Trocando a água do radiador passo-a-passo.
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Trocando a água do radiador passo-a-passo.
Para evitar choques termicos bruscos no bloco do motor, o ideal é fazer ele qdo ele estiver frio, tipo domingo de manha...
Outra dica: jamais use radiex e afins... eles destroem td o q veem pela frente. Inclusive os selos do bloco do motor.
Segue esses passos galera:
Programe a limpeza de seu carro e de cara compre 2 litros de fluido, um reservatório novo caso o seu esteja impregnado com oxidos do motor.
-O preco do reservatório varia de 18 a 22 reais
-O preço do litro de fluido varia de 8 a 10 reais
Uma semana antes da limpeza, despeje um litro de fluido e rode a semana inteira com ele... ele irá auxiliar na limpeza durante a semana
sem agredir o motor.
Quando chegar domingo de manha da semana seguinte, solte a mangueira do retorno do radiador-reservatório, coloque uma mangueira de agua ligada no tanque (sem exageiros na pressão da agua) e ligue o carro.
Note que a agua que vai sair do retorno sairá imunda e marrom escura...
Não utilizem o afogador e nem aceleram para não esquentar o motor demasiadamente, pois a agua da mangueira com certeza vai estar em torno de 18ºC e o motor na casa dos 90º... deixe ele trabalhar por sim mesmo...
Voce podera desligar o motor assim que a agua do retorno estiver saindo limpida assim como a agua da mangueira. Feito isso, desligue a mangueira de agua da torneira né, e solte a do reservatório-motor.
Retire o reservatorio velho e coloque o novo e prenda todas as magueiras nele, tanto a do reservatório-motor, como a do retorno-reservatório. É fundamental que as braçadeiras sejam bem apertadas, caso contrario em altas temperaturas, a pressão na tubulação aumenta muito e ocorrerá vazamentos. Caso as braçadeiras ja estevam velhas e oxidadas, compre novas abraçadeiras, n custará mais do que 4 reais.
Reservatorio novo fixado no seu devido lugar com suas respectivas mangueiras, despeje o segundo litro de fluido e complete com agua. Ligue o motor, aperte as mangueiras pra retirar possiveis bolhas de agua. Observe sem o nivel se não esta abaixando, caso sim, complete sempre com agua. Não tem segredo nenhum!!!!
Na primeira semana todos os dias observe o nível pra manter a consciencia tranquila, afinal é DIY.
Caso na semana seguinte, é normal a água ficar um pouquinho escura,
repita o processo apenas da troca de agua e adicione outro litro de fluido.
Chegará a um ponto que não haverá mais oxidação!!
Qualquer dúvida:
msn: corajozo@hotmail.com
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Outra dica: jamais use radiex e afins... eles destroem td o q veem pela frente. Inclusive os selos do bloco do motor.
Segue esses passos galera:
Programe a limpeza de seu carro e de cara compre 2 litros de fluido, um reservatório novo caso o seu esteja impregnado com oxidos do motor.
-O preco do reservatório varia de 18 a 22 reais
-O preço do litro de fluido varia de 8 a 10 reais
Uma semana antes da limpeza, despeje um litro de fluido e rode a semana inteira com ele... ele irá auxiliar na limpeza durante a semana
sem agredir o motor.
Quando chegar domingo de manha da semana seguinte, solte a mangueira do retorno do radiador-reservatório, coloque uma mangueira de agua ligada no tanque (sem exageiros na pressão da agua) e ligue o carro.
Note que a agua que vai sair do retorno sairá imunda e marrom escura...
Não utilizem o afogador e nem aceleram para não esquentar o motor demasiadamente, pois a agua da mangueira com certeza vai estar em torno de 18ºC e o motor na casa dos 90º... deixe ele trabalhar por sim mesmo...
Voce podera desligar o motor assim que a agua do retorno estiver saindo limpida assim como a agua da mangueira. Feito isso, desligue a mangueira de agua da torneira né, e solte a do reservatório-motor.
Retire o reservatorio velho e coloque o novo e prenda todas as magueiras nele, tanto a do reservatório-motor, como a do retorno-reservatório. É fundamental que as braçadeiras sejam bem apertadas, caso contrario em altas temperaturas, a pressão na tubulação aumenta muito e ocorrerá vazamentos. Caso as braçadeiras ja estevam velhas e oxidadas, compre novas abraçadeiras, n custará mais do que 4 reais.
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"Pedras no caminho? desvio, pq c n raspa no assoalho..."
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- Ricardinho
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Não passa de 15 minutos, fiz no meu duas vezes e em mais 2 gols e uma parati, todas de amigos...Ricardo Máximo escreveu:Muito bom DIY, minha dúvida é, este processo de trocar a água com o motor ligado, demora muito? E mesmo a água entrando pra dentro do motor em temperatura ambiente, não danificará o motor por choque térmico?
