4 de 10 da mais som que 2 de 12?

Espaço destinado para dúvidas, informações e curiosidades sobre som automotivo.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Fujiwara

4 de 10 da mais som que 2 de 12?

Mensagem por Fujiwara »

então, minha dúvida é a seguinte, se eu colocar 4 subs de 10, a eficiencia deles vai ser melhor do que 2 de 12, no volume do grave?, minha idéia de fazer isso é pra poder melhorar um pouco os transigentes, pois devido ao tamanho reduzido do cone ele pode se movimentar mais rapido, deixando o nivel de detalhamento da musica melhor..

mas eles dariam o mesmo tanto de grave que 2 de 12?

obrigado pela ajuda
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro:
Contato:

Mensagem por oxy »

vamus pensar assim 2 de 12 da 400 rms 200 cada, 4 de 10 da 400rms 100 cada, logo os 4 de 10 ira tocar menos spl q os de 12 pois usara mais espaço em caixa, gerando menos volume...

sempre vale essa regra:
mais vale um em caixa descente do q 2 em caixa pequena..
Imagem
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

nem se eu fizer uma caixa maior num daria certo não?

eu chegei na minha conclusão, levando em conta que a área dos 4 falantes somados movimentaria mais ar do que a area de 2 falantes..
GoatE
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por GoatE »

mas tem q ve qual carro. crio q no gol naum da pra faze uma caxa com mais espaço.... pq tem q ser grandinho o tamanho da caxa preles bate como devia..
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

GoatE escreveu:mas tem q ve qual carro. crio q no gol naum da pra faze uma caxa com mais espaço.... pq tem q ser grandinho o tamanho da caxa preles bate como devia..
num é no gol não, é em outro carro, a mala dele tem espaço pra por caixa grande, e como eu não uso a mala, o tamanho da caixa não importa muito, minha prioridade é o detalhamento sonoro...

pro gol eu tenho outros planos pro som hehe
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro:
Contato:

Mensagem por oxy »

2Shae escreveu:
GoatE escreveu:mas tem q ve qual carro. crio q no gol naum da pra faze uma caxa com mais espaço.... pq tem q ser grandinho o tamanho da caxa preles bate como devia..
num é no gol não, é em outro carro, a mala dele tem espaço pra por caixa grande, e como eu não uso a mala, o tamanho da caixa não importa muito, minha prioridade é o detalhamento sonoro...

nec caso ja q tem espaço mandaria uns 15" ou 18"...
Imagem
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

oxy escreveu:
2Shae escreveu:

nec caso ja q tem espaço mandaria uns 15" ou 18"...
igual eu falei, os 2 de 12 eu ja tenho, eu queria trocar pelos 4 de 10 é por causa do detalhamento, ai só queria garantir que com essa idéia eu ficaria com pelomenos a mesma pressão sonora dos 2 de 12, se eu colocar de 15 ou 18 eu ganho SPL, mas os detalhes vão todos pro espaço hehe

essa preocupação é pq meu som é voltado pra qualidade, ai eu queria extrair o maximo dele...
GoatE
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por GoatE »

kra.. pega dois de 15 da eros sds ou da oversound.. som de qualidade e tocaum bem tanto pra fora quanto pra dentro.. bem melhor q 4 de 10.. com um módulo bom.. e bem regulado vai toka com muito mais força e qualidade q 4 de 10.. pq saum subwoofer profissionais.
me corrija c eu tive errado ae oxy
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

meu som quero exclusivamente pra dentro, nada de som pra fora, tb não quero usar woofers porque quero uma configuração o mais próxima possível de um Hi-End...

eu penso em usar subs ou N.A.R. ou JL... atualmente uso 2 UXP e não gosto muito do som deles, é muito embolado...
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro:
Contato:

Mensagem por oxy »

2Shae escreveu:meu som quero exclusivamente pra dentro, nada de som pra fora, tb não quero usar woofers porque quero uma configuração o mais próxima possível de um Hi-End...

