Tipos de turbina

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
DanFaleiro
Membro
Membro
Carro: Gol Gts 94

Tipos de turbina

Mensagem por DanFaleiro »

Galera, boa noite!

tenho algumas dúvidas e peço desculpas caso este tópico já exista, procurei bastante não encontrei.

Gostaria de uma indicação de uma turbina com uma pegada logo em baixas rotações e com um som bem característico (enchendo e esvaziando). Quais modelos vocês recomendam?

Tenho um Gol Gts 94/94 Orginal rodando com FT Race Pró (coletor Mi).

Como é um carro de coleção, vou rodar original (caixa e miolo do motor), porém Gol Gts sem turbina é o mesmo que mulher sem pei..o. Não da para ficar sem...rsrs

Abs.
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Re: Tipos de turbina

Mensagem por Andre Reis »

Como o seu é um 1.8, acho que uma 42.48 seria a ideal. Tenho uma Masterpower APL R-4449, pode pegar que faz muito barulho, hehehe.
DanFaleiro
Membro
Membro

Obrigado André!

Veja que interessante...

https://www.youtube.com/watch?v=pwsCoGKNz4Y
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol GTS 1.8s 94

Mensagem por PinBall »

Eu já acho que GTS sem carburador não é GTS !!
Scirocco: Gol, I am your father.
Imagem
DanielGT
Membro - Silver
Membro - Silver
Carro: Gol GTi 1990

Mensagem por DanielGT »

PinBall escreveu:Eu já acho que GTS sem carburador não é GTS !!
Esse Pinball! Concordo. Eu acho injeção muito legal, mas um carburador bem acertado é muito mais lindo!
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por PinBall »

DanielGT escreveu:
PinBall escreveu:Eu já acho que GTS sem carburador não é GTS !!
Esse Pinball! Concordo. Eu acho injeção muito legal, mas um carburador bem acertado é muito mais lindo!
A fama do GTS é justamente de ser o último esportivo carburado no Brasil...
Imagem
DanFaleiro
Membro
Membro

O problema é o acerto frequente... com injeção a diversão é outra. Carburador original não dá, já andei em um com Weber...nu!!! A pegada é muito rápida, mas também o acerto é muito difícil.

Estou pensando em usar os seguintes componentes:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sativa-_JM

https://www.spaturbo.com.br/loja/produt ... ivo-racing

o que vcs acham? Ah, essa turbina é classificada como T3?
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por PinBall »

DanFaleiro escreveu:O problema é o acerto frequente... com injeção a diversão é outra. Carburador original não dá, já andei em um com Weber...nu!!! A pegada é muito rápida, mas também o acerto é muito difícil.

Difícil é pra quem não sabe acertar. Comodismo.
Imagem
DanFaleiro
Membro
Membro

PinBall escreveu:
DanFaleiro escreveu:O problema é o acerto frequente... com injeção a diversão é outra. Carburador original não dá, já andei em um com Weber...nu!!! A pegada é muito rápida, mas também o acerto é muito difícil.

Difícil é pra quem não sabe acertar. Comodismo.

Amigo a discussão aqui é o tipo de turbina, portante fique atento ao tema. Comodismo só se for pra você parceiro, pois gosto não se discute!!! Administre uma coleção, depois me diga como é que é mais fácil.
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por PinBall »

Comodismo pra mim não, pois se eu tivesse um carro que de fábrica viria com injeção, iria prepará-lo com injeção. Talvez no máximo reprogramar o mapa para algumas melhorias, um comando maior, dutos e sedes polidos, rebaixo leve e pronto. Pra mim, mudar um GTS pra injeção perde a essência e o valor. Comodismo é dizer que acertar carburador é dificil. É papo de mecânico preguiçoso. Quem tem paciência e força de vontade consegue qualquer coisa meu camarada.

E pode ter certeza que acertar um carburador é mais simples e menos complexo que um mapa de injeção. Sei que os parâmetros não são os mesmos e a variação de pressão de combustível é algo a se levar em conta realmente quando o assunto é um kit turbo. Mas tudo se resume na praticidade.

