Medida Mínima Cabeçote AP
Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR
- JCX
- Membro - 1.6
- Carro: Gol Ap 1.6 89
Medida Mínima Cabeçote AP
Pessoal, tenho uma dúvida que nenhum mecânico soube me afirma até hoje:
1. Qual a altura mínima que um cabeçote ap pode trabalhar?
2. Imagino que essa altura varia de acordo com o combustível utilizado, está correto meu pensamento?
Ontem saquei meu cabeçote que mediu 132,5. Tá morto, ou aguenta mais umas retíficas?
Meu carro roda no GNV e gasolina, mas este ultimo combustível serve apenas para liga-lo.
Não abro mão do GNV.
GNV gosta de taxa e se for o caso posso converte-lo para o álcool para usar o mesmo cabeçote.
Comentem aí.
Abraço.
2. Imagino que essa altura varia de acordo com o combustível utilizado, está correto meu pensamento?
Ontem saquei meu cabeçote que mediu 132,5. Tá morto, ou aguenta mais umas retíficas?
Meu carro roda no GNV e gasolina, mas este ultimo combustível serve apenas para liga-lo.
Não abro mão do GNV.
GNV gosta de taxa e se for o caso posso converte-lo para o álcool para usar o mesmo cabeçote.
Comentem aí.
Abraço.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
Ex: Santana GL2000I ano 1995
Atual: Focus 1.8 16V ano 2002
Re: Medida Mínima Cabeçote AP
Olá,
De fato, gasolina a taxa de compressão é menor que a do álcool. Mudar para álcool pode não ser tão simples, pois seu carro (Santana 1995 2.0AP - injetado) foi feito para rodar com gasolina até uns 22% de álcool, se não me engano.
Então teoricamente usando álcool puro futuramente pode ocorrer o desgaste de alguns componentes do sistema de alimentação, como bomba de combustível por exemplo.
Digo isso pois quando o governo passou a adotar 27% de etanol mídia e passou a reclamar que isso faria muito mal aos carros 100% gasolina, frota nacional e pior ainda para os importados. Veja por exemplo na reportagem citada abaixo e no vídeo abaixo de uma oficina.
E ainda vi pessoalmente na oficina especializada em carburação "Giba Carburadores" carburadores de carro a gasolina sendo corroídos porque a gasolina está com muito álcool do que os mesmo foram projetados (uns 20%), e até mais álcool que o permitido por lei de 27%... devido ao batismo.
Por que você vai ter que fazer o cabeçote?
"Gasolina com 27% de álcool pode prejudicar alguns motores
A partir do próximo dia 15 de fevereiro o percentual de álcool na gasolina deverá passar de 25% para 27%. A medida ficou acertada após reunião entre representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), da Associação Nacional dos Fabricantes de Automóveis (Anfavea) e do governo. Agora depende apenas da aprovação do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima) para ser publicado em ato presidencial e entrar em vigor. Mas como isso pode afetar a sua vida?
A medida se deu por uma demanda antiga dos produtores de álcool, como uma forma de aliviar a crise no setor.
Nos últimos meses, testes foram feitos para avaliar o comportamento dos motores com a nova proporção de álcool na queima. Os de desempenho não revelaram problemas, mas os testes de durabilidade não foram concluídos. Há risco do aumento do álcool na gasolina provocar corrosão ou ressecar componentes do motor.
Desta forma, ficou acertado que a a gasolina do tipo premium continuará com 25% de álcool na mistura. Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, aconselha que carros movidos a gasolina usem apenas gasolina premium até sair o resultado dos testes. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) fez a mesma recomentação".
Fonte:
https://oglobo.globo.com/economia/carro ... s-15256181
E veja também os vídeos abaixo sobre isso, e em especial o segundo vídeo que fala de carburador e injeção, sendo que ele aborda a injeção eletrônica aos 8 minutos e 10 segundos:
Seu carro pode sofrer com mais álcool na gasolina?
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=T74kOl-Zvkk[/BBvideo]
Silvio Carburadores O Alcool na Gasolina , Efeitos e Prejuizos !
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=jarpUWkJjrA[/BBvideo]
De fato, gasolina a taxa de compressão é menor que a do álcool. Mudar para álcool pode não ser tão simples, pois seu carro (Santana 1995 2.0AP - injetado) foi feito para rodar com gasolina até uns 22% de álcool, se não me engano.
Então teoricamente usando álcool puro futuramente pode ocorrer o desgaste de alguns componentes do sistema de alimentação, como bomba de combustível por exemplo.
Digo isso pois quando o governo passou a adotar 27% de etanol mídia e passou a reclamar que isso faria muito mal aos carros 100% gasolina, frota nacional e pior ainda para os importados. Veja por exemplo na reportagem citada abaixo e no vídeo abaixo de uma oficina.
