Alguem alem de mim ja rebaixou o bloco do motor do AP1800?
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Alguem alem de mim ja rebaixou o bloco do motor do AP1800?
Dae galera, estava procurando no fórum para ver se achava algum post sobre o assunto mais não encontrei e por isso resolvi perguntar: Alguém já rebaixou ou ouviu dizer de alguém que tenha rebaixado o bloco do motor?
Eu vou tentar explicar melhor.
Eu ia rebaixar o cabeçote do meu gol dai meu mecânico me disse que se eu rebaixasse o cabeçote eu apenas ia fazer ele esquentar mais o meu motor por ter menos área para dissipação de calor dai ele me sugeriu que eu tirasse 2 mm do bloco que aumentaria a taxa de compressão e a cilindrada o meu carro foi colocado os pistões do ap 2.0. agora falta acertar algumas coisinhas ainda Mas como ate hj não encontrei ninguém que tenha feito isso no motor não tive como comparar. O meu vizinho tinha um voyage com o cabeçote rebaixado um dia a gente foi "brincar" para ver qual era mais forte eu perdi um pouco na arrancada mais no final ele ficou para traz! Eu gostaria de saber se o que fiz no meu motor vai dar algum problema? e se tem mais alguém que já fez isso?
Valew!!!
PS: foi editado pois acabei me confundindo com os pistões rsrsrs vejam o post ate o final e vc entenderam
Eu vou tentar explicar melhor.
Eu ia rebaixar o cabeçote do meu gol dai meu mecânico me disse que se eu rebaixasse o cabeçote eu apenas ia fazer ele esquentar mais o meu motor por ter menos área para dissipação de calor dai ele me sugeriu que eu tirasse 2 mm do bloco que aumentaria a taxa de compressão e a cilindrada o meu carro foi colocado os pistões do ap 2.0. agora falta acertar algumas coisinhas ainda Mas como ate hj não encontrei ninguém que tenha feito isso no motor não tive como comparar. O meu vizinho tinha um voyage com o cabeçote rebaixado um dia a gente foi "brincar" para ver qual era mais forte eu perdi um pouco na arrancada mais no final ele ficou para traz! Eu gostaria de saber se o que fiz no meu motor vai dar algum problema? e se tem mais alguém que já fez isso?
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PS: foi editado pois acabei me confundindo com os pistões rsrsrs vejam o post ate o final e vc entenderam
Editado pela última vez por maumau08 em 12 Fev 2009, 23:49, em um total de 1 vez.
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cara, você ta confundindo as coisas.. vamos pelo começo:
a cilindrada não é o volume total no cilindro do motor, a cilindrada é o volume existente entre o ponto morto superior e o ponto morto inferior do pistão, se o seu pistão ta mais baixo, a única coisa que aumentou foi o tamanho da sua câmara de combustão, ou seja, o motor ficou destaxado, e é por isso que você ta levando bucha no farol, ficou sem arrancada!
eu fiz um desenho bem porco no paint pra vc ver:

ou seja, a sacada de rebaixar o cabeçote é reduzir o tamanho da câmara de combustão, aumento assim a taxa de compressão, o que você fez no seu caso foi baixar o pistão, ou seja, a câmara aumentou e a taxa reduziu... o que aumenta cilindrada é pistão maior ou vira mais cursado, pois aumenta aquela área que eu mostrei no desenho!
se você baixar o bloco a sua taxa vai voltar um pouquinho, mas daí vc baixou pistão e baixou bloco... só que aí o cabeçote vai descer também, e aí ficou o mesmo que montar pistões de cabeça chata né... axo que era melhor vc ter mantido os pistões e dado um totozinho de leve no cabeçote...
eu não gosto de rebaixar o bloco... o cabeçote vc baixa e se vc precisar destachar pra turbinar depois vc troca, agora o bloco ta no documento, se vc baixar ele vc num troca mais... eu aconselho voltar os pistões originais e baixar o cabeçote mesmo... essa de área de disspação de calor é história, os dutos de água continuam lá não continua? então :fiu:
mas vamos esperar a opinião dos outros membros.. é foda falar pra vc voltar tudo agora que vc mecheu nos pistões!
a cilindrada não é o volume total no cilindro do motor, a cilindrada é o volume existente entre o ponto morto superior e o ponto morto inferior do pistão, se o seu pistão ta mais baixo, a única coisa que aumentou foi o tamanho da sua câmara de combustão, ou seja, o motor ficou destaxado, e é por isso que você ta levando bucha no farol, ficou sem arrancada!
eu fiz um desenho bem porco no paint pra vc ver:

ou seja, a sacada de rebaixar o cabeçote é reduzir o tamanho da câmara de combustão, aumento assim a taxa de compressão, o que você fez no seu caso foi baixar o pistão, ou seja, a câmara aumentou e a taxa reduziu... o que aumenta cilindrada é pistão maior ou vira mais cursado, pois aumenta aquela área que eu mostrei no desenho!
se você baixar o bloco a sua taxa vai voltar um pouquinho, mas daí vc baixou pistão e baixou bloco... só que aí o cabeçote vai descer também, e aí ficou o mesmo que montar pistões de cabeça chata né... axo que era melhor vc ter mantido os pistões e dado um totozinho de leve no cabeçote...
eu não gosto de rebaixar o bloco... o cabeçote vc baixa e se vc precisar destachar pra turbinar depois vc troca, agora o bloco ta no documento, se vc baixar ele vc num troca mais... eu aconselho voltar os pistões originais e baixar o cabeçote mesmo... essa de área de disspação de calor é história, os dutos de água continuam lá não continua? então :fiu:
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Ao ensinar, se aprende pela segunda vez...
Não existem perguntas ruins, existem respostas ruins!
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Fets escreveu:cara, você ta confundindo as coisas.. vamos pelo começo:
a cilindrada não é o volume total no cilindro do motor, a cilindrada é o volume existente entre o ponto morto superior e o ponto morto inferior do pistão, se o seu pistão ta mais baixo, a única coisa que aumentou foi o tamanho da sua câmara de combustão, ou seja, o motor ficou destaxado, e é por isso que você ta levando bucha no farol, ficou sem arrancada!
eu fiz um desenho bem porco no paint pra vc ver:
ou seja, a sacada de rebaixar o cabeçote é reduzir o tamanho da câmara de combustão, aumento assim a taxa de compressão, o que você fez no seu caso foi baixar o pistão, ou seja, a câmara aumentou e a taxa reduziu... o que aumenta cilindrada é pistão maior ou vira mais cursado, pois aumenta aquela área que eu mostrei no desenho!
se você baixar o bloco a sua taxa vai voltar um pouquinho, mas daí vc baixou pistão e baixou bloco... só que aí o cabeçote vai descer também, e aí ficou o mesmo que montar pistões de cabeça chata né... axo que era melhor vc ter mantido os pistões e dado um totozinho de leve no cabeçote...
eu não gosto de rebaixar o bloco... o cabeçote vc baixa e se vc precisar destachar pra turbinar depois vc troca, agora o bloco ta no documento, se vc baixar ele vc num troca mais... eu aconselho voltar os pistões originais e baixar o cabeçote mesmo... essa de área de disspação de calor é história, os dutos de água continuam lá não continua? então :fiu:
mas vamos esperar a opinião dos outros membros.. é foda falar pra vc voltar tudo agora que vc mecheu nos pistões!
