Saveiro 1.6 projeto turbo 40%

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR, SUPORTE

Responder
ajavorski
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Mai 2018, 11:29
Carro: Saveiro 1.6 2002

Saveiro 1.6 projeto turbo 40%

Mensagem por ajavorski »

Bom dia pessoal!!!

Venho aqui pedir ajuda de vocês, recentemente ganhei uma turbina de um primo que tem uma loja "TOP TURBO" do rio grande do sul, ele já sabia que eu queria uma pra por na saveiro, ai eu precisava mexer no cabeçote, e fazer umas coisinha, pedi ao mecânico quanto ele iria cobrar e achei justo, porem eu não tinha na época, sendo assim comecei a mexer por conta, até porque gosto dessas aventuras, e já tenho torquimetro quase tudo o que precisava, e as chaves que não possuia ia e comprava, pra não ter gambiarra, tirei o cabeçote e coloquei novamente mangueiras coletores, tudo certo já.

Agora meu dilema é:
:tont: :tont: :tont:
Na turbina estou tendo um problema, coloquei as mangueiras de óleo da bomba até a turbina os niples tudo certo, porem sempre vaza muito óleo quando ligo o carro na entrada de oleo da turbina, não consegui tira-lo da garagem ainda, já passei até cola de junta no niple e esperei secar conforme o manual, mas mesmo assim nada, pensei em colocar uma borracha, porem não sei se resolveria. já não sei o que fazer, por favor me ajudem :clapclap: :clapclap: :clapclap:


Muito obrigado e fico agradecido :yahoo: :yahoo:

Falando mais do projeto
Pesquisei bastante sobre montar turbina com a injeção original e vou fazer isso, ai de inicio vou rodar bem baixa pressão 0,3, e ficar monitorando como o carro se comporta, só não decidi quais bicos usar, mas a pressão ainda não vou colocar até assentar bem o cabeçote, e como pistão e biela são originais pretendo rodar com 1,2 bar no final do projeto pra render uns 200cv, os pistões são a gasolina, ai como tem direção Hidráulica tive que usar o coletor deslocado, e a turbina é com valvula (k16) sofri bastante pra colocar sem encostar em nada, motor de partida me fez sofrer bastante


Imagem
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Saveiro 1.6 projeto turbo 40%

Mensagem por João Victor AP »

Opa !
Estou acompanhando o projeto :good:

Man, se vaza óleo nos encaixes dos niples tente usar fita veda-rosca. Cola de junta não vai adiantar nesses casos.
Caso ainda vaze, então repita o processo. E use veda-rosca de alta qualidade, para garantir excelente vedação.
ajavorski
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Mai 2018, 11:29
Carro: Saveiro 1.6 2002

Re: Saveiro 1.6 projeto turbo 40%

Mensagem por ajavorski »

Obrigado man, mas será que pela alta temperatura não teria problema de derreter? ou algo do tipo? é comum utilizar veda rosca nesses casos?
ajavorski
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Mai 2018, 11:29
Carro: Saveiro 1.6 2002

Re: Saveiro 1.6 projeto turbo 40%

Mensagem por ajavorski »

parece que da pra usar mesmo olhei a especificação de uma:

"TEMPERATURA DE TRABALHO : DE -90ºC ATÉ 240ºC
RESISTÊNCIA QUIMICA : MATERIAL DE BAIXÍSSIMA REATIVIDADE QUÍMICA , RESISTENTE AOS LÍQUIDOS E GASES COMUMENTE UTILIZADOS EM INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS COMO : ÁCIDOS ,BASES , SOLVENTES , COMBUSTÍVEIS , LUBRIFICANTES , VAPOR , GASES DE PROCESSO ETC."

Geralmente oleo não passa dos 120º então não devo ter problema amanhã vou tentar :D

Obrigado amigo!!
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Saveiro 1.6 projeto turbo 40%

Mensagem por João Victor AP »

ajavorski escreveu:parece que da pra usar mesmo olhei a especificação de uma:

"TEMPERATURA DE TRABALHO : DE -90ºC ATÉ 240ºC
RESISTÊNCIA QUIMICA : MATERIAL DE BAIXÍSSIMA REATIVIDADE QUÍMICA , RESISTENTE AOS LÍQUIDOS E GASES COMUMENTE UTILIZADOS EM INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS COMO : ÁCIDOS ,BASES , SOLVENTES , COMBUSTÍVEIS , LUBRIFICANTES , VAPOR , GASES DE PROCESSO ETC."