Eu, particularmente, prefiro ter um sistema de combustível totalmente analógico no qual qualquer chave de fenda e alicate eu consiga sair do lugar sem comprometer componentes caros do motor, pois eu não sou colecionador de carros pra pagar 8 mil reais em kit turbo e injeção programável. E não quero também jogar minha caixa com cambio de relações curtas pro espaço, nem muito menos mexer nas marchas. Pois como falei, não sou colecionador.

Acontecesse algo contigo durante um percurso, se for na injeção você tem mais trabalho resolvendo. Com o carburador, pode ser uma questão de giclês ou mistura de ar/combustível. Tendo os manômetros adequados é mais fácil realizar um monitoramento com manutenção em menos tempo hábil.

Isso é porque estão acabando os mecânicos que acertam carburadores, ou estão morrendo mesmo. Acertado por um profissional qualificado, uma dupla de webers trabalha com o mesmo consumo km/l que uma injeção eletrônica nas mesmas características (no caso um throttle-body com 4 borboletas 40mm). E deixar o cofre muito lindo.

Realmente, aqui em Belo Horizonte está precário essa questão de mecânicos especializados em carburação. Eu pessoalmente nunca vi um motor AP com duas weber e turbo. Mas pra mim é melhor aspirado.

Não troco um par de webers DCOE por nenhuma fueltech, pandoo, ou megasquirt. Jamais. Prefiro guardar no meu armário e esperar o tempo que seja necessário para acertar. Porque um clássico merece uma preparação clássica. E permanecer fiel a suas raízes.

Colocaria uma 42/48 em uma 3E com uma bomba elétrica de GTI com comando de maior graduação pra começar a brincadeira. Ou então uma DFV 446 numa .50 com bomba elétrica
Imagem
Andre Reis
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro: Gol Cl 1.6 1989

Mensagem por Andre Reis »

Legal demais a materia da Fullpower. Eu já tinha visto ela, mas você têm que levar em conta é o tamanho do seu motor.
Por ser 1.8, como você quer ela trabalhando em baixas rotações, melhor pegar a 42-48.
Não tenho certeza quanto a saida da turbina .50, sei que a 42-48 masterpower é T3, mas se você perguntar no site da SPA o pessoal lá te informa.
Eu comprei o kit da SPA. Segundo o que falam por ai é que o coletor deles é melhor, mas falam tambem que ultimamente a qualidade das peças vem caindo muito, eu mesmo sofri um pouco. As vezes eles fazem uma salada com o kit porque falta uma ou outra peça. O alumínio da minha Mufla veio uma porcaria literalmente com direito a uma trinca. Dá uma conferida no kit da Beep Turbo!
Nitrobboy
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Nitrobboy »

Bom a coisa é simples...
Quer espirar e uma pegada gostosa vai de .42 .48 APL
Quer um pouco mais de emoção vai de .50 .48 pulsativa com refluxo.

Só é bom lembrar de um item, você comentou que está com coletor de MI, e seus bicos? Vai usar original ou trabalhar vazão?
DanFaleiro
Membro
Membro

Aeeeeeeeeee galera!!! Obrigado pelos comentários!!! Show!!!
DanFaleiro
Membro
Membro

Nitrobboy escreveu:Bom a coisa é simples...

Só é bom lembrar de um item, você comentou que está com coletor de MI, e seus bicos? Vai usar original ou trabalhar vazão?
Pois é... dúvida tremenda!!!! Ele está com os bicos originais e ainda não sei o que fazer. Vi alguns comentários sobre 1 bico auxiliar ou uma nova bancada com 8, mas não quero uma preparação muito forte.

Com relação a coletor e turbina pensei no seguinte:

https://www.spaturbo.com.br/loja/produt ... ativo-slim

http://www.beepturbo.com.br/index.php?r ... uct_id=398 (50/48).
DanFaleiro
Membro
Membro

PinBall escreveu:Comodismo pra mim não, pois se eu tivesse um carro que de fábrica viria com injeção, iria prepará-lo com injeção. Talvez no máximo reprogramar o mapa para algumas melhorias, um comando maior, dutos e sedes polidos, rebaixo leve e pronto. Pra mim, mudar um GTS pra injeção perde a essência e o valor. Comodismo é dizer que acertar carburador é dificil. É papo de mecânico preguiçoso. Quem tem paciência e força de vontade consegue qualquer coisa meu camarada.