Dae valew pela explicação
entaum vou falar com meu mecanico ele me falou que se eu rebaixasse o bloco do motor ficava melhor do que o cabeçote mais sei la sou meio leigo no assunto, mas sobre os pistões se eu deixasse os pistões a alcool original eles bateriam no cabeçote devido a eu ter tirado 2mm do bloco isso de acordo com meu mecanico, mais valew pela resposta e pela explicação vou esperar mais um pouco ver se mais alguem responde algo diferente ou me da uma luz para ver o que eu faço em ultimo caso vou fazer meu mecanico baixar meu cabeçote e regular tudo denovo e de gratis pq a mão de obra eu ja paguei uma vez e não ficou bom agora ele que se f.... para arrumar o que eu quero e ver o goleta andando pakas.
Valew!!!!
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Não entendi, no primeiro post vc diz que seu carro está "dando um final animal parece que o motor não tem fim", dizendo que o trampo ficou bom, aí depois no segundo post vc diz: "eu ja paguei uma vez e não ficou bom", dizendo que o trampo não ficou bom.
E então, ficou ou não bom?
E então, ficou ou não bom?
Ricardo Máximo
GOL GL 91 1.8 AP
GOL GL 91 1.8 AP
Entaum vou tentar explicar melhor!!!!!Ricardo Máximo escreveu:Não entendi, no primeiro post vc diz que seu carro está "dando um final animal parece que o motor não tem fim", dizendo que o trampo ficou bom, aí depois no segundo post vc diz: "eu ja paguei uma vez e não ficou bom", dizendo que o trampo não ficou bom.
E então, ficou ou não bom?
Meu carro ele so tem final na arrancada ele deixou a desejar tipo pelo que me falaram do motor com essa configuração era para ficar melhor sabe ele anda bem mais demora muito para desenvolver eu achei que era so acerto de giclagem ou algo assim mais pelo que o Fets escreveu o meu carro ficou destaxado e fraco em baixas rotações. O meu carro ele puxa o giro do motor e parece que o motor não desenvolve da mesma forma sabe sei la como eu disse sou leigo no assunto achei que meu carro tava andando massa mais acho que poderia estar melhor sei la vou tentar falar com meu mecanico para tentar entender melhor o que ele fez com meu motor dai eu vejo o que eu faço.
Ah sobre o motor não ter fim acho que me enganei, acho que eh pq minha caixa e longa pelo que me disseram hj a minha caixa tem a 5ª marcha mais longa que as caixas normais e talvez por isso e que parecia que naum tinha fim sabe!!! Sei la to meio confuso com tudo isso vou esperar para ver o que vai dar!!!!
falow
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Sobre rebaixar o bloco, concordo em partes com o Fets, rebaixando o bloco, mantemos as câmaras do cabeçote com a mesma capacidade volumétrica com uma taxa maior.
Acredito que é mais vantajoso rebaixar o bloco sim, devido a capacidade do cabeçote, é comum na arrancada alguns carros aspirados utilizarem o bloco alto (do golf) devido a melhor R/L e rebaixar um pouquinho para taxá-lo, sem prejudicar o cabeçote o que é crucial na preparação.
Acredito que é mais vantajoso rebaixar o bloco sim, devido a capacidade do cabeçote, é comum na arrancada alguns carros aspirados utilizarem o bloco alto (do golf) devido a melhor R/L e rebaixar um pouquinho para taxá-lo, sem prejudicar o cabeçote o que é crucial na preparação.
Entendi mais Felipe, quantos mm mais ou menos tenho que tirar do meu cabeçote?? para que fique massa para andar sem prejudicar o cabeçote agora que ja tirei 2mm do bloco e a parte de cima dos pistões???Felipe Giulian escreveu:Sobre rebaixar o bloco, concordo em partes com o Fets, rebaixando o bloco, mantemos as câmaras do cabeçote com a mesma capacidade volumétrica com uma taxa maior.
Acredito que é mais vantajoso rebaixar o bloco sim, devido a capacidade do cabeçote, é comum na arrancada alguns carros aspirados utilizarem o bloco alto (do golf) devido a melhor R/L e rebaixar um pouquinho para taxá-lo, sem prejudicar o cabeçote o que é crucial na preparação.
Me desculpe pela iginorancia o que seguinifica "devido a melhor R/L". :fiu:
Desde ja agradeço obrigado peloas dicas..
Falow
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R/L é a relação entre biela e algo que não lembro agora
O bloco mais alto vai proporcionar uma melhor R/L, ou seja, teu motor atingirá giros mais altos com amior facilidade, e com menos risco de quebra se estivesse utilizando o bloco "convencíonal".
A biela fica menos inclinada dentro do cilindro, assim ela sofre menos esforço lateral.
Sobre mexer nos pistões eu não entendo muito dessa área, mas da uma procurada no Google sobre como calcular a taxa de compressão, ja vai ajudar, eu acho melhor deixar o cabeçote na altura original, mas retrabalhe ele, equalize dutos, coloque válvulas maiores, polimento dos dutos...
Se ficou confuso o que eu escrevi, posta ai de novo a dúvida :love:



A biela fica menos inclinada dentro do cilindro, assim ela sofre menos esforço lateral.
Sobre mexer nos pistões eu não entendo muito dessa área, mas da uma procurada no Google sobre como calcular a taxa de compressão, ja vai ajudar, eu acho melhor deixar o cabeçote na altura original, mas retrabalhe ele, equalize dutos, coloque válvulas maiores, polimento dos dutos...
Se ficou confuso o que eu escrevi, posta ai de novo a dúvida :love:
Felipe Giulian escreveu:R/L é a relação entre biela e algo que não lembro agora![]()
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O bloco mais alto vai proporcionar uma melhor R/L, ou seja, teu motor atingirá giros mais altos com amior facilidade, e com menos risco de quebra se estivesse utilizando o bloco "convencíonal".
A biela fica menos inclinada dentro do cilindro, assim ela sofre menos esforço lateral.
Sobre mexer nos pistões eu não entendo muito dessa área, mas da uma procurada no Google sobre como calcular a taxa de compressão, ja vai ajudar, eu acho melhor deixar o cabeçote na altura original, mas retrabalhe ele, equalize dutos, coloque válvulas maiores, polimento dos dutos...
Se ficou confuso o que eu escrevi, posta ai de novo a dúvida :love:
Valew agora ficou mais claro entendi o que vc queria dizer!!!
Obrigado pela ajuda vou ver aki com uns amigos meus que mexem com preparação de carros e vou perguntar o que eles acham mais valew mesmo a explicação
Quanto eu tiver uma postura sobre tudo isso eu posto aki blz!!!!
Falow abraço
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Meu Gol que tenho é Gasolina, mas usa Alcool... o dia que for pra mexer, só vou trocar os pistões pros do Alcool... talvez recaixar um poquinho o cabeçote, só isso...
Não entendi a vantagem, de tirar um pedaço do bloco e tirar um pedaço do pistão... é mesma coisa que vc rebaixar o cabeçote, e depois colocar uma junta mais grossa, vai voltar pro lugar que tava, coisa inutil.
Talvez o teu mecanico, andou colocando Pistão do 2.0, ai o pistão não da na altura do bloco, ai sim os kra baixa o bloco... mas isso é coisa que não faço nunca... então compro um Kit de Pistão e Biela Forjados do 1.9, que ja vem com bielas mais longas, e fica quase igual o bloco do G60 (bloco de Golf, bloco alto).
