COMO ALARGAR OS PARALAMAS
Antes de fazer o processo, vale a pena levar o carro em uma loja que mecha com alinhamentos e mandar verificar se o eixo traseiro está deslocado, isso pode ocorrer e somente uma loja irá resolver este problema, quando isso acontecer a tendência é que pegue somente um dos lados no pára-lamas e não os dois. O Corsa já tem um leve deslocamento do eixo traseiro para o lado direito devido ao tanque de combustível.
Procure também verificar se você está utilizando rodas com off-set correto (diâmetro pneu + roda e largura da roda), isso interfere muito pois o Corsa tem a caixa de rodas (local onde fica roda/pneus por dentro do pára-lamas) muito pequeno. As especificações mais corretas para o Corsa são:
Rodas aro 14 polegadas até 6 polegadas de largura com pneus 175/70
Rodas aro 15 polegadas com 6 polegadas de largura e pneus até 195/50.
O off-set do Corsa é de 49mm podendo variar no máximo 5 mm tanto + quanto -.
A furação é de 4 X 100 mm
Se você estiver obedecendo estas medidas não terá problemas a não ser que o carro seja muito rebaixado!
Para alargar os pára-lamas:
Consiga um macaco hidráulico, destes que usam em caminhonetes, aqueles de 2 toneladas.
Pegue dois pedaços de madeira, que vão servir tanto pra calçar o macaco no fundo do pára-lamas quanto pra colocar na borda de dentro do pára-lamas (isso vai fazer com que o macaco empurre igualmente o pára-lamas e não somente em um ponto que poderia trincar a pintura)...
Tenha muita paciência e cuidado.
O ideal é que tenha uma régua grande para medir a distância entre o pára-lamas e o fundo da caixa de rodas, com isso você vai afastar os dois lados do pára-lamas igualmente.
Vamos para a execução do processo!
Levante o carro no macaco até deixar a roda solta, o ideal era colocar o carro em um tripé/cavalete para ficar mais seguro. Retire a roda.
Retire a moldura do pára-lamas, é aquele arco plástico que é preso por porcas plásticas internas no pára-lamas.
Pegue a régua e tire as medidas da ponta do pára-lamas até o fundo da caixa de rodas, veja quantos cm tem para depois que você alargar voltar a medir para fazer igualmente no outro lado.
Pegue uma das madeiras que vai servir de calço para o macaco no qual vai ficar apoiado no amortecedor ou no fundo da caixa de roda (observe bem pois a válvula de desacionamento bem como a alavanca de acionamento do macaco deve ficar voltada pra baixo e de uma forma que se possa movimentá-las sem problemas). Vá abrindo o macaco (use uma chave de fenda ou um pequeno pedaço de ferro para acionar a alavanca) até chegar próximo ao pára-lamas, coloque a outra madeira em comprido para o macaco não marcar a lataria e trincar a pintura, o ideal é uma madeira que pegue de um lado a outro dentro do pára-lamas, com isso vai forçar igualmente todos os lados para fora.
CUIDADO, quando você for abrindo o macaco, tome cuidado pois você pode abrir demais e acabar danificando, amassando ou trincando o pára-lamas e ter que fazer uma funilaria. Lembre-se que você vai afastar poucos cm, tipo uns 2cm.
Depois de ter alargado, meça novamente com a régua e veja quantos cm aumentou a distância e faça o processo do outro lado do pára-lama.
Agora você vai pegar os parafusos que prendem o arco do pára-lama, pegue os dois parafusos que ficam na parte superior e que mais raspam no pneus. Lixe até desgastar um pedaço dele, cuidado para não lixar muito, veja antes o quanto você tem que tirar.
Agora é só montar e colocar o pneu.
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ahhh, tendi....
o problema é que não conheço nenhum lugar que faça, na frente rebater resolve, eu mesmo rebati hoje ta bom já. Porém atras não resolve, quando o carro ta baixo atras se não pegasse no pneu ia comer a roda uns 2dedos, porém eu levei em duas lojas de suspensão e os caras me disseram que só rebater não tem jeito atras, ele disse que teria que rebate e comer o cubu das rodas pra rodar entrar mais 1 dedo pra dentro ai sim resolveria.......
mas não sei se é bom fazer isso.
o problema é que não conheço nenhum lugar que faça, na frente rebater resolve, eu mesmo rebati hoje ta bom já. Porém atras não resolve, quando o carro ta baixo atras se não pegasse no pneu ia comer a roda uns 2dedos, porém eu levei em duas lojas de suspensão e os caras me disseram que só rebater não tem jeito atras, ele disse que teria que rebate e comer o cubu das rodas pra rodar entrar mais 1 dedo pra dentro ai sim resolveria.......
mas não sei se é bom fazer isso.
1.6 AP 2E .50@1,2bar = Brincadeirinha legal pra começar