Geralmente oleo não passa dos 120º então não devo ter problema amanhã vou tentar :D

Obrigado amigo!!
Por nada :friend:
Veda-Rosca de qualidade suporta temperaturas mais altas.
Espero que com o uso dele, pare de vazar óleo no niple.
ajavorski
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Mai 2018, 11:29
Carro: Saveiro 1.6 2002

Re: Saveiro 1.6 projeto turbo 40%

Mensagem por ajavorski »

Obrigado! :yahoo: :yahoo:
Parece ter dado certo, deixei uns 5 min e não vazou tava com 5-6 bar a pressão do óleo acho que não vaza mais, estou sem escape ainda os vizinhos podem reclamar,
estou pensando em usar somente o ultimo abafador o original mesmo, será que trava muito o motor? e será que faz um ronco maneiro?

E minha maior duvida é: :nosei:
usar bicos maiores imagino 50lb ou usar originais + bico suplementar? acho q segunda opção deixaria o carro mais econômico e talvez um melhor acerto.

Obrigado amigos!!

Como esta ficando:
https://imageshack.com/a/img921/7181/RgkK8q.jpg
https://imageshack.com/a/img924/5672/Myugxi.jpg
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Saveiro 1.6 projeto turbo 40%

Mensagem por João Victor AP »

ajavorski escreveu:Obrigado! :yahoo: :yahoo:
Parece ter dado certo, deixei uns 5 min e não vazou tava com 5-6 bar a pressão do óleo acho que não vaza mais, estou sem escape ainda os vizinhos podem reclamar,
estou pensando em usar somente o ultimo abafador o original mesmo, será que trava muito o motor? e será que faz um ronco maneiro?

E minha maior duvida é: :nosei:
usar bicos maiores imagino 50lb ou usar originais + bico suplementar? acho q segunda opção deixaria o carro mais econômico e talvez um melhor acerto.

Obrigado amigos!!

Como esta ficando:
https://imageshack.com/a/img921/7181/RgkK8q.jpg
https://imageshack.com/a/img924/5672/Myugxi.jpg
Que bom que resolveu o problema do vazamento :D

Cara, pode usar o abafador sim, mas não pode ser aqueles abafadores do 1.6, que tem o cano fino, ele é muito restritivo para um motor que vai ter 200cv. Tem que ser o escapamento no mínimo do Gol 1.8, que tem diâmetro do cano maior.

E os bicos... use só 4 de 50lbs.

A necessidade decomvustível do motor vai ser a mesma, assim o consumo é o mesmo, independente se tem duas bancadas, uma com bicos originais, e outra com bicos de 50lbs.
ajavorski
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Mai 2018, 11:29
Carro: Saveiro 1.6 2002

Re: Saveiro 1.6 projeto turbo 40%

Mensagem por ajavorski »

então, mas a minha ideia é rodar com a injeção original, ou seja uma bancada só. por isso minha duvida :D
Avatar do usuário
João Victor AP
Membro - Gold
Membro - Gold
Mensagens: 5845
Registrado em: 03 Ago 2015, 18:10
Carro: Gol CLi 1996 AP 1.6
Localização: Coromandel - MG

Re: Saveiro 1.6 projeto turbo 40%

Mensagem por João Victor AP »

ajavorski escreveu:então, mas a minha ideia é rodar com a injeção original, ou seja uma bancada só. por isso minha duvida :D
Injeção original ?

A Mi original, possui só uma simples central, com chicotes para ligar nos sensores, e nos 4 bicos.
Você não tem a opção de modificar mapas, controlar ponto por rotação, e tal. E não é possível ligar 2 bancadas de bicos.
E ela não consegue gerenciar um motor Turbo, ela consegue trabalhar somente em motores originais.
Existe injeção Mi para AP 1.6 álcool, AP 1.6 gasolina, AP 1.8 álcool, AP 1.8 gasolina, AP 2.0 Gasolina, AP 1.6 flex, AP 1.8 flex, AP 2.0 flex.
Ao todo são muitos módulos, um para cada motor específico.

Se colocar por exemplo o módulo do AP 2.0 no AP 1.6 o motor não vai funcionar bem. Ela só consegue trabalhar no Motor AP 1.6 original, sem grandes modificações.

Se quer uma Saveiro Turbo, terá que usar uma injeção programável (FuelTech, Pandoo, Injepro), onde você tem opção de fazer modicicações, fazer o acerto fino.
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”