E pode ter certeza que acertar um carburador é mais simples e menos complexo que um mapa de injeção. Sei que os parâmetros não são os mesmos e a variação de pressão de combustível é algo a se levar em conta realmente quando o assunto é um kit turbo. Mas tudo se resume na praticidade.

Eu, particularmente, prefiro ter um sistema de combustível totalmente analógico no qual qualquer chave de fenda e alicate eu consiga sair do lugar sem comprometer componentes caros do motor, pois eu não sou colecionador de carros pra pagar 8 mil reais em kit turbo e injeção programável. E não quero também jogar minha caixa com cambio de relações curtas pro espaço, nem muito menos mexer nas marchas. Pois como falei, não sou colecionador.

Acontecesse algo contigo durante um percurso, se for na injeção você tem mais trabalho resolvendo. Com o carburador, pode ser uma questão de giclês ou mistura de ar/combustível. Tendo os manômetros adequados é mais fácil realizar um monitoramento com manutenção em menos tempo hábil.

Isso é porque estão acabando os mecânicos que acertam carburadores, ou estão morrendo mesmo. Acertado por um profissional qualificado, uma dupla de webers trabalha com o mesmo consumo km/l que uma injeção eletrônica nas mesmas características (no caso um throttle-body com 4 borboletas 40mm). E deixar o cofre muito lindo.

Realmente, aqui em Belo Horizonte está precário essa questão de mecânicos especializados em carburação. Eu pessoalmente nunca vi um motor AP com duas weber e turbo. Mas pra mim é melhor aspirado.

Não troco um par de webers DCOE por nenhuma fueltech, pandoo, ou megasquirt. Jamais. Prefiro guardar no meu armário e esperar o tempo que seja necessário para acertar. Porque um clássico merece uma preparação clássica. E permanecer fiel a suas raízes.

Colocaria uma 42/48 em uma 3E com uma bomba elétrica de GTI com comando de maior graduação pra começar a brincadeira. Ou então uma DFV 446 numa .50 com bomba elétrica
concordo! Não encontrei um cara bacana em BH para cuidar dos meu carros...

umaTenho um outro carro 6CC TODO original e pretendo colocar a Weber 40 justamente para não perder a essência, mas não quero o carro dando 2km/l...

O Gts não tem jeito... é sonho de adolescente nesta configuração.

Obrigado pelos comentários!
Nitrobboy
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Nitrobboy »

O coletor e turbina fica muito bom, mas seu bicos a melhor coisa é mandar retrabalhar em algum profissional.
Pois um bico auxiliar ou segunda bancada, já começa outra missão.

Onde os bicos do astra flex, retrabalhado acredito coisa de 40 ~ 60cc já fica perfeito. Andando com 0.8 ~ 1.0 Bar em uma .50 já da para sentir uma ótima emoção e tem um carro confiável em relação a quebra, claro! Tudo sendo feito por um profissional que saiba o que está fazendo e fazendo bem feito.
DanFaleiro escreveu:
Nitrobboy escreveu:Bom a coisa é simples...

Pois é... dúvida tremenda!!!! Ele está com os bicos originais e ainda não sei o que fazer. Vi alguns comentários sobre 1 bico auxiliar ou uma nova bancada com 8, mas não quero uma preparação muito forte.

Com relação a coletor e turbina pensei no seguinte:

https://www.spaturbo.com.br/loja/produt ... ativo-slim

http://www.beepturbo.com.br/index.php?r ... uct_id=398 (50/48).
diegotwim
Membro
Membro
Carro: Parati GL 2.0 Turbo

Mensagem por diegotwim »

Como seu motor ja é injetado, eu pegaria uma turbina .50, com eixo e rotor 50mm (ou algo proximo), caixa quente .63 pulsativa. Vai enxer rapido com um bom acerto e tera turbina para um futuro upgrade (400hp +-)
PinBall
Membro - 1.6
Membro - 1.6

Mensagem por PinBall »

Mas de qualquer forma é bom forjar esse cambio ou comprar um outro pra não comprometer.

Se não forjar é inevitável a quebra.
Imagem
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”