eu penso em usar subs ou N.A.R. ou JL... atualmente uso 2 UXP e não gosto muito do som deles, é muito embolado...
usa MTX, qualidade, potencia, eficiencia, fidelidade sonora....
vc quer um son HI-FI é isso??
c for segue:
no painel:
player clarion 5.1
na frente:
kit 3vias em pezinhos
canal central no meio do painel 4"
midrange na porta
atraz:
kit 3vias
sub 12
cabos:
rca banhados a ouro
cabo alimentação com plug em platina
modulo:
com regulgem de frequencia e cross, low hid end
entradas banhadas a ouro
ventoinhas
caixas:
revestidas com resina, manta e leve camada de pvc
carro:
ointeiro revestido com manta.

pronto vc tera todas as definições da musica
Imagem
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

o.O vai uma grana ai hein...

mas valeu pela dica, ajudou pra caramba
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro:
Contato:

Mensagem por oxy »

2Shae escreveu:o.O vai uma grana ai hein...

mas valeu pela dica, ajudou pra caramba
mas é o tipo da coisa vc vai estar como c estive-se ao vivo num xou...
muito loco..
Imagem
emartinspereira
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por emartinspereira »

4 de 10 da mais som que 2 de 12.

RECOMENDO 4 PROTECH LIGHT + SOUNDIGITAL SD3000 OU TARAMPS T2500

TREME TUDO!!!!!!

ABRAÇÃO,

EMERSON - RS
rodriguinhow

Mensagem por rodriguinhow »

cara...
com 4 de 10" vc terá maior spl... e graves menos embolados do que os 2 de 12"...
porem os de 12" descem mais..
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro:
Contato:

Mensagem por oxy »

emartinspereira escreveu:4 de 10 da mais som que 2 de 12.

RECOMENDO 4 PROTECH LIGHT + SOUNDIGITAL SD3000 OU TARAMPS T2500

TREME TUDO!!!!!!

ABRAÇÃO,

EMERSON - RS
ate que enfim alguem q conhece os protech tbm..estava so aki pelo menos agora é 2..hgehehhe

vc usa protech?
Imagem
GoatE
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:
Contato:

Mensagem por GoatE »

kra.. esse sd3000 em 4 protech de 10 vai torra os bixinho :lol: :lol:
Roberto
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Roberto »

Depende... cada tamanho, uma aplicação! O que você quer ouvir com os subs?

Os 10" tem a tendência de dar melhor grave menos estendidos, pois descem menos que os de 12", que dão mais subgraves.
Imagem
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

poisé Roberto, então, no meu carro eu escuto de tudo (tudo mesmo, sem frescura, por isso me preocupo com a qualidade e não com a potencia) mas eu escuto bastante musica com batida rapida (rock, metal, eletronica, etc..)

eu tava analizando aki, e como eu tava me preocupando apenas com SPL, acabei me esquecido desse detalhe, que os subs menores descem menos, então pensei numa alternativa...

construir uma caixa selada para 2 subs de 12 com o corte na frequencia aonde os de 10 não chegam, deixando eles apenas para os sub-graves e 2 de 10 montados numa caixa LT cada um... ai desse jeito eu conseguiria algo mais ou menos como um sistema híbrido, com batidas rapidas e secas, e quando a musica exigir(um hip hop por exemplo) sub-graves bem extensos, mas sem serem embolados e nem "de uma nota só" como as dutadas

e aí, o que acharam da idéia? alguma sugestão ou correção a fazer?
Roberto
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Roberto »

Funcionaria perfeitamente, acho que nem precisa cortar frequencia (só o low pass pra eles)...

Agora, voce pretende por os 4 na mala do gol? Fez as contas, encaixa? Tem que tirar o estepe né...
Imagem
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

não vou por no gol, vou por no meu outro carro, ele tem bastante espaço no porta-mala, mesmo com essas caixas ainda sobra espaço pra bagagem

no gol vou fazer igual no carro do flinkas vou por 2 caixinhas nas laterais, mas com falantes de 8" pra aproveitar melhor a litragem
Responder

Voltar para “Som Automotivo - Duvidas e Informações”