Abraços,
Veja bem, o motor estará "frio" pela manha porque ele passará a noite toda parado... até ele chegar a temperatura de funcionamento ideal é aproximadamente 10 minutos em marcha lenta... isso se a agua dele estiver fazendo o percurso e voltando pro reservatorio. seguindo os passos a risca não ha perigo algum, iniciando o processo com o motor "frio"
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Eu faço esse negocio, de enche e esvazia, umas 3 vezes no minimo... levo uma semana pra limpar... porque a sujeira vai soltanto aos poucos... sem falar, que a valvula termostatica só abre quando o motor ta quente... se vc enfia agua fria, ele nunca vai chegar na temperatura normal de funcionamento, e a valvula vai ficar fechada... e a agua (suja) que ta no motor vai ficar circulando só nele... por isso eu faço a limpeza umas 3 vezes... dai sim fica bom... ai no fim de tudo, eu uso o liquido de arefecimento... uns 2 litros chega, o resto é agua, sem cloro pra nao danificar as mangueiras.
Magaiver
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Eu costumo simplesmente tirar a mangueria que fica na parte de baixo do radiador. Dali a água escorre toda sem precisar ligar o motor. Daí eu vou jogando água dentro do reservatório até a água lá embaixo sair transpartente.
VW GOL GL AP 1.8 ANO 93
Se a necessidade é a mãe da invenção, o pai é o Macgyver!
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Mas desta maneira, vc não retira a água que fica dentro do bloco do motor, uma vez que a válvula termostática fica fechada, só abre com o motor quente.Filipe o Tosco escreveu:Eu costumo simplesmente tirar a mangueria que fica na parte de baixo do radiador. Dali a água escorre toda sem precisar ligar o motor. Daí eu vou jogando água dentro do reservatório até a água lá embaixo sair transpartente.
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cara, eu fiz quase isso.. esgotei a agua, tirei as mangueiras lavei elas,
tirei o reservatorio lavei ele, colokei no lugar tudo,
e liguei a mangueira de agua no reservatorio
e tirei a mangueira lah de baixo do radiador
e liguei a mangueira
isso tudo com o carro desligado, fiko limpo.
colokei o fluido e completei o resto com agua
fiko bom, isso foi começo de dezembro,
até hj quase a msma cor a gua.. azulzinha...
=D hehehe
vlw
tirei o reservatorio lavei ele, colokei no lugar tudo,
e liguei a mangueira de agua no reservatorio
e tirei a mangueira lah de baixo do radiador
e liguei a mangueira
isso tudo com o carro desligado, fiko limpo.
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fiko bom, isso foi começo de dezembro,
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- Ricardo Máximo
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Então cara, qual a marca deste aditivo azulzinho?duH escreveu:cara, eu fiz quase isso.. esgotei a agua, tirei as mangueiras lavei elas,
tirei o reservatorio lavei ele, colokei no lugar tudo,
e liguei a mangueira de agua no reservatorio
e tirei a mangueira lah de baixo do radiador
e liguei a mangueira
isso tudo com o carro desligado, fiko limpo.
colokei o fluido e completei o resto com agua
fiko bom, isso foi começo de dezembro,
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Acredito ser devido ao fato da água destilada não conter sais minerais que poderiam acelerar o processo de oxidação e ferrugem dos dutos do radiador. Acredito tambem que seja melhor utilizar destilada sim.Marcus Ap 1.8 escreveu:ja me falaram pra por agua destilado q nem pra bateria q é mais limpa assim dificulta sujar denovo
Ricardo Máximo
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Isso mesmo...a agua de "torneira" possui sais mineirais que aceleram a oxidação. Uma forma de amenizar isso, é deixar a agua num pote fechado por uns 2 dias, proximo de luz natural...isso vai reduzir a quantidade, principalmente, do cloro, grande vilão para as mangueiras do sistema.
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Se jogar acido de bateria, vai desmanchar com tudo oque é aluminio que tiver... o radiador é o primeiro a desmachar... hehehehe
Ja cansei de ver até em oficinas, os kra largar agua no bujão e escoar pela mangueira mais baixa que tiver... não vai fazer uma limpeza eficiente...
Eu quando limpo, retiro até a valvula termostatica fora, ja pra limpala, e verificar seu funcionamento... removo o radiador, e faço uma boa limpeza nele... é muito importante limpar... ja cansei de ver carros com o sistema parecendo ter um achocolatado dentro, parece um churriu... em vez de ter agua e aditivo...
é uma boa essa de por agua destilada... daria pra deixar a agua em repouzo, o cloro sai sim...
Lembro aqui que a agua de chuva é destilada, pois derivou da evaporação... então é uma boa utilizala... do lado de casa tinha uma fabrica de baterias... eles usavao agua coletada da chuva, pra colocar na solução de acido sulfurico para encher as baterias.
Ja cansei de ver até em oficinas, os kra largar agua no bujão e escoar pela mangueira mais baixa que tiver... não vai fazer uma limpeza eficiente...
Eu quando limpo, retiro até a valvula termostatica fora, ja pra limpala, e verificar seu funcionamento... removo o radiador, e faço uma boa limpeza nele... é muito importante limpar... ja cansei de ver carros com o sistema parecendo ter um achocolatado dentro, parece um churriu... em vez de ter agua e aditivo...
é uma boa essa de por agua destilada... daria pra deixar a agua em repouzo, o cloro sai sim...
Lembro aqui que a agua de chuva é destilada, pois derivou da evaporação... então é uma boa utilizala... do lado de casa tinha uma fabrica de baterias... eles usavao agua coletada da chuva, pra colocar na solução de acido sulfurico para encher as baterias.
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