Não sei pra que tanta confuzao que fazem... tem mecanico que mexe mexe mexe, e fica pior doque tava... ai não sei se são burros ou se querem tomar dinheiro do cliente, ainda fico com a primeira opção, Burros mesmo.
Não entendi a vantagem, de tirar um pedaço do bloco e tirar um pedaço do pistão... é mesma coisa que vc rebaixar o cabeçote, e depois colocar uma junta mais grossa, vai voltar pro lugar que tava, coisa inutil.
Talvez o teu mecanico, andou colocando Pistão do 2.0, ai o pistão não da na altura do bloco, ai sim os kra baixa o bloco... mas isso é coisa que não faço nunca... então compro um Kit de Pistão e Biela Forjados do 1.9, que ja vem com bielas mais longas, e fica quase igual o bloco do G60 (bloco de Golf, bloco alto).
Não sei pra que tanta confuzao que fazem... tem mecanico que mexe mexe mexe, e fica pior doque tava... ai não sei se são burros ou se querem tomar dinheiro do cliente, ainda fico com a primeira opção, Burros mesmo.
Magaiver
- tarcisiodier
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meu bloco é rabaixado e posso te dizer o carro tava otimo tanto em baixa quanto em alta, agora estou com ele desmotando estou trocando a injeção que tinha por uma fueltech + pistoes e bielas forjados, taxa do meu motor era 15 a alcool agora to voltando ele pra gasolina pelos calculos vou ficar entre 190 a 200hp .. rebaixo o bloco esqce 2.100 vai ter q morrer no 1.9
Vai ficar loko o goleta para andar hein!!!!! Valew pela resposta pelo menos agora tenho uma esperança que meu gol ande tudo que ele deveria andar.... Valewtarcisiodier escreveu:meu bloco é rabaixado e posso te dizer o carro tava otimo tanto em baixa quanto em alta, agora estou com ele desmotando estou trocando a injeção que tinha por uma fueltech + pistoes e bielas forjados, taxa do meu motor era 15 a alcool agora to voltando ele pra gasolina pelos calculos vou ficar entre 190 a 200hp .. rebaixo o bloco esqce 2.100 vai ter q morrer no 1.9
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- Felipe Voya
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Chará vc acabou confundindo um pouco as coisas... :fiu:Felipe Giulian escreveu:R/L é a relação entre biela e algo que não lembro agora![]()
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O bloco mais alto vai proporcionar uma melhor R/L, ou seja, teu motor atingirá giros mais altos com amior facilidade, e com menos risco de quebra se estivesse utilizando o bloco "convencíonal".
A biela fica menos inclinada dentro do cilindro, assim ela sofre menos esforço lateral.
Sobre mexer nos pistões eu não entendo muito dessa área, mas da uma procurada no Google sobre como calcular a taxa de compressão, ja vai ajudar, eu acho melhor deixar o cabeçote na altura original, mas retrabalhe ele, equalize dutos, coloque válvulas maiores, polimento dos dutos...
Se ficou confuso o que eu escrevi, posta ai de novo a dúvida :love:
Radius/Length é o raio que o virabrequim descreve dentro do motor dividido pelo comprimento da biela. Isto é R/L. Quanto menor R/L melhor é motor em altos rpms.
Esta certo quando vc fala sobre a biela ficar mais ou menos inclinada dentro dos cilindro. Quanto menos inclinada a biela (ficando o mais vertical possivel) melhor é o motor em altos rpms.
A tecnologia atual das ligas de alumínio usadas nos pistões aceitam no máximo velocidades de deslocamento de 20m/s (pistão subindo e descendo dentro dos cilindros) acima disto eles começam a deformar levando a quebra do motor.
No caso do maumau08 quando ele rebaixou o bloco dele e depois tirou o excedente da cabeça do pistão que ficou acima da borda do bloco. Ele acabou trocando 6 por meia dúzia!!!! Com o detrimento dos pistões que ficaram mais frágeis depois disto. E um bloco que não aceita mais retífica com pistões originais. Só rebaixando pistões. Eu particularmente não gosto nem um pouco de rebaixar bloco.
Mas voltando o assunto da R/L... No caso dele não foi alterado em nada a R/L do carro dele pq o comprimento das bielas continua o mesmo e o virabrequim é o mesmo. Exagerando pra entender, ele poderia baixar 10 cm do bloco dele que não alteraria a R/L (Claro que tirar estes 10cm não existe!!! Não teria mais bloco. Só forcei a barra pra ficar mais fácil de entender)
Trocando em miudos... Se o bloco dele tivesse na altura original ou rebaixado a R/L é a mesma.
Agora quando vc se refere a um bloco mais alto, vc esta falando dos blocos AP de sigla ABA que são do Golf quadrado 2.0 8V que tem cabeçote de fluxo cruzado e do AP 2.0 16V do Gol e Parati GTI bola e GIII
Nos dois casos estes blocos só existem na versão 2.0 e eles usam bielas de 159mm maiores que as bielas dos AP's nacionais que usam bielas de 144mm. Eles usam o mesmo virabrequim (92,8mm de curso) dos AP's 2.0 nacionais mais tem R/L menor que os AP's 1.8 nacionais!!!! Porque tem as bielas mais compridas. Podendo trabalhar em regimes maiores de rpms.
O AP que tem a melhor R/L é o 1.6, que o dá características para uso bastante esportivo.
1.6 ---> R/L 0,268 muito boa (quanto menor melhor)
1.8 ---> R/L 0,300 é o limite
2.0 nac ---> R/L 0,322 péssima!!!! (motor com desgate muito acentuado e funcionamento áspero.)
2.0 16V ou 8V cross-flow ---> R/L 0,291 (melhor que a do 1.8 )
Agora por questão de curiosidade que o pessoal normalmente fica se perguntando como que os motores de Formula 1 conseguem atingir 18000 rpm... pq tem baixissima R/L.
Se vc repararem em revistas automotivas 90% dos carros que tem caracteristicas esportivas, a medida do diâmetro dos pistões é maior que a medida do curso do virabrequim. Com ajuda atingir mais facil altas rpms e mais potência.
Já nos motores Diesel normalmente os pistões tem diâmetro pequeno em relação ao curso do virabrequim. Priorizando torque excessivo já em baixas rotações. Mas não conseguem passar dos 3500rpms. Se passar vai voar biela pra tudo quanto é lado... hehehehehe
O curso de um AP 2.0 é 92,8mm o de um carro 1.0 gira em torno de 70mm e de um Formula 1 é de 41 ou 42mm de curso. Bem menor que de 1.0
Com isto os engenheiros conseguem manter a velocidade dos pistões dentro dos 20m/s, com uma biela não muito longa e um virabrequim com uma rotação incrível. E pistões com um diametro bem grande.
A idéia básica do Formula 1 é ter um virabrequim de curso bem pequeno com pistões de diametro grande. Claro que tem muitas outras melhorias como 4V por cilindros e muitas outras coisas mais...
Normalmente lá fora não usa-se tanto o termo R/L e sim R/S ratio
R ---> Rod --> Biela
S---> Stroke ---> Curso do virabrequim
Já este é o contrário do R/L... Quanto maior o valor melhor é motor
Na R/L o valor crítico é 0,300 (menor é melhor ou maior é pior)
Na R/S ratio o valor crítico é 1,666 (menor é pior ou maior é melhor)
O AP 1.8 tem R/S de 1,666 (no limite)
O AP 1.6 tem R/S de 1,860 (muito bom)
O AP 2.0 nacional tem R/S de 1,551 (muito ruim)
Num Fórmula 1 tem R/S de normalmente de 2,100 (EXCELENTÍSSIMO!!!)