E ainda vi pessoalmente na oficina especializada em carburação "Giba Carburadores" carburadores de carro a gasolina sendo corroídos porque a gasolina está com muito álcool do que os mesmo foram projetados (uns 20%), e até mais álcool que o permitido por lei de 27%... devido ao batismo.
Por que você vai ter que fazer o cabeçote?
"Gasolina com 27% de álcool pode prejudicar alguns motores
A partir do próximo dia 15 de fevereiro o percentual de álcool na gasolina deverá passar de 25% para 27%. A medida ficou acertada após reunião entre representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), da Associação Nacional dos Fabricantes de Automóveis (Anfavea) e do governo. Agora depende apenas da aprovação do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima) para ser publicado em ato presidencial e entrar em vigor. Mas como isso pode afetar a sua vida?
A medida se deu por uma demanda antiga dos produtores de álcool, como uma forma de aliviar a crise no setor.
Nos últimos meses, testes foram feitos para avaliar o comportamento dos motores com a nova proporção de álcool na queima. Os de desempenho não revelaram problemas, mas os testes de durabilidade não foram concluídos. Há risco do aumento do álcool na gasolina provocar corrosão ou ressecar componentes do motor.
Desta forma, ficou acertado que a a gasolina do tipo premium continuará com 25% de álcool na mistura. Luiz Moan Yabiku Junior, presidente da Anfavea, aconselha que carros movidos a gasolina usem apenas gasolina premium até sair o resultado dos testes. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) fez a mesma recomentação".
Fonte:
https://oglobo.globo.com/economia/carro ... s-15256181
E veja também os vídeos abaixo sobre isso, e em especial o segundo vídeo que fala de carburador e injeção, sendo que ele aborda a injeção eletrônica aos 8 minutos e 10 segundos:
Seu carro pode sofrer com mais álcool na gasolina?
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=T74kOl-Zvkk[/BBvideo]
Silvio Carburadores O Alcool na Gasolina , Efeitos e Prejuizos !
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=jarpUWkJjrA[/BBvideo]
Rodox
Gol GL 1.8 AP - ano 1990 (gasolina)
- JCX
- Membro - 1.6
Ótima matéria Rodox.
É por isso que não abro ma do GNV, custa mais barato e, por enquanto, não é possível adulterar.
Esse santana era do meu pai, ficou 11 anos com ele. Ao longo do tempo os mexanicos foram deixando suas marcas nele, e segundo meu pai o cabeçote foi trocado na retífica a uns 7 anos e de lá pra cá o carro nunca teve marcha lenta lisa.
A uns 6 meses o carro começou a falhar. Troquei cabos, velas, tampa e rotor do distribuidor, o carro melhorou mas logo depois voltou a falhar tanto na gasolina quanto no GNV.
Deixamos o carro num dos mexanicos de confiança dele, que indicou outro picareta pra dar uma geral.
Pra resumir, gastei R$ 580,00, o carro ficou um mês na oficina, o cara disse que meu cabeçote estava zuado.
Um mês depois o carro estava do mesmo jeito.
Essa semana resolvi dar uma olhada e fui encontrando os gatos do tipo:
1- Bicos Injetores com numeração diferente
2- Flauta solta dando entrada de ar pelos bicos
3- Bicos sem os kits de reparo (foi cobrado)
4- Emendas mal feitas nos chicotes da injeção.
5- Corpo de borboleta fuçado
Comecei pelo cabeçote pela insistência do meu pai, mas acho que pela media está OK, está medindo 132,5.
Preciso saber qual a ultima medida do cabeçote para rodar na gasolina e para roda no álcool, daí vejo se é melhor retificar ou comprar outro.
É por isso que não abro ma do GNV, custa mais barato e, por enquanto, não é possível adulterar.
Esse santana era do meu pai, ficou 11 anos com ele. Ao longo do tempo os mexanicos foram deixando suas marcas nele, e segundo meu pai o cabeçote foi trocado na retífica a uns 7 anos e de lá pra cá o carro nunca teve marcha lenta lisa.
A uns 6 meses o carro começou a falhar. Troquei cabos, velas, tampa e rotor do distribuidor, o carro melhorou mas logo depois voltou a falhar tanto na gasolina quanto no GNV.
Deixamos o carro num dos mexanicos de confiança dele, que indicou outro picareta pra dar uma geral.
Pra resumir, gastei R$ 580,00, o carro ficou um mês na oficina, o cara disse que meu cabeçote estava zuado.
Um mês depois o carro estava do mesmo jeito.
Essa semana resolvi dar uma olhada e fui encontrando os gatos do tipo:
1- Bicos Injetores com numeração diferente
2- Flauta solta dando entrada de ar pelos bicos
3- Bicos sem os kits de reparo (foi cobrado)
4- Emendas mal feitas nos chicotes da injeção.
