AP Turbo 1.6 falhando quente

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
bogo
Membro
Membro
Carro:

AP Turbo 1.6 falhando quente

Mensagem por bogo »

Fala prezados colegas,

Tenho um Gol G3 AP 1.6 Mi 1999-2000, fiz a primeira retifica completa dele e montei um kit turbo apl .42, o preparador retrabalhou os bicos e acertou com 0.5 kg nos primeiros 1000km. Bomba de combustível flex e modulo de injeção original. Desde que peguei o carro, estou com um problema que o preparador não consegue explicar. Quando ligo o carro de manhã deixo ele alguns minutos ligados e saio, ele dá umas falhadas mas depois de um tempo ele deslancha e realmente puxa muito bem a partir dos 3000 rpm. Mas qdo o ponteiro da temperatura chega na metade (90º) o carro começa a embolar/amarrar, não sei ao certo oq está acontecendo, mas parece um carro original subindo giro e qdo eu tiro um pouco o pé, parece que ele para de amarrar. Não tenho hallmeter, mas tenho relógios de pressão de combustível, turbo e óleo. A pressão de combustível varia de 2kg a 4.5kg qdo sobe a pressão. O preparador falou q vai tentar colocar no Wideband ainda essa semana, mas se vcs puderem me ajudar com alguma idéia.

Alguém já passou por um problema assim ou imagina oq pode ser?

Desde já agradeço,

Abraços
Gol LS 86/91 AP 2.0 Gasolina
Imagem
Wilha
Membro
Membro
Carro:

Re: AP Turbo 1.6 falhando quente

Mensagem por Wilha »

mano. excesso na certa.
tem mais...... 2kg de combustivel pra 0.5 de pressao eh mt... quem dirá 4.5kg. ISSO EH LOUCURA!!!!!
a conta nao eh bem essa q eu vou te passar o certo eh ir no wideband... mas no seu carro ai 1kg de combustivel ja ta suficiente.
outra coisa, pelo q vc falo ai, provavelmente a pressao de combustivel ta entrando muito cedo por isso q quando vc tira o pé ele alivia (para de "ratiar")
vc precisa regular td isso no dosador... tanto a pressao de combustivel quanto o tempo de entrada.
tamo ae qualquer duvida
ps: se eu fosse vc procurava outro preparador, se ele nao da conta nem de regular isso, quero ver acertar o ponto
bogo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bogo »

Cara, primeiramente muito obrigado pela resposta. Eu imaginei mesmo que era isso. Mas isso aconteceria somente quente? Na verdade ele tá meio enrolado, mas ele deve ter deixado assim de propósito né? Enquanto amacia?
Imagem
Wilha
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Wilha »

negativo mano, esse bagulho de amaciar nao cola... turbo mal acertado anda pior q carro original e quebra.
vc falo q ele ta ruim frio e quente piora, cara... cada carro eh uma sentença, cada carro eh um acerto.
o fato dele piorar quanto ta quente eu nao consigo te explicar, normalmente motores falham frio, de repente depois dele quente com as valvulas trabalhando mais livre entra mais combustivel e a "ratiada" piora, mas sinceramente nao sei..

mas ai... 90ºc eh muita temperatura pro seu carro turbo.
da um jeito dele nao passar dos 45ºc, eu fiz isso trocando o cebolao
a camara de combustao do turbo esquenta muito mais rapido do que de um carro original, de repente em uma puchada a temperatura do motor pode subir mt rapido nao dando tempo pra ligar a ventoinha e ai ja viu a infinidade de merda pra acontecer
bogo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bogo »

Show brother. Obrigado pelas dicas. Vou conversar com ele na quinta. Depois do wideband vamos saber o que está acontecendo. Só retificando, frio ele anda muitooooo bem, o problema só acontece qdo o ponteiro da temperatura chega na metade. Será que o hallmeter me ajudaria a identificar esse tipo de problema?
Imagem
Wilha
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Wilha »

agr eu nao ententi, vc falou q frio ele da uma ratiada e depois limpa.
e quente ele fica ratiando o tempo todo?
se for isso, eh aquilo q eu falei pra vc, ta entrando combustivel de mais e antes da hora com muita pressao... o carro nao ta dando conta de queimar td.
eu soh vejo essa saida. sem ver o carro fica dificil
bogo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bogo »

É isso ae mesmo... qdo ele limpa fica perfeito, até esquentar. Totalmente coerente sua análise, agora tenho algumas idéias pra falar com o preparador. Obrigado pelas dicas mais uma vez!!!
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Mensagem por André Pinheiro »

Cara ...
Primeiramente seu carro é a gasolina, flex ou a álcool originalmente ???
Que tipo de dosador vc usa ???
Quanto foi retrabalhado os seus bicos ???

Esse sintoma é o que o amigo disse, erro de acerto !!! Quando o motor esta frio ele automaticamente eleva o ponto para melhorar a queima enquanto frio, depois que esquenta, e quanto mais quente mais ponto ele diminui, ou seja, a tendencia é engordar mais ainda o carro.

Estar com 2 kg de pressão na lenta e ir até 4,5 kg para 0,5 me parece absurdo, pois dependendo do retrabalho dos seus bicos eles mesmos já dariam conta dessa pressão com os tais 2 kg iniciais.
Para regular o seu carro na lenta venha tirando pressão de combustível até o carro ficar sem força nas acelerações, quase morrendo, ai vc da uma volta pra mais e veja se limpa o motor, se der 0,5 não tem problema, tem que ser assim, pois como os seus bicos são bem maiores que os originais eles tem que trabalhar com bem menos pressão do que os originais, concorda.
ai para regular a alta tem que mexer no delta e na progressão da HPI se estiver usando.

Eu particularmente não gosto dessa receita, usaria os bicos originais e um bico suplementar gerenciado por um módulo simples HIS ou Digipulse, o carro fica muito mais liso e econômico.

Agora eu tb sou a favor que vc trocar de preparador, pois parece, disse parece ... que o carra não é muito familiarizado com preparações turbo. Da uma checada nos outros carros que ele fez e veja a opinião dos companheiros de oficina, ai vc pode ter uma boa informação para uma tomada de decisão mais sensata.
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Quanto a trabalhar com temperatura de motor alta até concordo em baixar um pouco, mas 45º vc vai ter uma durabilidade do seu motor bem abaixo do normal, pois vai existir uma diferença muto grande de temperaturas e seu bloco vai trabalhar com dilatações diferentes tb. Muitos tiram a termostática mas é um erro, no máximo uma de 70º, com um cebolão de no máximo 10º a menos que o seu. 80º é um bom alvo para um motor turbo.
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
bogo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bogo »

Boa noite André. Obrigado prla resposta tb. Amanhã vou dar mais uma chance pra ele, ele prepara carros turbo a um bom tempo (15 anos), e conheço um bocado de gente bem satisfeitos com o resultado. Hj de manhã passei lá e conversei com ele sobre essa pressão excessiva de comb. Ele comentou que vai regular amanhã. Mas vai usar o wideband pra identificar qualquer falha eletrônica de algum sensor. Com relação as suas perguntas, original a gasolina. Com relação aos bicos não sei qto foi retrabalhado, eu até estranhei a pressão por causa de vasamentos de combustível no encaixes doa bicos, até comprei orings novos para trocar. Muito boa sua explicação sobre a diferença de temperatura e o acerto do ponto. Muito esclarecedor!!!
Imagem
bogo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bogo »

Fiquei meio na dúvida sobre manter o carro em 90° ou intervir em algo para baixar como mudar o cebolão comos vcs 2 citaram. Vamos ver como vai ficar amanhã. Se continuar ruim vou realmente procurar outro preparador. Estou pensando em comprar um hallmeter e com as dicas de vcs tentar acertar por conta. Mas tenho medo de fazer merda.
Imagem
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Cara é o que eu disse, temperatura baixa deixa o seu motor com dilatações distintas. Eu faria assim, compraria um cebolão com temperatura mais baixa porem até uns 80º. Se o seu sistema de arrefecimento estiver tudo ok não vai ter problemas, detalhe se o carro esta gordo, quando acertar a mistura a tendencia é subir a temperatura se o seu sistema não estiver 100%.

Hallmeter é melhor que nada, porem o ideal seria uma sonda wide, ai vc estaria acertando seu carro com precisão. Se vc não tem cacoete de mecânica é melhor vc conversar com o seu preparador, na boa, e "exigir" o acerto do carro, pois pagou pelo serviço e é obrigação dele entregar um carro acertado.

Boa sorte ai
Imagem
bogo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bogo »

Fala meu brother. Então cara, peguei o carro ontem no final da tarde. O preparador colocou na wideband, ele mediu tudo e falou q apontou mistura pobre qdo quente, como a pressão de combustível estava alta, ele está suspeitando que é vazão de combustível. Vamos medir na terça feira.
Este cebolão para 80° eu compro em qualquer auto peças? Abraço e obrigado
Imagem
Wilha
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Wilha »

uma sonda da FT ta 800 conto... compensa
como eu disse, eh preciso sentar e ver certinho..
mas logo de cara o maluco mandar 4.5kg e nao msm assim ta dando falta e o cara nao desconfiar q tem alguma coisa errada, ele ta dormindo.
bogo
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por bogo »

Então pessoal, depois de + de um mês resolvi o problema da falha. A bomba de comb. estava com problema e os bicos estavam muito abertos (O kit que tinha já era usado). Coloquei uma bomba da bosch e finalmente está resolvido, a bomba antiga dava pressão, mas não dava a vazão necessária. Os bicos retrabalhados chegam na segunda-feira, por enquanto ele está andando fino em alta, não falha nada, mas em baixa está muito rica então ele fica meio instável e beberrão. Segunda vou colocar os bicos pra gente ver como fica. Obrigado pelo apoio de todos.

Abraços
Imagem
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”