Em relação ao cabeçote vc deu uma boa idéia... Se tiver uma boa grana pra colocar ele numa boa retífica para aumentar em polir dutos de admissão e escape, refazer as sedes de válvulas com 3 angulações para perfeita vedação, fazendo testes em bancada de fluxo e taxar ele, ai vai ficar canhão!!!! Mas pra fazer isto em um cabeçote bem feito o custo gira entre uns 1500,00 a 3000,00 só no cabeçote!!!!
Agora pra deixar o pessoal pensativo... hehehehehe
Vocês já devem ter ouvido falar dos motores B16 VTEC da Honda eles são 1.6 e o último do Honda Civic EK9 tem potência de 185 HP original de fábrica aspirado.
A Honda quando foi fazer este motor copiou as medidas do AP 1.6 na alemanha na época que é pistão de 81mm de diâmetro e curso de virabrequim de 77,4mm. Medidas milagrosas encontradas por engenheiros da Mercedes-Benz que foram trabalhar na AUDI na época em que a VW-AUDI solicitou a criação do AP 1.6 que quase uma década depois pediu novamente a criação do bloco ABA dos 2.0 16V que não tiveram a mesma repercurssão que o 1.6 por ter bielas muito compridas que eram frágeis.
Um dos motivos que o AP 1.6 ter sido vendido até pouco tempo nos Gols G4. O melhor AP 1.6 já fabricado foi do Gol GIII que era somente álcool, coisa rara de se encontrar que já vinha de fábrica com 13:1 de taxa no cabeçote.
Na metade da década de 90 pra frente a AUDI deu uma recapeada no AP 1.6 fazendo o bloco agora de alumínio e mudando as bielas de 144mm pelas de 149mm passando a R/L de 0,268 para 0,259 e também o desenvolvimento de um coletor de admissão variável, o SR.
Que é mesmo motor usado nos Golf 99/2000 motor 1.6 SR excelente motor!!! Em 2001 a VW faz a CAG*** e troca este motor pelo EA-111 que tem mais torque mas com uma R/L ruim e bem menos robusto que o anterior.
O problema dos nossos AP's esta na tecnologia do cabeçote que é bem ultrapassada.
Fico imaginando um bloco AP 1.6 com um cabeçote 16V deve ficar animal se bem preparado!!!!
Peço desculpas pela mensagem tão grande... Acabei me empolgando :fiu:
Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
DAEFelipe Voya escreveu:Chará vc acabou confundindo um pouco as coisas... :fiu:Felipe Giulian escreveu:R/L é a relação entre biela e algo que não lembro agora![]()
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O bloco mais alto vai proporcionar uma melhor R/L, ou seja, teu motor atingirá giros mais altos com amior facilidade, e com menos risco de quebra se estivesse utilizando o bloco "convencíonal".
A biela fica menos inclinada dentro do cilindro, assim ela sofre menos esforço lateral.
Sobre mexer nos pistões eu não entendo muito dessa área, mas da uma procurada no Google sobre como calcular a taxa de compressão, ja vai ajudar, eu acho melhor deixar o cabeçote na altura original, mas retrabalhe ele, equalize dutos, coloque válvulas maiores, polimento dos dutos...
Se ficou confuso o que eu escrevi, posta ai de novo a dúvida :love:
Radius/Length é o raio que o virabrequim descreve dentro do motor dividido pelo comprimento da biela. Isto é R/L. Quanto menor R/L melhor é motor em altos rpms.
Esta certo quando vc fala sobre a biela ficar mais ou menos inclinada dentro dos cilindro. Quanto menos inclinada a biela (ficando o mais vertical possivel) melhor é o motor em altos rpms.
A tecnologia atual das ligas de alumínio usadas nos pistões aceitam no máximo velocidades de deslocamento de 20m/s (pistão subindo e descendo dentro dos cilindros) acima disto eles começam a deformar levando a quebra do motor.
No caso do maumau08 quando ele rebaixou o bloco dele e depois tirou o excedente da cabeça do pistão que ficou acima da borda do bloco. Ele acabou trocando 6 por meia dúzia!!!! Com o detrimento dos pistões que ficaram mais frágeis depois disto. E um bloco que não aceita mais retífica com pistões originais. Só rebaixando pistões. Eu particularmente não gosto nem um pouco de rebaixar bloco.
Mas voltando o assunto da R/L... No caso dele não foi alterado em nada a R/L do carro dele pq o comprimento das bielas continua o mesmo e o virabrequim é o mesmo. Exagerando pra entender, ele poderia baixar 10 cm do bloco dele que não alteraria a R/L (Claro que tirar estes 10cm não existe!!! Não teria mais bloco. Só forcei a barra pra ficar mais fácil de entender)
Trocando em miudos... Se o bloco dele tivesse na altura original ou rebaixado a R/L é a mesma.
Agora quando vc se refere a um bloco mais alto, vc esta falando dos blocos AP de sigla ABA que são do Golf quadrado 2.0 8V que tem cabeçote de fluxo cruzado e do AP 2.0 16V do Gol e Parati GTI bola e GIII
Nos dois casos estes blocos só existem na versão 2.0 e eles usam bielas de 159mm maiores que as bielas dos AP's nacionais que usam bielas de 144mm. Eles usam o mesmo virabrequim (92,8mm de curso) dos AP's 2.0 nacionais mais tem R/L menor que os AP's 1.8 nacionais!!!! Porque tem as bielas mais compridas. Podendo trabalhar em regimes maiores de rpms.
O AP que tem a melhor R/L é o 1.6, que o dá características para uso bastante esportivo.
1.6 ---> R/L 0,268 muito boa (quanto menor melhor)
1.8 ---> R/L 0,300 é o limite
2.0 nac ---> R/L 0,322 péssima!!!! (motor com desgate muito acentuado e funcionamento áspero.)
2.0 16V ou 8V cross-flow ---> R/L 0,291 (melhor que a do 1.8 )
Agora por questão de curiosidade que o pessoal normalmente fica se perguntando como que os motores de Formula 1 conseguem atingir 18000 rpm... pq tem baixissima R/L.
Se vc repararem em revistas automotivas 90% dos carros que tem caracteristicas esportivas, a medida do diâmetro dos pistões é maior que a medida do curso do virabrequim. Com ajuda atingir mais facil altas rpms e mais potência.
Já nos motores Diesel normalmente os pistões tem diâmetro pequeno em relação ao curso do virabrequim. Priorizando torque excessivo já em baixas rotações. Mas não conseguem passar dos 3500rpms. Se passar vai voar biela pra tudo quanto é lado... hehehehehe
O curso de um AP 2.0 é 92,8mm o de um carro 1.0 gira em torno de 70mm e de um Formula 1 é de 41 ou 42mm de curso. Bem menor que de 1.0
Com isto os engenheiros conseguem manter a velocidade dos pistões dentro dos 20m/s, com uma biela não muito longa e um virabrequim com uma rotação incrível. E pistões com um diametro bem grande.
A idéia básica do Formula 1 é ter um virabrequim de curso bem pequeno com pistões de diametro grande. Claro que tem muitas outras melhorias como 4V por cilindros e muitas outras coisas mais...
