[AJUDA] CHT à 80km/h

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

rsponhardi
Membro
Membro
Carro: Gol CHT 1.0 95

[AJUDA] CHT à 80km/h

Mensagem por rsponhardi »

Boa noite pessoal, preciso de uma ajuda.

Acontece que desde que peguei meu cht 1.0 95 gasolina (6 meses) nunca tinha realmente saído pra estrada com ele.
Nesse tempo, troquei cabos de velas, os filtros, limpei e regulei o carburador (weber 460).
Eu amo pescar então sempre meu pai me levada (com o carro dele). Dei aquela parada monstra de 4 meses por causa do frio e agora com o calor resolvi voltar pescar frequentemente.

Acontece que ontem, indo pescar agora com o golzinho notei que tá muito sofrido, pra deixar ele 90km/h é só mantendo o pé no fundo do acelerador.
Noto que na 4a marcha ele para em 75km/h e na quinta chega até 85/90km/h comigo.

Meu pai que já andou muito de 1.0 (viajando todos os dias) falou hj 'vamos andar com ele pra mim se ensinar as manhas do 1.0'.
Acontece que ele andando teve que desdobrar pra ele ficar em 100, logo voltando pra 90 pq o motor tava me dando agonia haueahe

Chegando em casa o carro tava com um leve cheiro de queimado.
Notei também que ontem e hj ele desceu um pouco o nível da água do radiador...
Pergunto, o que pode ser.

Carburador sem 2o estágio?
Velas ruins?
Bomba fraca?
Embreagem patinando? (as trocas são perfeitas, câmbio parece carro novo).

Confesso que tinha a opção de alguns gols AP 1.6/1.8 e resolvi ficar com o esse gol 1000 por ser realmente uma mosca branca num todo.
Agora estou perdendo o gosto dele, por pensar que eu não consigo realmente fazer uma viagem com ele (ontem um uninho mille me apodou como se não fosse nada!! :O :O )

Até mais!
Gol 1000 95/95
Topico -> viewtopic.php?f=1&t=37969
thi@go
Membro
Membro
Carro:

Re: [AJUDA] CHT à 80km/h

Mensagem por thi@go »

Bom, precisa dar uma revisada, o meu com a mesma configuração do seu já bateu 145km/h :o0
Precisa ver o carburador, se está com a giclagem correta, ponto, combustível, vela, cabos de vela...
Só revisando mesmo mas certo não está
Gol CL 94
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6

Mensagem por João Victor AP »

rsponhardi escreveu:Boa noite pessoal, preciso de uma ajuda.

Acontece que desde que peguei meu cht 1.0 95 gasolina (6 meses) nunca tinha realmente saído pra estrada com ele.
Nesse tempo, troquei cabos de velas, os filtros, limpei e regulei o carburador (weber 460).
Eu amo pescar então sempre meu pai me levada (com o carro dele). Dei aquela parada monstra de 4 meses por causa do frio e agora com o calor resolvi voltar pescar frequentemente.

Acontece que ontem, indo pescar agora com o golzinho notei que tá muito sofrido, pra deixar ele 90km/h é só mantendo o pé no fundo do acelerador.
Noto que na 4a marcha ele para em 75km/h e na quinta chega até 85/90km/h comigo.

Meu pai que já andou muito de 1.0 (viajando todos os dias) falou hj 'vamos andar com ele pra mim se ensinar as manhas do 1.0'.
Acontece que ele andando teve que desdobrar pra ele ficar em 100, logo voltando pra 90 pq o motor tava me dando agonia haueahe

Chegando em casa o carro tava com um leve cheiro de queimado.
Notei também que ontem e hj ele desceu um pouco o nível da água do radiador...
Pergunto, o que pode ser.

Carburador sem 2o estágio?
Velas ruins?
Bomba fraca?
Embreagem patinando? (as trocas são perfeitas, câmbio parece carro novo).

