[DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
Avatar do usuário
williamcar
Membro
Membro
Mensagens: 222
Registrado em: 28 Mar 2010, 10:36
Carro: Gol GL 1.6
Localização: São Paulo

[DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Mensagem por williamcar »

Alguém sabe dizer se colocar fita led que não seja branca na frente do carro é irregular?
Comprei fita LED Verde para colocar na grade dianteira do Gol e me falaram que é irregular sendo que cor que não seja branca não é permitido.
Vandemberg Lourenço
Membro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Jun 2014, 22:26
Carro: gol quadrado 1.6 AP

Re: [DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Mensagem por Vandemberg Lourenço »

cara... acho que ñ seja irregular ñ will, eu trabalho com peças e acessórios p/ caminhão e a maioria dos caminhoneiros colocam essas fitas led de todas as cores na grade frontal dos caminhões deles... então ... se pra eles é permitido, acho que pra outros tbm é permitido.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: [DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Mensagem por Rodrigo Naressi »

tchê, acredito que qualquer alteração não sendo original é irregular, mas não acredito que alguém se importe e te aborde...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Indereco
Membro
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Abr 2012, 21:10
Carro:

Re: [DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Mensagem por Indereco »

não é irregular, e não existe legislação a respeito. Não alterando a iluminação obrigatória do teu carro, ta tudo certo. tenho iluminação amarela dentro do cofre do motor do meu carro e nunca tive problema.
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Mensagem por Schubert »

Tenho azul, re, re, re, mas a minha fica apontado para dentro do cofre e a minha tampa da correia dentada é cromada, não fica ligada sempre, porque ao mesmo tempo que curto muito acho meio que xuning(meio paia), mas eu tenho.

Um tempo atrás foi dito que seria proibido, mas não proibiram, não me recordo de ter lei para isso, se não caminhoneiro não poderia colocar nos caminhões também. Como tenho uns led's azuis no farol também já me falaram que da multa, mas já passei em blitz e não me pararão.
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: [DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Mensagem por MacLeod »

Galera, o uso externo das fitas de LED, brancas ou coloridas, sem vistoria e Certificado de Segurança Veicular (CSV), sujeita o condutor à multa e retenção do veículo. Há expressa previsão legal no art. 230, XIII, do CTB:
Art. 230. Conduzir o veículo:

(...)

XIII - com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados;

(...)

Infração - grave;

Penalidade - multa;

Medida administrativa - retenção do veículo para regularização;
As autoridades podem fazer vista grossa, mas muita gente já foi multada pelo uso externo dessas fitas de LED. No entanto, é possível a utilização do equipamento de forma legal, desde que atendidos os requisitos da Resolução 292/08 do CONTRAN, isto é, vistoria para posterior emissão do Certificado de Segurança Veicular – CSV:
Art. 4º Quando houver modificação exigir-se-á realização de inspeção de segurança veicular para emissão do Certificado de Segurança Veicular – CSV, conforme regulamentação específica do INMETRO, expedido por Instituição Técnica Licenciada pelo DENATRAN, respeitadas as disposições constantes na tabela do Anexo desta Resolução.

Parágrafo único: O número do Certificado de Segurança Veicular – CSV, deve ser registrado no campo das observações do Certificado de Registro de Veículos – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV, enquanto que as modificações devem ser registradas nos campos específicos e, quando estes não existirem, no campo das observações do CRV/CRLV.
É complicado para a gente, mas se deixar por conta os sem noção acabam usando modificações que podem afetar a segurança de todos. Quanto ao uso interno de LED, desde que não seja algo bizarro, acredito ser permitido.

Até mais! :good:
Indereco
Membro
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 03 Abr 2012, 21:10
Carro:

Re: [DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Mensagem por Indereco »

Mas isso não é alteração de iluminação, você está agregando equipamentos que vão te deixar mais visível!
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: [DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Mensagem por MacLeod »

Indereco escreveu:Mas isso não é alteração de iluminação, você está agregando equipamentos que vão te deixar mais visível!
Legalmente, agregar equipamento significa modificação em veículo, e por isso deve ser regulamentada. Com efeito, o LED pode melhorar a visibilidade se bem instalado, mas imagine aqueles casos estranhos de carros cheios de luzes coloridas que podem afetar a visibilidade da iluminação de segurança. Como a norma deve ter caráter geral, ambas as situações estão sujeitas à regulamentação. De qualquer forma, o condutor multado pode até recorrer administrativamente e judicialmente alegando a segurança do equipamento agregado, mas sem vistoria técnica as chances de sucesso são muito reduzidas.