Normalmente lá fora não usa-se tanto o termo R/L e sim R/S ratio
R ---> Rod --> Biela
S---> Stroke ---> Curso do virabrequim
Já este é o contrário do R/L... Quanto maior o valor melhor é motor
Na R/L o valor crítico é 0,300 (menor é melhor ou maior é pior)
Na R/S ratio o valor crítico é 1,666 (menor é pior ou maior é melhor)
O AP 1.8 tem R/S de 1,666 (no limite)
O AP 1.6 tem R/S de 1,860 (muito bom)
O AP 2.0 nacional tem R/S de 1,551 (muito ruim)
Num Fórmula 1 tem R/S de normalmente de 2,100 (EXCELENTÍSSIMO!!!)
Em relação ao cabeçote vc deu uma boa idéia... Se tiver uma boa grana pra colocar ele numa boa retífica para aumentar em polir dutos de admissão e escape, refazer as sedes de válvulas com 3 angulações para perfeita vedação, fazendo testes em bancada de fluxo e taxar ele, ai vai ficar canhão!!!! Mas pra fazer isto em um cabeçote bem feito o custo gira entre uns 1500,00 a 3000,00 só no cabeçote!!!!
Agora pra deixar o pessoal pensativo... hehehehehe
Vocês já devem ter ouvido falar dos motores B16 VTEC da Honda eles são 1.6 e o último do Honda Civic EK9 tem potência de 185 HP original de fábrica aspirado.
A Honda quando foi fazer este motor copiou as medidas do AP 1.6 na alemanha na época que é pistão de 81mm de diâmetro e curso de virabrequim de 77,4mm. Medidas milagrosas encontradas por engenheiros da Mercedes-Benz que foram trabalhar na AUDI na época em que a VW-AUDI solicitou a criação do AP 1.6 que quase uma década depois pediu novamente a criação do bloco ABA dos 2.0 16V que não tiveram a mesma repercurssão que o 1.6 por ter bielas muito compridas que eram frágeis.
Um dos motivos que o AP 1.6 ter sido vendido até pouco tempo nos Gols G4. O melhor AP 1.6 já fabricado foi do Gol GIII que era somente álcool, coisa rara de se encontrar que já vinha de fábrica com 13:1 de taxa no cabeçote.
Na metade da década de 90 pra frente a AUDI deu uma recapeada no AP 1.6 fazendo o bloco agora de alumínio e mudando as bielas de 144mm pelas de 149mm passando a R/L de 0,268 para 0,259 e também o desenvolvimento de um coletor de admissão variável, o SR.
Que é mesmo motor usado nos Golf 99/2000 motor 1.6 SR excelente motor!!! Em 2001 a VW faz a CAG*** e troca este motor pelo EA-111 que tem mais torque mas com uma R/L ruim e bem menos robusto que o anterior.
O problema dos nossos AP's esta na tecnologia do cabeçote que é bem ultrapassada.
Fico imaginando um bloco AP 1.6 com um cabeçote 16V deve ficar animal se bem preparado!!!!
Peço desculpas pela mensagem tão grande... Acabei me empolgando :fiu:
Abraços
Valew pela explicação agora comecei a entender um pouco mais sobre esses motores, vou falar com o mecânico que mexeu no meu motor e perguntar para ele pq ele mandou rebaixar os pistões tb ( vou ver se falo com ele já dai eu posto até o que ele falar), sem querer abusar da sua boa vontade o que devo fazer para melhorar na sua opinião o meu motor devo por os pistões originais a álcool novos, devo retrabalhar no cabeçote???? de preferência uma medida que não custe muito pois to meio se $$$$$$. Mais uma duvida o meu motor do jeito que esta ele ta destaxado?? E se eu colocar um kit turbo nele vai estourar o motor???? Tem algum problema mais serio em rebaixar o bloco??
Desculpe todas essas perguntar mais sou um apaixonado por gol e velocidade e por isso quero ter tudo bem certinho.
Desde já agradeço
falow
Abraço
Editado pela última vez por maumau08 em 11 Fev 2009, 06:45, em um total de 1 vez.
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Sou um feliz proprietario de uma gol GL 1990 preto com um motor fusado
Valew!!!!!
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Dae me desculpe a pergunta mais os seus pistões tb eram rebaixados ou eram originais???? quantos mm vc rebaixou o seu bloco??tarcisiodier escreveu:meu bloco é rabaixado e posso te dizer o carro tava otimo tanto em baixa quanto em alta, agora estou com ele desmotando estou trocando a injeção que tinha por uma fueltech + pistoes e bielas forjados, taxa do meu motor era 15 a alcool agora to voltando ele pra gasolina pelos calculos vou ficar entre 190 a 200hp .. rebaixo o bloco esqce 2.100 vai ter q morrer no 1.9
Obrigado
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- Felipe Voya
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Re: Alguem alem de mim ja rebaixou o bloco do motor do AP180
Tentando entender o que seu mecânico fez... Se ele rebaixou o bloco 2mm os pistões ficaram 2 mm acima da superficie do bloco. Sem dúvida ficou taxado seu motor. A meu ver eu acho que 2mm é coisa pra cacete e bem capaz mesmo que os pistões batessem no cabeçote, dependendo talvez da junta que iria ser usada no motor.maumau08 escreveu:Dae galera, estava procurando no fórum para ver se achava algum post sobre o assunto mais não encontrei e por isso resolvi perguntar: Alguém já rebaixou ou ouviu dizer de alguém que tenha rebaixado o bloco do motor?
Eu vou tentar explicar melhor.
Eu ia rebaixar o cabeçote do meu gol dai meu mecânico me disse que se eu rebaixasse o cabeçote eu apenas ia fazer ele esquentar mais o meu motor por ter menos área para dissipação de calor dai ele me sugeriu que eu tirasse 2 mm do bloco que aumentaria a taxa de compressão e a cilindrada mas se eu montasse os pistões a álcool original os pistões iam bater no cabeçote dai eu tive que mandar tirar a parte mais alta e deixar ele reto igual ao dos motores flex. Assim meu motor trabalha com o cabeçote original mais com uma cilindrada maior , aproximadamente 2,2 litros) dando um final animal parece que o motor não tem fim.... Mas como ate hj não encontrei ninguém que tenha feito isso no motor não tive como comparar. O meu vizinho tinha um voyage com o cabeçote rebaixado um dia a gente foi "brincar" para ver qual era mais forte eu perdi um pouco na arrancada mais no final ele ficou para traz! Eu gostaria de saber se o que fiz no meu motor vai dar algum problema? e se tem mais alguém que já fez isso?
Valew!!!
Os pistões de AP álcool e flex são de cabeça plana, só não sei se tem diferença de altura do pistão álcool para o flex. O meu é alcool e originalmente é plano o pistão. Os pistões de gasolina que são diferentes, eles tem uma cava no meio do pistão.
Na foto abaixo os pistões da ponta são de gasolina e os 2 do meio são de álcool.

Quando vc fala de tirar a parte mais alta do pistão, eu entendi que ele comprou pistão de gasolina e aplainou ele até ficar como se fosse um de alcool só que mais baixo.
Neste caso como o pistão voltou a facear o bloco e não foi feito nada no cabeçote a taxa voltou a ficar como a original (taxa de álcool, pistão de cabeça plana 12,3:1). Só se o pistão ficou um pouco pra fora do bloco que irá dar taxa.