Confesso que tinha a opção de alguns gols AP 1.6/1.8 e resolvi ficar com o esse gol 1000 por ser realmente uma mosca branca num todo.
Agora estou perdendo o gosto dele, por pensar que eu não consigo realmente fazer uma viagem com ele (ontem um uninho mille me apodou como se não fosse nada!! :O :O )

Até mais!
Boa Noite !

Motor fraco e baixando água sãl sintomas de junta de cabeçote queimada, quando ela fica com problema o motor perde compressão e as galerias de água entram em contato com os cilindros e com as passagens de água, e assim o nível abaixa.

Acredito que seja a junta !

Abraço !
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold
Carro: vendi

Mensagem por Rodox »

Além do que o amigo João disse, sugiro você fazer um teste de compressão. Esse teste é simples veja ele no link abaixo. Se o seu motor não passar neste teste será necessário fazer retífica de cabeçote ou até retífica completa, para saber exatamente onde é o problema se tem que fazer outro teste... o de vazão de cilindro (veja a explicação no final do tópico do link abaixo):

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... ess%C3%A3o

Outro problema pode ser gasolina de má qualidade... motor flex aceita qualquer coisa, mas motor a gasolina não... desconfie de preços baratos, pois são indícios de gasolina ou álcool batizados.
Rodox

Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
rsponhardi
Membro
Membro

thi@go escreveu:Bom, precisa dar uma revisada, o meu com a mesma configuração do seu já bateu 145km/h :o0
Precisa ver o carburador, se está com a giclagem correta, ponto, combustível, vela, cabos de vela...
Só revisando mesmo mas certo não está
Sim.. dei uma olhada no fórum e o chtzinho anda bem!
João Victor AP escreveu:
Boa Noite !

Motor fraco e baixando água sãl sintomas de junta de cabeçote queimada, quando ela fica com problema o motor perde compressão e as galerias de água entram em contato com os cilindros e com as passagens de água, e assim o nível abaixa.

Acredito que seja a junta !

Abraço !
Rodox escreveu:Além do que o amigo João disse, sugiro você fazer um teste de compressão. Esse teste é simples veja ele no link abaixo. Se o seu motor não passar neste teste será necessário fazer retífica de cabeçote ou até retífica completa, para saber exatamente onde é o problema se tem que fazer outro teste... o de vazão de cilindro (veja a explicação no final do tópico do link abaixo):

http://golquadrado.com.br/forum/viewtop ... ess%C3%A3o

Outro problema pode ser gasolina de má qualidade... motor flex aceita qualquer coisa, mas motor a gasolina não... desconfie de preços baratos, pois são indícios de gasolina ou álcool batizados.
Vou dar olhada na taxa de compressão e na junta...
Isso causa aumento de consumo? Pois eu acho que por ser 1.0 ele tá gastando mais que devia!

Quanto sairia +- o passe do cabeçote + junta + retentores + aneis?
Valeria a pena já colocar o kit completo 1.6 da metalleve?

Esqueci de dizer que paramos o carro um pouco pra ver se achava o cheiro de queimado e no escape tava saindo um pouco de fumaça escura, será excesso de gasolina? Isso justifica o carro não ter velocidade?

Vlw pessoal!
Gol 1000 95/95
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

rsponhardi escreveu:
1. Vou dar olhada na taxa de compressão e na junta...
2. Isso causa aumento de consumo? Pois eu acho que por ser 1.0 ele tá gastando mais que devia!
3. Quanto sairia +- o passe do cabeçote + junta + retentores + aneis?
4. Valeria a pena já colocar o kit completo 1.6 da metalleve?
5. Esqueci de dizer que paramos o carro um pouco pra ver se achava o cheiro de queimado e no escape tava saindo um pouco de fumaça escura, será excesso de gasolina? Isso justifica o carro não ter velocidade?

