral é uma das melhores especificações hoje em dia.
Se for sintético tem SL de 0W-30 ou 5W-40
Outro coisa... No caso da VW em relação aos quadrados em regiões que a temperatura média é abaixo de 20°C durante quase todo ano pode se usar óleo com o final 30, em regiões que a temperatura é acima disto o aconselhável é usar óleo com o final 40 pra cima.
Isto claro para um motor em boas condições.... Para um motor cansado como no meu caso que tem mais de 218.000 km o ideal é usar um óleo de Alta KM para reduzir as folgas, barulhos e consumo. Normalmente a característica de um óleo Alta KM é ser do tipo 25W-60 de preferência para os que são SL terão melhores aditivos.
Todos abaixo são minerais!!!
O Shell Helix Standart (vermelho) SJ 20W-50, eu normalmente não gosto muito deste por ser SJ de tecnologia mais antiga.
O Shell Helix Super (amarelo) SL 15W-50, a meu ver o melhor mineral daki do Brasil para motores em boas condições.
Os Castrol são todos de tecnologia SL o que vc falow de "GTS" na verdade é o Castrol GTX 5X SL 20W-50, outro óleo muito bom
Tem também o Castrol GTX 1000 para carros 1000 que é SL 15W-40 (se seu motor estiver bom pode usar este ou o Shell Helix Super, caso esteja cansado procure um óleo de Alta KM)
Os Havoline da Texaco o pessoal fala muito bem deles, eu particularmente nunca usei, mas me parece ser ótimos óleos tb.
Original da VW são os Elaion da Repsol que são usados pela VW nos carros novos e nas manutenções nas concessionárias. Tem amigos meus que usam ele e gostam muito. Tem tanto sintético e base sintética como mineral.
Tem outras marcas com VS, Selenia (muito usado em carros FIAT), tem o Mobil da Esso, o Ursa da Texaco....
Agora não querendo desmerecer o produto brasileiro mas os óleos da LUBRAX pra mim são os mais fraquinhos de todos.
Já usei o SJ e o SL da LUBRAX e achei muito ruinzinhos estes óleos... São o feijão com arroz na categoria de óleo... normalemnte são 20W-50 atendem ao requisito mínimo da categoria e nada mais que isto... Por isso que custão tão barato... Em torno de 7 reais o litro.
Em questão de trocar o filtro vc pode trocar vez sim vez não... Eu particularmente troco sempre, a cada troca de óleo. Normalmente um filtro custa em torno de 10 reais em auto peças. Compre de marcas boas, como FRAM, METAL LEVE, WIX, TEC FIL, pq caso o filtro entupir ele tem um válvula que se rompe deixando o óleo circular pelo motor só que não filtrando mais. Os de marcas paralelas pode ocorrer desta válvula não se romper quando o filtro estiver saturado ou entupido e bloquear a circulação de óleo no motor... Podendo ter consequências desastrosas no seu motor.
Eu recomendo a troca de óleo mineral a cada 3000 km ou no máximo 1 ano o que acontecer primeiro. Devido a oxidação que vai ocorrendo no óleo com o passar do tempo. Eu já como sou chato, hehehehe deixo no máximo 6 meses senão der os 3000 km.
Rapaz não tem ignorância nenhuma da sua parte... Você ta aqui pra tirar suas dúvidas, outras pessoas te ajudarem, e em outras horas você também pode estar ajudando outras pessoas ou aqui no fórum ou conhecidos seus... Esta é a idéia principal de todo fórum, do pessoal discutir e trocar opiniões e conhecimentos a chegar num senso comum.
Abração rapá
:y:
:uia:
Matou a pau hein mano! Acabou com as minhas dúvidas sobre óleo!
Parabéns ae! :y: