AJUDA: Peça de metal que envolve tampa do distribuidor AP

Dicas, Dúvidas e Curiosidades.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Razor
Membro
Membro
Carro:

AJUDA: Peça de metal que envolve tampa do distribuidor AP

Mensagem por Razor »

Pessoal, levei o carro pra lavar, e depois não pegava nem a pau ! O carburador está na hora de uma revisão e limpeza, mas não era isso, pois o motor nem dava sinal de que ia pegar. Era coisa elétrica.
Um camarada me deu uma força, e tiramos a tampa do carbura, e estava seco. Jogamos gasolina direto, e nada. Abrimos a tampa do distribuidor, e tchammm...o ROTOR estava um LIXO ! Nunca mais me lembrei dele também, coitado. Foi só dar uma lixada, recolocar, e daí já pegou na primeira. Fui direto numa auto-peças e comprei o ROTOR e a TAMPA do DISTRIBUIDOR.
Trocar o rotor foi fácil, mas a tampa nem tanto. Sem ferramenta adequada é muito foda conseguir colocar a presilha, com pressão. Troquei os cabos de vela um por um pra não fazer caca.

Minha dúvida :
Envolvendo minha tampa antiga, tinha uma "camisa" de metal, com um chicote de malha trançada, que ligava-se na base do distribuidor. A tampa nova não entrou nessa "camisa". Acabei colocando sem ela, e fiquei com receio, pois pra que ela serve ? Qual o motivo daquele pequeno chicote? Ele isola alguma coisa ? No fim das contas dei partida e ficou tudo aparentemente normal, mas quero comprar uma peça dessa nova, que combine com o rotor e tampa novos, mas nem sei o que é.

Como meu GOL é 91 (GL, AP 1.8, GASOLINA), eu me deparo em 2 situações (antes de 11/91 e depois 11/91) qdo se trata de cabos, velas, rotor, tampa...
Nas lojas falaram que tanto faz. Mas na prática, a tampa não entrou nessa "camisa". Eu comprei os 2 da mesma época, após 11/91.

Após 11/91:
ROTOR: 1234.332.300
TAMPA DISTRIBUIDOR: 9232081.442

Até 10/91:
ROTOR: 1234.332.215
TAMPA DISTRIBUIDOR: 9231086.370

Alguém sabe me dizer o nome, e pra que serve a peça?
GOL GL AP1.8 91, gasolina. Weber TLDZ.
Razor
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Razor »

Tirei uma foto da peça. Dei uma limpada nela.
A tampa do distribuidor ficava dentro dela, e esse chicote ''e pra igar na base do distribuidor.
Obrigado pessoal !

http://xs129.xs.to/xs129/08285/capa_tam ... dor508.jpg
goleta88
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por goleta88 »

Razor escreveu:Tirei uma foto da peça. Dei uma limpada nela.
A tampa do distribuidor ficava dentro dela, e esse chicote ''e pra igar na base do distribuidor.
Obrigado pessoal !

http://xs129.xs.to/xs129/08285/capa_tam ... dor508.jpg
No meu caso esta peça que lata em volta do distribuidor, ja faz alguns anos que foi pintada de verde e parou no mato.
Não senti diferença alguma
Razor
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Razor »

Hahahahahahahahahahahahahahahahahaha

Eu estou andando sem ela tb, e não vi problemas até então. Segundo li, ela serve pra isolar a ignição (rotor e tampa do distribuidor) de interferência eletromagnética, e evitar fuga de corrente e faíscas. Pode ver que tem um chicote elétrico que vc conecta no corpo do distribudor.

Vi que se chama CAPA DE BLINDAGEM DA TAMPA. Eu acabei deixando sem ela, pq troquei ROTOR e TAMPA, e agora a tampa nova não entra nessa capa até o fim. É 1mm mais larga. Fui procurar essa peça pra comprar uma que servisse, mas não achei nem na VW.
Meu GOL tinha o ROTOR 1234332.215 e TAMPA 9231086.370
As que comprei (e na caixa está escrito que é para GOL AP 1.8) vieram:
ROTOR 1234332.300 e TAMPA 9232081.442
Será que de 92 em diante os GOL 1.8 não usam mais a CAPA ?
Amisterdan Moura
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Amisterdan Moura »

no caso de fulga de correntes dos cabos a bindagem recebe a corrente e manda pra carroceria atravez daquele chicote, isso evita que danifique o distribuidor no caso de fulga de corrente.mas raramente acontece isso, por isso nao se ver diferença.
Razor
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Razor »

Entendi. Pelo que andei conversando, a maioria dos GOL nem sequer têm mais essa peça.
Vou tentar lixar um pouco a lateral da base da tampa, diminuindo 1mm, e daí encaixa dentro da capa. Assim eu consigo reinstalá-la. Outra saída é comprar a TAMPA .370 e ROTOR .215

Obrigado pessoal !
Ricardo Máximo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Ricardo Máximo »

Razor

Cara, meu gol é um GL 1.8 AP ano/mod 91/91 gasolina, e também não tem essa peça que vc mostrou ai não. Fica tranquilo, não precisa colocar isso não.

Abraços,
Ricardo Máximo
GOL GL 91 1.8 AP
Razor
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Razor »

Valeu Ricardo ! Obrigado por ter olhado seu GOL. Fico mais tranquilo, pois sendo o seu GOL GL 1.8, 91 e gasolina....é igual ao meu.
Estou andando normal sem. Eu devia ter desconfiado antes, pois estava achando o carro fraco nas subidas longas, e ele pedia 3a com frequência. Nas saídas de rampa, ele vibrava, como se fosse embreagem velha, apesar de eu tê-la trocado há uns 25.000 - 30.000 km, principalmente quando o motor ainda estava frio.
Agora, depois da troca do rotor e tampa, acabou tudo isso ! Ele não trepida mais nas saídas (rampa), e está mais "forte", "esperto". Espero que isso reflita tb no consumo. Eu estava sofrendo pra conseguir 7,5 km/litro na cidade. Rodei 100 km e fui abastecer, e deu 8,36 km/l sendo que desses 100km rodados, andei apenas uns 40 km com as peças novas. Tomara que melhore ! Ficando acima de 8,5 km/l (cidade) fico mais feliz. Vou trocar cabos e velas, e limpar o carburador tb.
Como está o consumo do seu, Ricardo ? Só cidade.
Valeu !
Ricardo Máximo
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Ricardo Máximo »

Razor

Amigão, se vc trocar os cabos de velas, as velas e limpar o bura aí o trampo fica de primeira. Te garanto que o desempenho vai melhorar significativamente. Esses carrinhos são os melhores. Cuide bem do GL, o melhor.

Valeu!
Ricardo Máximo
GOL GL 91 1.8 AP
Cordelli
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Cordelli »

O meu eh 1.8 94 e tb n tem essa tampa
Tem um amigo q tem um 88 1.6 bielao q tem essa tampa
vlw
Gol CL 94 2.0 S Azul Calcinha
[x] Aspiração [x] Freio a Disco Traseiro
[x] D/H do MI [x] Rodas do Golf GT 2009
[x] M.I. [x] Vidros Elétricos
[X] Turbo
Razor
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Razor »

Valeu gente ! É sempre bom trocar idéias por aqui. A gente aprende bastante sobre nossos queridos carros. :y:
Junior Prette
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Junior Prette »

Pessoal, o meu é uma Parati 89 1.6 AP e tem essa peça de metal que envolve a tampa do distribuidor, mas aquelas presilhas que prendem a tampa do distribuidor só tem de um lado, já comprei o carro assim, do outro lado está uma mola que prende da base até a parte superior dessa "lata". Em tese a tampa fica presa so por um lado mas ainda não achei essa tal presilha pra eu colocar do outro lado, isso pode causar fuga da corrente pois a tampa fica solta desse lado com a mola, porém meu carro funciona perfeitamente, não é gastão mas eu bem que suspeito que possa haver pequena fuga mesmo que não seja perceptível.

Agora vou comprar novo rotor e tampa do distribuidor, mas já pretendia eliminar essa lata pois na minha falta de conhecimento eu já achei que era mais uma gambiarra que o antigo dono havia feito (vide mola) e também já vi carros mais novos (Gol AP 91 como o de vocês) que não usam essa lata.

A, só uma dica por favor, pra trocar o rotor é fácil? Tem que mecher no ponto do carro? Porque se for algo mais complicado nem vou me arriscar fazer, compro a peça e levo a um mecânico.

Obs: Essa lata que envolve a tampa do distribuidor, no meu não tem chicote algum.

Obrigado.

Seguem algumas fotos ai pessoal, desculpem a sujeira do motor.

ImagemImagem

ImagemImagem

ImagemImagem
Amisterdan Moura
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Amisterdan Moura »

É bem simplis trocar o rotor, so tirar e por o outro. Nao tem que fazer mais nada. sobre a presilha... bem, isso vc pode econtar numa sucate, pq realmente acho que essa mola aee nao é muito confiavel.
policiano
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por policiano »

O meu é 1.6 GL ano 88 e tem essa tampa... Estou com problemas serio nele de pular corrente. Fui em um lugar escuro durante a noite, abri o capo com o carro ligado e vi a corrente pulando na bobina, no distribuidor e tb pulava nos cabos de vela. O funcionamento do carro esta um lixo. Cabo e velas sao novos, qual deve ser o meu problema?
Ajudem por favor!
Felipe Voya
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Felipe Voya »

policiano escreveu:O meu é 1.6 GL ano 88 e tem essa tampa... Estou com problemas serio nele de pular corrente. Fui em um lugar escuro durante a noite, abri o capo com o carro ligado e vi a corrente pulando na bobina, no distribuidor e tb pulava nos cabos de vela. O funcionamento do carro esta um lixo. Cabo e velas sao novos, qual deve ser o meu problema?
Ajudem por favor!
Rapaz mesmo vc tenha comprado estes cabos, não sei a marca deles, mas sem duvida alguma eles estão com defeitos. E como vc esta falando me parece que são todos que estão ruins. Cabos velhos ou de marca de baixa qualidade não tem blindagem boa pra evitar fuga de corrente dos cabos pra massa do carro.

Eu uso os NGK resistivos no meu carro... eu comprei um jogo no inicio do ano e ta show até agora.

Mas já ouvi que os cabos da bosch que o cabo é vermelho e as ponteiras pretas, falam que são os melhores.

As velas eu sei que a NGK são as melhores sem dúvida alguma!
Voyage GL 88 branco AP-1952cc álcool ASPRO
Vira AP 1.8
Pistões GM 1.8 (84,8mm) álcool Fase II
Cabeçote 2.0 (A-40 / E-33)
Comando 276°
Polia Regulável Graduada Alumínio
Bobina MI
Alternador 90A
Responder

Voltar para “Parte Elétrica”