Vlw pessoal!
1. não é 'taxa de compressão" é "teste de compressão dos cilindros";
2. causa aumento de consumo e perda de potência;
3. retífica de cabeçote sai uns R$ 350,00 e vai ter mais a mão-de-obra que vai ser uns R$ 300,00 dependendo do mecânico;
4. se você for ficar de fato muito tempo com esse carro vale a pena sim colocar o kit 1.6-L;
5. o cheiro de queimado provavelmente foi da junta de cabeçote que queimou. Fumaça preta pelo escapamento é excesso de combustível, já a fumaça azulada é queima de óleo.
Rodox

Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

rsponhardi escreveu:
1. Vou dar olhada na taxa de compressão e na junta...
2. Isso causa aumento de consumo? Pois eu acho que por ser 1.0 ele tá gastando mais que devia!
3. Quanto sairia +- o passe do cabeçote + junta + retentores + aneis?
4. Valeria a pena já colocar o kit completo 1.6 da metalleve?
5. Esqueci de dizer que paramos o carro um pouco pra ver se achava o cheiro de queimado e no escape tava saindo um pouco de fumaça escura, será excesso de gasolina? Isso justifica o carro não ter velocidade?

Vlw pessoal!
1. não é 'taxa de compressão" é "teste de compressão dos cilindros";
3. retífica de cabeçote sai uns R$ 350,00 e vai ter mais a mão-de-obra que vai ser uns R$ 300,00 dependendo do mecânico;
4. se você for ficar de fato muito tempo com esse carro vale a pena sim colocar o kit 1.6-L;
5. o cheiro de queimado provavelmente foi da junta de cabeçote que queimou. Fumaça preta pelo escapamento é excesso de combustível, já a fumaça azulada é queima de óleo.
Rodox

Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

E lembrei de uma coisa catalizador entupido (saturado) tira muita potência do carro... dê uma olhada nele.
Rodox

João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Isso mesmo !
Como eu disse, a junta queimada deixa o carro fraco
E para saber se a compressão está baixa é só fazer o que o nosso amigo Rodox disse : medir a compressão dos cilindros.
Se der um valor muito baixo em alguns dos 4 cilindros, a junta provavelmente está queimada e está "escapando" a compressão.
rsponhardi
Membro
Membro

João Victor AP escreveu:Isso mesmo !
Como eu disse, a junta queimada deixa o carro fraco
E para saber se a compressão está baixa é só fazer o que o nosso amigo Rodox disse : medir a compressão dos cilindros.
Se der um valor muito baixo em alguns dos 4 cilindros, a junta provavelmente está queimada e está "escapando" a compressão.
Rodox escreveu: 1. não é 'taxa de compressão" é "teste de compressão dos cilindros";
Vou seguir as dicas, obrigado!
Rodox escreveu:E lembrei de uma coisa catalizador entupido (saturado) tira muita potência do carro... dê uma olhada nele.
Vixi é verdade! No manual tem o tal programa de poluição e a foto do catalisador. Pra ser sincero eu não tenho ideia do estado dele hahahha. Vou checar.
Realmente não sabia que ele tirava potência.

Uma perguntinha, tem problema andar sem o catalisador? (350 reais num novo é triste)
Se eu tirar, ganha alguma potência ou perde?

Obrigado pessoal!
Gol 1000 95/95
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

rsponhardi escreveu: Uma perguntinha, tem problema andar sem o catalisador? (350 reais num novo é triste)
O problema de andar sem catalizador é que vai poluir o meio ambiente.
Rodox

João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

rsponhardi escreveu: Uma perguntinha, tem problema andar sem o catalisador? (350 reais num novo é triste)
Andar sem o catalisador não vai perder potência nenhuma no motor mano :good:
rsponhardi
Membro
Membro

Rodox escreveu: O problema de andar sem catalizador é que vai poluir o meio ambiente.
João Victor AP escreveu: Andar sem o catalisador não vai perder potência nenhuma no motor mano :good:
Entendi.