Outra coisa... Quando vc fala em ter elevado a cilindrada para 2.2, só dá se vc trocar o seu virabrequim de 1.6 ou 1.8 por um de 2.0 e usar pistões 86mm de diâmetro do Monza 2.0 para chegar na cilindrada de 2156cc o tal 2.2 que o pessoal fala. Sem contar que se o seu bloco for de 1.6 / 1.8 (mesmo bloco) vc teria que usinar as paredes do bloco para que o virabrequim e bielas não encostem nestas paredes. Se o bloco for de 2.0 não precisa disto.
Outra coisa, a parede entre um cilindro e outro vai ficar extremamente fina, que dependendo da taxa usada pode levar o motor a quebras. Sem contar que este bloco não aceita mais retificas. Quebro o bloco vai pro lixo.
Não sei como esta realmente o seu bloco... Se esta 2.2 como vc falou antes, fica praticamente impossivel voltar ele para original... Ainda mais que o bloco também foi rebaixado... Me desculpe falar isto mais o bloco vira praticamente lixo depois que o motor ficar cansado ou ter alguma quebra.maumau08 escreveu:
DAE
Valew pela explicação agora comecei a entender um pouco mais sobre esses motores, vou falar com o mecânico que mexeu no meu motor e perguntar para ele pq ele mandou rebaixar os pistões tb ( vou ver se falo com ele já dai eu posto até o que ele falar), sem querer abusar da sua boa vontade o que devo fazer para melhorar na sua opinião o meu motor devo por os pistões originais a álcool novos, devo retrabalhar no cabeçote???? de preferência uma medida que não custe muito pois to meio se $$$$$$. Mais uma duvida o meu motor do jeito que esta ele ta destaxado?? E se eu colocar um kit turbo nele vai estourar o motor???? Tem algum problema mais serio em rebaixar o bloco??
Desculpe todas essas perguntar mais sou um apaixonado por gol e velocidade e por isso quero ter tudo bem certinho.
Desde já agradeço
falow
Abraço
Mas se ele esta ainda encamisado dentro das sobremedidas usadas pela VW sem duvida dá pra voltar ao tipo de pistão original, encamisando com cilindros na medida STD e pistões STD, e tem mais 3 sobremedidas de retificas até se encamisado novamente. Neste caso não se perde o bloco. Só que no seu caso como foi rebaixado o bloco irá sempre ter que rebaixar também os pistões faceando eles com a borda do bloco.
Eu achei esta foto de outro forum que este bloco foi retirado as camisas (cilindros) e feito a retifica diretamente nas paredes do bloco. E usado pistões de moto Honda XLX de 84mm de diâmetro. Coisa de Prof. Pardal que não vem ao caso agora... risos Só usei a foto pra ilustrar.
E pela foto pode-se observar que os pistões estão um pouco pra fora, tipo como se o bloco fosse rebaixado.
Este bloco só vai aceitar mais duas retificas e depois é lixo.
Olhando pra foto novamente, vê-se que tem ainda uma boa espessura de parede entre um cilindro e outro e dos dutos de óleo e água. Usando pistões de 86mm de diâmetro GM ficam finas demais, podendo o bloco trincar facilmente.

Se vc vai usar uma turbina no carro o melhor é deixar o mais destaxado possivel. Tipo 8:1 ou 8,5:1 para poder abusar até uns 1,2kg se forjar o motor. Mas se for usar aspirado da um bom trato no cabeçote aumentando dutos e polindo, mesma coisa no coletor de admissão, instalação de válvulas maiores, um bom carbura (2E, 3E, Weber 40), um comando 276° ou 288° depende de quanto bruto vc vai querer o carro e principalmente do bolso.
Um exemplo: Motor AP 1.8 álcool original (diam. 81mm e curso 86,4mm) taxa de 12,3:1 isto de fábrica.
Fazendo os cálculos aqui... Rebaixando o cabeçote em 1mm a taxa passa de 12,3:1 para 14:1
Para se ter a mesma taxa 14:1 em um 1.6, rebaixa 0,9mm
Eu particularmente não aconselho ninguém a rebaixar bloco. Além de sair mais caro perde a originalidade do bloco e é ele que vale em questão de documentação para o DETRAN.
Rebaixando o cabeçote sai bem mais barato para se obter o mesmo resultado de taxa. Se fizer alguma M****, compra-se outro facilmente se burocracia... Já o bloco é só dor de cabeça pra legalizar ele junto ao DETRAN. Se fizer aperfeiçoamentos no cabeçote como falei antes fica melhor ainda, só que o preço sobe bastante também.
Pra quem quer ter potência a baixo custo o negócio é usar um kit turbo, que no total da brincadeira gira em torno de uns 2000,00 e a pressão varia... No máximo até uns 0,5kg no carro taxado pra álcool e podendo usar até uns 1,2kg no carro taxado pra gasolina mas usando álcool como combustível. Outra coisa também, o carro turbinado fica mais econômico que o aspiradão em questão de consumo. Em questão de estourar o motor só se ele estiver muito taxado e vc colocar muita pressão ou se ele estiver 2.2 vai quebrar facilmente. Mas isto depende de quanto vai de pressão, se vc só anda com o pé atolado no acelerador ou vai dosando... Tem que ver se o cara tem vocação pra cupim de ferro ou não... risos (Desculpa a brincadeira)
Um bom aspiradão sai bem mais caro que isto. Mas pra mim é muito mais prazeirozo.
Eu comparo assim... O turbo é como se fosse um cara magricelo com uma arma na mão para matar. O aspirado, o cara malha, faz musculação, luta jiu-jtsu, karatê, kong fu, se prepara todo para ser uma “arma”.
É mais ou menos assim que eu penso na “beleza” em aspirar ... hehehehehehe
Espero que não tenha complicado muito, mas dê pra vc pensar no que foi feito no seu carro.
Pra mim não dá pra dizer pra vc que é uma coisa se não estou vendo o que o seu mecânico fez nele e vc não tem muita certeza. Mostrei várias coisas para vc poder analisar.
Se continuar com dúvida pode perguntar.
Abraços
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Re: Alguem alem de mim ja rebaixou o bloco do motor do AP180
DaeFelipe Voya escreveu:Tentando entender o que seu mecânico fez... Se ele rebaixou o bloco 2mm os pistões ficaram 2 mm acima da superficie do bloco. Sem dúvida ficou taxado seu motor. A meu ver eu acho que 2mm é coisa pra cacete e bem capaz mesmo que os pistões batessem no cabeçote, dependendo talvez da junta que iria ser usada no motor.maumau08 escreveu:Dae galera, estava procurando no fórum para ver se achava algum post sobre o assunto mais não encontrei e por isso resolvi perguntar: Alguém já rebaixou ou ouviu dizer de alguém que tenha rebaixado o bloco do motor?
Eu vou tentar explicar melhor.
Eu ia rebaixar o cabeçote do meu gol dai meu mecânico me disse que se eu rebaixasse o cabeçote eu apenas ia fazer ele esquentar mais o meu motor por ter menos área para dissipação de calor dai ele me sugeriu que eu tirasse 2 mm do bloco que aumentaria a taxa de compressão e a cilindrada mas se eu montasse os pistões a álcool original os pistões iam bater no cabeçote dai eu tive que mandar tirar a parte mais alta e deixar ele reto igual ao dos motores flex. Assim meu motor trabalha com o cabeçote original mais com uma cilindrada maior , aproximadamente 2,2 litros) dando um final animal parece que o motor não tem fim.... Mas como ate hj não encontrei ninguém que tenha feito isso no motor não tive como comparar. O meu vizinho tinha um voyage com o cabeçote rebaixado um dia a gente foi "brincar" para ver qual era mais forte eu perdi um pouco na arrancada mais no final ele ficou para traz! Eu gostaria de saber se o que fiz no meu motor vai dar algum problema? e se tem mais alguém que já fez isso?