5- Corpo de borboleta fuçado
Comecei pelo cabeçote pela insistência do meu pai, mas acho que pela media está OK, está medindo 132,5.
Preciso saber qual a ultima medida do cabeçote para rodar na gasolina e para roda no álcool, daí vejo se é melhor retificar ou comprar outro.
Vish... pelo jeito você foi pra charlatão... já fui vítima deles também... a melhor coisa é acompanhar o serviço, e é o que eu vou fazer a partir de agora, pois tive um grande dissabor ao mandar trocar as buchas do tambulador e veja o que me aprontaram:
- roubam uns 15 litros de gasolina aditivada... uns R$ 60,00 de prejuízo;
- (sabotaram o meu motor) trocaram a cebolinha de óleo e colocaram uma estourada - acredito que era para faltar o óleo e meu motor fundir. Tive que trocar a cebolinha, mas não lembro o preço;
- trocaram até o óleo do meu cárter que tinha apenas 1.000 km rodados, pois notei que o óleo ficou bem mais escuro e velho. Tive que trocar o óleo e filtro... uns R$ 60,00 de prejuízo;
- deixaram meu carro estacionado na rua;
- o motor e o cambio lavou de óleo que saia pela cebolinha. Troquei o óleo do câmbio... foi mais uns R$ 30,00 de prejuízo.
Na minha opinião pelo que você falou o problema é de alimentação (bicos, flauta e etc) e não cabeçote.
- roubam uns 15 litros de gasolina aditivada... uns R$ 60,00 de prejuízo;
- (sabotaram o meu motor) trocaram a cebolinha de óleo e colocaram uma estourada - acredito que era para faltar o óleo e meu motor fundir. Tive que trocar a cebolinha, mas não lembro o preço;
- trocaram até o óleo do meu cárter que tinha apenas 1.000 km rodados, pois notei que o óleo ficou bem mais escuro e velho. Tive que trocar o óleo e filtro... uns R$ 60,00 de prejuízo;
- deixaram meu carro estacionado na rua;
- o motor e o cambio lavou de óleo que saia pela cebolinha. Troquei o óleo do câmbio... foi mais uns R$ 30,00 de prejuízo.
Na minha opinião pelo que você falou o problema é de alimentação (bicos, flauta e etc) e não cabeçote.
Rodox
- JCX
- Membro - 1.6
Tem que acompanha mesmo, o problema é que não tenho mais tempo, durante a semana o trabalho me consome e no fds minha filha é meu lazer.
Quando o santana era do meu pai cansei de ficar na rua por conta do trabulador, hoje tenho 2 acredita!!!
Sensor de marcha lenta também tenho 2, tudo do tempo que o carro era do meu pai, os FDP pediam as peças e o velho comprava e o carro ficava do mesmo jeito.
Bicos eu tenho 4 no cabeçote e mais 3 guardados.
Daqui a pouco monto outro motor Kkkk...
Quando o santana era do meu pai cansei de ficar na rua por conta do trabulador, hoje tenho 2 acredita!!!
Sensor de marcha lenta também tenho 2, tudo do tempo que o carro era do meu pai, os FDP pediam as peças e o velho comprava e o carro ficava do mesmo jeito.
Bicos eu tenho 4 no cabeçote e mais 3 guardados.
Daqui a pouco monto outro motor Kkkk...
- JCX
- Membro - 1.6
Monto trambulador de baixo d´agua e amarrado.
Vc acredita que estava montado errado? O carro passou por pelo menos 3 mexanicos e ninguém percebeu
Vc acredita que estava montado errado? O carro passou por pelo menos 3 mexanicos e ninguém percebeu
Lembrei de uma coisa... faça o teste de compressão no seu motor para saber se o cabeçote e até o motor em si está bom... eu tenho um compressímetro e paguei R$ 250,00 nele. Igual ao do vídeo abaixo.
Abraços,
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=4wrACgEdhRE[/BBvideo]
Abraços,
[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=4wrACgEdhRE[/BBvideo]
Rodox
- JCX
- Membro - 1.6
Um tempo atras eu medi a compressão no cabeçote que estava aceitável .
Saquei o cabeçote e notei que as válvulas estão bem mais ou menos, a vedação não está 100%.
O carro estava bom, forte e econômico, porém como tenho que fazer a vistoria do GNV tem que estar tudo redondinho.
Saquei o cabeçote e notei que as válvulas estão bem mais ou menos, a vedação não está 100%.
O carro estava bom, forte e econômico, porém como tenho que fazer a vistoria do GNV tem que estar tudo redondinho.
- JCX
- Membro - 1.6
Acabei de lembrar, também tenho 2 catalizadores
kkkk...
kkkk...
