qual motor montar AP ou MD

Dicas, dúvidas, curiosidades.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Riei
Membro
Membro
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Abr 2016, 22:44
Carro: Voyage 84

qual motor montar AP ou MD

Mensagem por Riei »

bom galera a um tempo venho pensando em fazer o motor do carango, só que conversando com alguns mecânicos, eles me apresentaram varias ideia para montar um motor um pouco mais esperto, mais nada muito exagerado, as opções que mais me deixou na duvida foi.
- 1° usar o meu motor que é um MD 1.6 alcool. com vira e pistão(1.6 ou 1,8) do AP moderno no meu bloco mesmo
- 2º outra opção seria comprar um bloco e montar inteiro ele 1.8
- 3º montar o meu motor MD mesmo 1.6 original
lembrando que independentemente vou usar um 49g, coletor de escape do gol MI, bobina Mi, e trocar o carburardor mini progressivo por um 2e

oque vcs acham que seria mais vantajoso ?
Editado pela última vez por Riei em 05 Set 2017, 19:32, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
marcosblanco
Membro
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 08 Dez 2014, 21:40
Carro: Gol GL AP 1.6 88

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por marcosblanco »

Eu iria de ap 1.8,sei que não tem como usar coletor mi com carburador 2e já que o coletor mi é usado em injetados
Riei
Membro
Membro
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Abr 2016, 22:44
Carro: Voyage 84

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por Riei »

opa boa esqueci de mencionar seria o coletor de escape
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por João Victor AP »

Man... bloco de MD é o mesmo do AP... dá pra montar as mesmas configurações do AP no bloco do MD.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por bleidao »

O único problema que vejo no MD é o tamanho das bielas. 136mm fazem com que vibrem muito. Mas ele tem mais torque.
Riei
Membro
Membro
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Abr 2016, 22:44
Carro: Voyage 84

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por Riei »

João Victor AP escreveu:Man... bloco de MD é o mesmo do AP... dá pra montar as mesmas configurações do AP no bloco do MD.
mais e a questão do tamanho do pistão? pq o do MD é 79,5mm ja o do ap é 81mm. Não ficaria muito fina as paredes do bloco?

vi tbm que exististe algumas diferenças no cabeçote tbm
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por bleidao »

Isso não é verdade! A medida do pistão muda de acordo com a cilindrada do veiculo. AP e MD utilizam pistões de mesma medida. A única diferença foi a que citei acima, que é o comprimento das bielas. Logo, o Virabrequim é diferente também.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por bleidao »

Vale lembrar que, como no meu caso, você pode mandar abrir as camisas para acomodar novos pistões.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Isso não é verdade! A medida do pistão muda de acordo com a cilindrada do veiculo. AP e MD utilizam pistões de mesma medida. A única diferença foi a que citei acima, que é o comprimento das bielas. Logo, o Virabrequim é diferente também.
De certa forma é verdade... pois, lembre-se de que existe o MD 1.5 com pistão de 79,5mm como o colega citou acima.

Já os motores MD 1.6 / AP 1.6 tem os pistões com mesma medida (81mm), mas não são idênticos, muda a posição do pino do pistão.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por João Victor AP »

Riei escreveu:
João Victor AP escreveu:Man... bloco de MD é o mesmo do AP... dá pra montar as mesmas configurações do AP no bloco do MD.
mais e a questão do tamanho do pistão? pq o do MD é 79,5mm ja o do ap é 81mm. Não ficaria muito fina as paredes do bloco?

vi tbm que exististe algumas diferenças no cabeçote tbm
Não tem problema... não fica fina não !
Tem cara que manda até pistão de Monza 85mm em AP, aí sim fica muito fino.

O cabeçote entre MD 1.5 para MD 1.6 muda internamente, as galerias de água. Já o cabeçote do MD com o AP muda bastante, mas dá pra "compartilhar" cabeçotes.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por bleidao »

Dá sim para usar cabeçote de AP em MD... muitos fazem isso.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por bleidao »

João Victor AP escreveu:
Riei escreveu:
João Victor AP escreveu:Man... bloco de MD é o mesmo do AP... dá pra montar as mesmas configurações do AP no bloco do MD.
mais e a questão do tamanho do pistão? pq o do MD é 79,5mm ja o do ap é 81mm. Não ficaria muito fina as paredes do bloco?

vi tbm que exististe algumas diferenças no cabeçote tbm
Não tem problema... não fica fina não !
Tem cara que manda até pistão de Monza 85mm em AP, aí sim fica muito fino.

O cabeçote entre MD 1.5 para MD 1.6 muda internamente, as galerias de água. Já o cabeçote do MD com o AP muda bastante, mas dá pra "compartilhar" cabeçotes.
Só não consegui entender até hoje como eles conseguem adaptar a bucha do pistão de Monza no pino da biela do AP. Mas dizem que fica luxo demais.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:Dá sim para usar cabeçote de AP em MD... muitos fazem isso.
Isso... é como eu disse... dá pra compartilhar os cabeçotes :good:
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu: Só não consegui entender até hoje como eles conseguem adaptar a bucha do pistão de Monza no pino da biela do AP. Mas dizem que fica luxo demais.
Man... pistão de Monza também tem pino, só não tem as travas laterais de pino como existe no Motor AP.
O pino do Monza é feito de um material que se dilata, como todo material que se dilata ele aumenta seu tamanho, mas ele não volta para o tamanho original, assim ele trava o pistão nele.
Para colocar o pistão do Monza no AP é feito mesmo processo... eles colocam o pistão do Monza na biela do AP, colocam o pino do Monza, depois o pino é aquecido para se prender no pistão.

Lembrando que o pino do Monza só se prende ao pistão, ele não se prende na bucha da biela, pois caso acontecesse isso o pistão e a biela não iriam se movimentar.
Riei
Membro
Membro
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Abr 2016, 22:44
Carro: Voyage 84

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por Riei »

salve galera desculpe a demora, conversei com o mecânico que ira montar o motor mais o cara é bem metódico, não curte muito fazer adaptações, mais acabei conseguindo um motor AP 1.8 por 800,00 o motor é de procedência e ainda estar standard estou pensando em montar ele injetado :relax: oque vcs acham?
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por bleidao »

João Victor AP escreveu:
bleidao escreveu: Só não consegui entender até hoje como eles conseguem adaptar a bucha do pistão de Monza no pino da biela do AP. Mas dizem que fica luxo demais.
Man... pistão de Monza também tem pino, só não tem as travas laterais de pino como existe no Motor AP.
O pino do Monza é feito de um material que se dilata, como todo material que se dilata ele aumenta seu tamanho, mas ele não volta para o tamanho original, assim ele trava o pistão nele.
Para colocar o pistão do Monza no AP é feito mesmo processo... eles colocam o pistão do Monza na biela do AP, colocam o pino do Monza, depois o pino é aquecido para se prender no pistão.

Lembrando que o pino do Monza só se prende ao pistão, ele não se prende na bucha da biela, pois caso acontecesse isso o pistão e a biela não iriam se movimentar.
Tenho um pouco de curiosidade.
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por bleidao »

Riei escreveu:salve galera desculpe a demora, conversei com o mecânico que ira montar o motor mais o cara é bem metódico, não curte muito fazer adaptações, mais acabei conseguindo um motor AP 1.8 por 800,00 o motor é de procedência e ainda estar standard estou pensando em montar ele injetado :relax: oque vcs acham?
Ah... eu acho que o mecânico tem que fazer o que o dono do serviço quer!

Mas de qualquer forma, acho uma boa injetar, embora eu tenha preferência por carburadores.
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por João Victor AP »

bleidao escreveu:
Riei escreveu:salve galera desculpe a demora, conversei com o mecânico que ira montar o motor mais o cara é bem metódico, não curte muito fazer adaptações, mais acabei conseguindo um motor AP 1.8 por 800,00 o motor é de procedência e ainda estar standard estou pensando em montar ele injetado :relax: oque vcs acham?
Ah... eu acho que o mecânico tem que fazer o que o dono do serviço quer!

Mas de qualquer forma, acho uma boa injetar, embora eu tenha preferência por carburadores.
Eu também acho uma excelente ideia montar uma injeção Mi no AP... e minha preferência também são os bons e antigos carburadores :D
Avatar do usuário
bleidao
SUPORTE
SUPORTE
Mensagens: 13370
Registrado em: 06 Set 2010, 09:23
Carro: Gol Plus 1986
Localização: Serra, ES
Contato:

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por bleidao »

Eu não curto modernidade em carro antigo. Isso é uma opinião pessoal.

Não que fique ruim...
Riei
Membro
Membro
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Abr 2016, 22:44
Carro: Voyage 84

Re: qual motor montar AP ou MD

Mensagem por Riei »

salve galera descolei um carburador 2e por 200 pratas acabei pegando ele... a injeção vai ter que espera um pouco mais agora.

quanto ao motor comecei a montar no bloco 1.8 com alguns upgrade, apostei na "modernidade" do motor AP.
Responder

Voltar para “Motor e Cambio”