Deixei hoje cedo para fazer o catalisador e alinhar e balancear...
A paulada é que o carro atrás não dá alinhamento pq os rolamentos tão desmontando e na frente ta torto por causa do braço ruim...
Lá vai gastar 350 reais + checar o motor...

Extremamente desanimador hahahahahaha
Gol 1000 95/95
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold

Entendi.

Deixei hoje cedo para fazer o catalisador e alinhar e balancear...
A paulada é que o carro atrás não dá alinhamento pq os rolamentos tão desmontando e na frente ta torto por causa do braço ruim...
Lá vai gastar 350 reais + checar o motor...

Extremamente desanimador hahahahahaha
Não desanime amigo !
Em momentos assim devemos ter paciência !
Editado pela última vez por João Victor AP em 14 Set 2016, 13:04, em um total de 1 vez.
Jai
Membro
Membro
Carro: Gol 1.0 95

Mensagem por Jai »

Sem desânimo. Depois de tudo arrumado você vai ter carro bom por um bom tempo.
rsponhardi
Membro
Membro

Jai escreveu:Sem desânimo. Depois de tudo arrumado você vai ter carro bom por um bom tempo.
João Victor AP escreveu:Não desanime amigo !
Em momentos assim devemos ter paciência !
Vou larguar o quadradinho não hahaha

Bom pessoal, serviço feito (trocou rolamentos, bucha do braço e do agregado, tá zero).
Deu alinhamento e balanceamento.
Ainda não consegui checar o motor, mas gostaria de fazer umas perguntas.

Fiz novamente a checagem e tinha me enganado, a água baixou bem pouco mesmo metendo o pé com ele na pista 5 vezes (eu tinha olhado na condição errada) e o óleo ta se mantendo blz.
O carro de manhã eu viro a chave ele arma o motor de partida, na segunda virada ele já pega tranquilo, não precisa de afogador nem nada, na hr q eu acabo de tirar da garagem já não tem mais risco de ele morrer, pode deixar lá na lenta dboa.
No resto do dia continua tranquilo pra pegar (de primeira e não morre), não apresenta sinal de falha no acelerador (indo pra casa é praticamente sempre subidinha e estico um pouquinho a segunda e ando de terceira de boa).
No bocal do óleo não tem sinal de borra, óleo com cor normal e água tmb.

Pergunto, ainda sim pode ser problema na junta?

Poderia ser problema no carburador? (weber 460, acredito que original ainda).
Eu levei pra regulagem e limpeza a uns 3-4 meses atrás e o cara me disse que ele não estava 100%, somente 'OK' pra andar.
Será que não tá abrindo o segundo estágio por isso o carro nao desenvolve dps dos 80?

Na cidade o bicho é canhãozinho por ser 1.0 e só tá pecando msm na pista. Comprei alarme, som etc então agora não tava disposto a abrir o motor...

Obrigado pela ajuda!
Gol 1000 95/95
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

E o catalizador você tirou ou trocou?
Rodox

rsponhardi
Membro
Membro

Rodox escreveu:E o catalizador você tirou ou trocou?
Não deu pra mexer ainda nele Rodox!

Abraço
Gol 1000 95/95
Rodox
Membro - Gold
Membro - Gold

Mensagem por Rodox »

rsponhardi escreveu:
Rodox escreveu:E o catalizador você tirou ou trocou?
Não deu pra mexer ainda nele Rodox!

Abraço
Então tire o catalizador pra ver o que acontece... se melhorar o desempenho depois quando você tiver dinheiro você coloca o catalizador novo.
Rodox

bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Carro: Gol Plus 1986
Contato:

Mensagem por bleidao »

Fala ai, brother...

Dá uma conferida se a cápsula de vácuo está abrindo o segundo estágio e se o eixo gira livre.
Responder

Voltar para “Motor Refrigerado a "Agua" - CHT”