Então é bom dar uma geral no cabeçote.JCX escreveu:Um tempo atras eu medi a compressão no cabeçote que estava aceitável .
Abraços e até mais!
Rodox
- bleidao
- SUPORTE
- Carro: Gol Plus 1986
- Contato:
Respondendo à sua dúvida, Eu montei há algum tempo uma tabela no Excel. Vou ver se consigo converter em imagem para você.
Gol Plus 1986 Cinza:
http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=21571
- bleidao
- SUPORTE
- Contato:
Bom... tirei um print e marquei a parte que você solicitou.
Pode ver que marquei o STD (Original) e o Mínimo.

Pode ver que marquei o STD (Original) e o Mínimo.

Gol Plus 1986 Cinza:
- bleidao
- SUPORTE
- Contato:
Lembrando que as medidas são em Milímetros.
Gol Plus 1986 Cinza:
- JCX
- Membro - 1.6
E aí Bleidão, blz?
Obrigado pela força, amanhã levo o cabeçote na retífica pra fazer orçamentos, caso esteja no limite vou ter que garimpar um novo.
O problema é encontrar um cabeçote deste modelo em bom estado, é mosca branca.
Obrigado pela força, amanhã levo o cabeçote na retífica pra fazer orçamentos, caso esteja no limite vou ter que garimpar um novo.
- bleidao
- SUPORTE
- Contato:
Bom... se estiver na última retífica, você pode mandar preencher e colocar na medida STD. Só que nunca fiz esse tipo de serviço e não deve ser barato. Lembro que o APassero fez isso na Parati dele há algum tempo atrás. Turbo... durou uns 3 anos sem abrir.JCX escreveu:E aí Bleidão, blz?
Gol Plus 1986 Cinza:
- JCX
- Membro - 1.6
Novidades...
Levei o cabeçote em algumas retíficas e disseram que pra rodar na gasolina pode ser que fique bom, mas não garantiram.
Pra sanar de uma vez a dúvida do meu pai, fui atrás de um cabeçote. Nas minhas andanças encontrei um medindo 132,9, quase STD, precinho lá em baixo R$ 150,00. Nem pensei duas vezes, já mandei pra retífica pra fazer completo.
Agora tenho 3 cabeçotes um 1.8 com comando ZBA, um 2.0 taxadão com comando 27.7 e esse novo quase STD também com comando 27.7.
Agora dá pra começar a pensar num projetinho legal.
Já comprei junta de aço original e demais juntas, falta só os reparos de bico.
Levei o cabeçote em algumas retíficas e disseram que pra rodar na gasolina pode ser que fique bom, mas não garantiram.
Pra sanar de uma vez a dúvida do meu pai, fui atrás de um cabeçote. Nas minhas andanças encontrei um medindo 132,9, quase STD, precinho lá em baixo R$ 150,00. Nem pensei duas vezes, já mandei pra retífica pra fazer completo.
Agora tenho 3 cabeçotes um 1.8 com comando ZBA, um 2.0 taxadão com comando 27.7 e esse novo quase STD também com comando 27.7.
Editado pela última vez por JCX em 25 Set 2017, 21:13, em um total de 1 vez.
- bleidao
- SUPORTE
- Contato:
Que coisa boa, mano! Fico feliz que tenha conseguido. Manda um baratinho desse pra mim kkkkkkkkkkkJCX escreveu:Novidades...
Gol Plus 1986 Cinza:
- João Victor AP
- Membro - Gold
- Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
1 - Medida STD é 133,20mm, a última medida é 132,00mm.JCX escreveu:Pessoal, tenho uma dúvida que nenhum mecânico soube me afirma até hoje:
Não abro mão do GNV.
Comentem aí.
Abraço.
Quando chega na última medida, a retífica remanufatura ele, preenchendo a face com uma solda própria e fazendo a plaina, voltando novamente a medida STD.
2 - Originalmente a altura é a mesma independente se é Álcool ou Gasolina.
É mais comum ver cabeçotes a Álcool mais rebaixados, pois, suportam taxas mais elevadas.
Eu mesmo, até hoje acredito que os cabeçotes a Álcool, originalmente são levemente mais baixos em relação a Gasolina... maaaaasss...
Cara... cabeçote de AP com 132,5mm ele ainda está em plena forma !
Ah ! E lembrando que tem muitos caras que rebaixam ainda mais que 132,00mm, motores aspirados é um bom exemplo, cabeçotes bem rebaixados, e uma taxa de compressão alta.
Gol Bola CLi : http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... =4&t=39531
- JCX
- Membro - 1.6
bleidao escreveu:Que coisa boa, mano! Fico feliz que tenha conseguido. Manda um baratinho desse pra mim kkkkkkkkkkkJCX escreveu:Novidades...
Fala aí Bledão.
Bora por o cabeçote 2,0 na Ilda? Kkkk...