E isso não ocorre somente no Brasil. Os sistemas legais não conseguem prever pontualmente todos os casos possíveis faticamente. Assim se adotam normas gerais, que pelo menos sejam suficientes para a maioria das situações. O bônus por aqui é a ridícula capacidade dos que normalmente atuam no âmbito do Poder Legislativo. :bum:
Avatar do usuário
Schubert
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 615
Registrado em: 27 Dez 2013, 15:26
Carro: Gol GTS 91/92

Re: [DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Mensagem por Schubert »

O mais bacana é o termo "é proibido/ilegal", mas se você for lá e legalizar, ou seja, pagar pode andar de forma considerada "proibido/ilegal".

E o xênon, acho muito top, mas não coloco porque sei que incomoda o motorista da frente, os importados hoje em dia já saem com ele de fabrica.

pelo menos minha fita de led não incomoda o outro motorista, da para ver um pouco de dia.

Imagem
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: [DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Mensagem por MacLeod »

Schubert escreveu:O mais bacana é o termo "é proibido/ilegal", mas se você for lá e legalizar, ou seja, pagar pode andar de forma considerada "proibido/ilegal".

E o xênon, acho muito top, mas não coloco porque sei que incomoda o motorista da frente, os importados hoje em dia já saem com ele de fabrica.

pelo menos minha fita de led não incomoda o outro motorista, da para ver um pouco de dia.
Não é bem assim... Se algo é proibido por alguma norma sempre será proibido, até que essa norma seja revogada, resumidamente falando. Por exemplo, é proibido rodar com um veículo que não tenha cinto de segurança, e ninguém conseguirá numa vistoria um Certificado de Segurança Veicular para um carro sem esse equipamento (pelo menos em tese). Já uma modificação no sistema de iluminação não é proibida, mas deve ser vistoriada para obtenção de CSV e regularização.

O que eu quero dizer é que, quando alguém faz vistoria e obtém CSV de uma modificação no sistema de iluminação, isso não muda o caráter de proibição ou legalidade da modificação, mas somente regulariza uma situação que já é permitida na lei. Na verdade, a infração é "conduzir o veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados" (e sem vistoria/CSV), porém a modificação do carro em si é permitida.

Contudo, o real problema são as taxas abusivas cobradas a título de vistoria, e a legislação muitas vezes obsoleta, que tornam praticamente impossível a regularização de algumas modificações. Na prática, o Estado se utiliza do aparato legal para obter uma renda indevida do cidadão, e muita coisa acontece mesmo é por debaixo dos panos.

Valeu! :good:
Avatar do usuário
williamcar
Membro
Membro
Mensagens: 222
Registrado em: 28 Mar 2010, 10:36
Carro: Gol GL 1.6
Localização: São Paulo

Re: [DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Mensagem por williamcar »

meu isso o que esta no link abaixo.

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 27&t=34958
Avatar do usuário
MacLeod
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Mensagens: 584
Registrado em: 13 Dez 2012, 01:05
Carro: Gol GTI

Re: [DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Mensagem por MacLeod »

williamcar escreveu:meu isso o que esta no link abaixo.

http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... 27&t=34958
Pode ser que você ande muito tempo e dê sorte de não ser multado, mas você tem de regularizar, ainda mais porque mudou as lâmpadas do farol.
Avatar do usuário
williamcar
Membro
Membro
Mensagens: 222
Registrado em: 28 Mar 2010, 10:36
Carro: Gol GL 1.6
Localização: São Paulo

Re: [DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Mensagem por williamcar »

Então ando com sorte.. rs
Pegue estrada com ele no FDS e ainda não tive problemas.
Minha lanterna esta com lampadas H3 em LED e o Farol é uma H4 de 4300k.
Mas agradeço e vou ficar atento sobre isso.
Avatar do usuário
Rodrigo Naressi
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Mensagens: 1898
Registrado em: 10 Out 2013, 09:29
Carro: Gol GT 85
Localização: Cachoeirinha-RS

Re: [DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Mensagem por Rodrigo Naressi »

ficou bacana apontada para o motor...
Imagem
Proprietário de um GOL GT 1985, agora em reforma total! Sempre em busca de novidades!!!
Avatar do usuário
williamcar
Membro
Membro
Mensagens: 222
Registrado em: 28 Mar 2010, 10:36
Carro: Gol GL 1.6
Localização: São Paulo

Re: [DUVIDAS] Fita LED Coloridas

Mensagem por williamcar »

Rodrigo Naressi escreveu:ficou bacana apontada para o motor...
Deixei na grade dianteira..
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”