Valew!!!
Os pistões de AP álcool e flex são de cabeça plana, só não sei se tem diferença de altura do pistão álcool para o flex. O meu é alcool e originalmente é plano o pistão. Os pistões de gasolina que são diferentes, eles tem uma cava no meio do pistão.
Na foto abaixo os pistões da ponta são de gasolina e os 2 do meio são de álcool.
Quando vc fala de tirar a parte mais alta do pistão, eu entendi que ele comprou pistão de gasolina e aplainou ele até ficar como se fosse um de alcool só que mais baixo.
Neste caso como o pistão voltou a facear o bloco e não foi feito nada no cabeçote a taxa voltou a ficar como a original (taxa de álcool, pistão de cabeça plana 12,3:1). Só se o pistão ficou um pouco pra fora do bloco que irá dar taxa.
Outra coisa... Quando vc fala em ter elevado a cilindrada para 2.2, só dá se vc trocar o seu virabrequim de 1.6 ou 1.8 por um de 2.0 e usar pistões 86mm de diâmetro do Monza 2.0 para chegar na cilindrada de 2156cc o tal 2.2 que o pessoal fala. Sem contar que se o seu bloco for de 1.6 / 1.8 (mesmo bloco) vc teria que usinar as paredes do bloco para que o virabrequim e bielas não encostem nestas paredes. Se o bloco for de 2.0 não precisa disto.
Outra coisa, a parede entre um cilindro e outro vai ficar extremamente fina, que dependendo da taxa usada pode levar o motor a quebras. Sem contar que este bloco não aceita mais retificas. Quebro o bloco vai pro lixo.
Não sei como esta realmente o seu bloco... Se esta 2.2 como vc falou antes, fica praticamente impossivel voltar ele para original... Ainda mais que o bloco também foi rebaixado... Me desculpe falar isto mais o bloco vira praticamente lixo depois que o motor ficar cansado ou ter alguma quebra.maumau08 escreveu:
DAE
Valew pela explicação agora comecei a entender um pouco mais sobre esses motores, vou falar com o mecânico que mexeu no meu motor e perguntar para ele pq ele mandou rebaixar os pistões tb ( vou ver se falo com ele já dai eu posto até o que ele falar), sem querer abusar da sua boa vontade o que devo fazer para melhorar na sua opinião o meu motor devo por os pistões originais a álcool novos, devo retrabalhar no cabeçote???? de preferência uma medida que não custe muito pois to meio se $$$$$$. Mais uma duvida o meu motor do jeito que esta ele ta destaxado?? E se eu colocar um kit turbo nele vai estourar o motor???? Tem algum problema mais serio em rebaixar o bloco??
Desculpe todas essas perguntar mais sou um apaixonado por gol e velocidade e por isso quero ter tudo bem certinho.
Desde já agradeço
falow
Abraço
Mas se ele esta ainda encamisado dentro das sobremedidas usadas pela VW sem duvida dá pra voltar ao tipo de pistão original, encamisando com cilindros na medida STD e pistões STD, e tem mais 3 sobremedidas de retificas até se encamisado novamente. Neste caso não se perde o bloco. Só que no seu caso como foi rebaixado o bloco irá sempre ter que rebaixar também os pistões faceando eles com a borda do bloco.
Eu achei esta foto de outro forum que este bloco foi retirado as camisas (cilindros) e feito a retifica diretamente nas paredes do bloco. E usado pistões de moto Honda XLX de 84mm de diâmetro. Coisa de Prof. Pardal que não vem ao caso agora... risos Só usei a foto pra ilustrar.
E pela foto pode-se observar que os pistões estão um pouco pra fora, tipo como se o bloco fosse rebaixado.
Este bloco só vai aceitar mais duas retificas e depois é lixo.
Olhando pra foto novamente, vê-se que tem ainda uma boa espessura de parede entre um cilindro e outro e dos dutos de óleo e água. Usando pistões de 86mm de diâmetro GM ficam finas demais, podendo o bloco trincar facilmente.
Se vc vai usar uma turbina no carro o melhor é deixar o mais destaxado possivel. Tipo 8:1 ou 8,5:1 para poder abusar até uns 1,2kg se forjar o motor. Mas se for usar aspirado da um bom trato no cabeçote aumentando dutos e polindo, mesma coisa no coletor de admissão, instalação de válvulas maiores, um bom carbura (2E, 3E, Weber 40), um comando 276° ou 288° depende de quanto bruto vc vai querer o carro e principalmente do bolso.
Um exemplo: Motor AP 1.8 álcool original (diam. 81mm e curso 86,4mm) taxa de 12,3:1 isto de fábrica.
Fazendo os cálculos aqui... Rebaixando o cabeçote em 1mm a taxa passa de 12,3:1 para 14:1
Para se ter a mesma taxa 14:1 em um 1.6, rebaixa 0,9mm
Eu particularmente não aconselho ninguém a rebaixar bloco. Além de sair mais caro perde a originalidade do bloco e é ele que vale em questão de documentação para o DETRAN.
Rebaixando o cabeçote sai bem mais barato para se obter o mesmo resultado de taxa. Se fizer alguma M****, compra-se outro facilmente se burocracia... Já o bloco é só dor de cabeça pra legalizar ele junto ao DETRAN. Se fizer aperfeiçoamentos no cabeçote como falei antes fica melhor ainda, só que o preço sobe bastante também.
Pra quem quer ter potência a baixo custo o negócio é usar um kit turbo, que no total da brincadeira gira em torno de uns 2000,00 e a pressão varia... No máximo até uns 0,5kg no carro taxado pra álcool e podendo usar até uns 1,2kg no carro taxado pra gasolina mas usando álcool como combustível. Outra coisa também, o carro turbinado fica mais econômico que o aspiradão em questão de consumo. Em questão de estourar o motor só se ele estiver muito taxado e vc colocar muita pressão ou se ele estiver 2.2 vai quebrar facilmente. Mas isto depende de quanto vai de pressão, se vc só anda com o pé atolado no acelerador ou vai dosando... Tem que ver se o cara tem vocação pra cupim de ferro ou não... risos (Desculpa a brincadeira)
Um bom aspiradão sai bem mais caro que isto. Mas pra mim é muito mais prazeirozo.
Eu comparo assim... O turbo é como se fosse um cara magricelo com uma arma na mão para matar. O aspirado, o cara malha, faz musculação, luta jiu-jtsu, karatê, kong fu, se prepara todo para ser uma “arma”.
É mais ou menos assim que eu penso na “beleza” em aspirar ... hehehehehehe
Espero que não tenha complicado muito, mas dê pra vc pensar no que foi feito no seu carro.
Pra mim não dá pra dizer pra vc que é uma coisa se não estou vendo o que o seu mecânico fez nele e vc não tem muita certeza. Mostrei várias coisas para vc poder analisar.
Se continuar com dúvida pode perguntar.
Abraços
Valew pela paciencia em me explicar bem certinho tudo obrigado.
Mas vamos ao que interessa entaum fui falar com o mecanico que preparou meu carro e ele me explicou bem certinho o que ele fez no motor. ai vai realmente ele mandou tirar 2mm do bloco dai colocou os pistões do ap 2.0 e não mandou baixar os pistões como eu tinha dito eu me enganei ele me disse na epoca que ia ver se ia precisar rebaixar os pistões isso caso ele batencem no cabeçote. o meu carro tava meio amarrado pq o ponto do meu motor tava adiantado e meu avanço por vacuo do distribuidor estava com um furo na mangueira agora ja ta bem melhor, para ficar perfeito falta eu acertar meu bura que eh um M***** para acertar pois e um TLDZ, amanha vou ver se sompro um gicle de 180 ou 190 para o segundo estagio e vou colocar o acionamento do segundo estagio mecanico com uma mola da bura de fusca e vou aproveitar e dar uma limpada no meu bura tb...
o meu gol ta indo bem ate uns 3000 rpm dai parece que o motor perde rendimento eh por isso que vou aumentar o segundo estagio e vou colocar a abertura do segundo estagio com mola dai vou ver como uq vai ficar... agora acho que eh so acertar ele e sair para o abraço....
Concordo com vc eu tb prefiro mil vezes um aspiradão do que um turbo acho que o aspirado eh mais confiavel e mais limpo para rodar não precisar ficar fugindo de blitz!!!!
Mais eh isso assim que tiver algo para falar eu posto aki e muito obrigado de novo pela explicação abraço
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Dae galera
consegui fazer o goleta andar ontem eu desmontei todo meu bura e vi como que tava a giglagem dele e estava assim 140 para o primeiro estagio e 160 para o segundo dai eu fui e comprei um gicle de 180 e outro de 190, coloquei o de 180 e sai dar uma volta, nossa que diferença agora sim ta andando massa depois de muitas tentativas enfim acertei o meu bura, agora so falta eu por o acionamento do segundo estagio por mola e guardar dinheiro para mais pra frente colocar outro bura um 3e ou weber 40, um dosador bomba eletrica e um comandão 276° ou 288° e uma polia regulavel dai e so alegria rsrsrsrsrsrsrs mais isso tudo vai levar um tempo pois vai muita grana!!!!!!!!
Mais e isso ai valeu pela ajuda de todos
Abraço
consegui fazer o goleta andar ontem eu desmontei todo meu bura e vi como que tava a giglagem dele e estava assim 140 para o primeiro estagio e 160 para o segundo dai eu fui e comprei um gicle de 180 e outro de 190, coloquei o de 180 e sai dar uma volta, nossa que diferença agora sim ta andando massa depois de muitas tentativas enfim acertei o meu bura, agora so falta eu por o acionamento do segundo estagio por mola e guardar dinheiro para mais pra frente colocar outro bura um 3e ou weber 40, um dosador bomba eletrica e um comandão 276° ou 288° e uma polia regulavel dai e so alegria rsrsrsrsrsrsrs mais isso tudo vai levar um tempo pois vai muita grana!!!!!!!!
Mais e isso ai valeu pela ajuda de todos
Abraço
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Re: Alguem alem de mim ja rebaixou o bloco do motor do AP180
Agora entendi o que seu mecânico fez... Ele transformou o seu motor para 1.9 colocando pistões de 2.0 e usando o vira de 1.8, e rebaixou o bloco para que os pistões no ponto morto superior ficassem faceados com a borda do bloco. O unico problema que vc perdeu a durabilidade do bloco, pq ele agora esta com os cilindros trabalhando sem as camisas.maumau08 escreveu:
Dae
Valew pela paciencia em me explicar bem certinho tudo obrigado.
Mas vamos ao que interessa entaum fui falar com o mecanico que preparou meu carro e ele me explicou bem certinho o que ele fez no motor. ai vai realmente ele mandou tirar 2mm do bloco dai colocou os pistões do ap 2.0 e não mandou baixar os pistões como eu tinha dito eu me enganei ele me disse na epoca que ia ver se ia precisar rebaixar os pistões isso caso ele batencem no cabeçote. o meu carro tava meio amarrado pq o ponto do meu motor tava adiantado e meu avanço por vacuo do distribuidor estava com um furo na mangueira agora ja ta bem melhor, para ficar perfeito falta eu acertar meu bura que eh um M***** para acertar pois e um TLDZ, amanha vou ver se sompro um gicle de 180 ou 190 para o segundo estagio e vou colocar o acionamento do segundo estagio mecanico com uma mola da bura de fusca e vou aproveitar e dar uma limpada no meu bura tb...
o meu gol ta indo bem ate uns 3000 rpm dai parece que o motor perde rendimento eh por isso que vou aumentar o segundo estagio e vou colocar a abertura do segundo estagio com mola dai vou ver como uq vai ficar... agora acho que eh so acertar ele e sair para o abraço....
Concordo com vc eu tb prefiro mil vezes um aspiradão do que um turbo acho que o aspirado eh mais confiavel e mais limpo para rodar não precisar ficar fugindo de blitz!!!!rsrsrsrssrs
Mais eh isso assim que tiver algo para falar eu posto aki e muito obrigado de novo pela explicação abraço
Ahhhh os pistões do 2.0 foram o de álcool né!? E sabe qual a medida do diâmetro usado nos pistões ou STD ou sobremedidas.
2.0 tem STD (82,50mm) 1ª (83,00mm) 2ª (83,50mm)
Mas se ele não deu nenhum passe no cabeçote para rebaixar ele e se tiver usando os pistões de álcool a sua taxa de compressão continua a mesma da original 12,3:1
E todo bom aspiradão tem que dar uma taxada para o carro ficar mais agressivo.
Em relação a ficar amarrado depois de certo giro, pode ser ponto da correia dentada que pode ter pulado dente e esteja adiantada, deixando o carro bem forte pra arrancar mais amarra legal de final. Ou as mesmas características para o ponto da ignição no distribuidor. Atrasando um pouco ele.
E se tudo isto estiver correto (acreditando que velas, cabos, bobina e rotor estejam bons) é partir para tentativa e erro, com giglês, flautas, respiros até achar a combinação que deixe o mais agradável para vc no seu carbura.
2º estágio mecânico na estrada é bem mais divertido que o a vácuo. O carro responde bem melhor deixando bem mais confiável nas ultrapassagens.
Vlw
Editado pela última vez por Felipe Voya em 16 Fev 2009, 20:58, em um total de 1 vez.
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Se já colocar uma Weber 40 em pé vai melhorar pacas... Mas tb vai beber demais!!!!maumau08 escreveu:Dae galera
consegui fazer o goleta andar ontem eu desmontei todo meu bura e vi como que tava a giglagem dele e estava assim 140 para o primeiro estagio e 160 para o segundo dai eu fui e comprei um gicle de 180 e outro de 190, coloquei o de 180 e sai dar uma volta, nossa que diferença agora sim ta andando massa depois de muitas tentativas enfim acertei o meu bura, agora so falta eu por o acionamento do segundo estagio por mola e guardar dinheiro para mais pra frente colocar outro bura um 3e ou weber 40, um dosador bomba eletrica e um comandão 276° ou 288° e uma polia regulavel dai e so alegria rsrsrsrsrsrsrs mais isso tudo vai levar um tempo pois vai muita grana!!!!!!!!
Mais e isso ai valeu pela ajuda de todos
Abraço
Na tua lista ai só faltou um coletor de escape 4x1, volante do motor aliviado.
Claro que rola outros detalhes menores que os preparadores usam pra tirar o sumo do AP.
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A