Trocando a água do radiador passo-a-passo.

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fernandes.blanco
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Trocando a água do radiador passo-a-passo.

Mensagem por fernandes.blanco »

Para evitar choques termicos bruscos no bloco do motor, o ideal é fazer ele qdo ele estiver frio, tipo domingo de manha...
Outra dica: jamais use radiex e afins... eles destroem td o q veem pela frente. Inclusive os selos do bloco do motor.
Segue esses passos galera:
Programe a limpeza de seu carro e de cara compre 2 litros de fluido, um reservatório novo caso o seu esteja impregnado com oxidos do motor.
-O preco do reservatório varia de 18 a 22 reais
-O preço do litro de fluido varia de 8 a 10 reais
Uma semana antes da limpeza, despeje um litro de fluido e rode a semana inteira com ele... ele irá auxiliar na limpeza durante a semana
sem agredir o motor.
Quando chegar domingo de manha da semana seguinte, solte a mangueira do retorno do radiador-reservatório, coloque uma mangueira de agua ligada no tanque (sem exageiros na pressão da agua) e ligue o carro.
Note que a agua que vai sair do retorno sairá imunda e marrom escura...
Não utilizem o afogador e nem aceleram para não esquentar o motor demasiadamente, pois a agua da mangueira com certeza vai estar em torno de 18ºC e o motor na casa dos 90º... deixe ele trabalhar por sim mesmo...
Voce podera desligar o motor assim que a agua do retorno estiver saindo limpida assim como a agua da mangueira. Feito isso, desligue a mangueira de agua da torneira né, e solte a do reservatório-motor.
Retire o reservatorio velho e coloque o novo e prenda todas as magueiras nele, tanto a do reservatório-motor, como a do retorno-reservatório. É fundamental que as braçadeiras sejam bem apertadas, caso contrario em altas temperaturas, a pressão na tubulação aumenta muito e ocorrerá vazamentos. Caso as braçadeiras ja estevam velhas e oxidadas, compre novas abraçadeiras, n custará mais do que 4 reais.
Reservatorio novo fixado no seu devido lugar com suas respectivas mangueiras, despeje o segundo litro de fluido e complete com agua. Ligue o motor, aperte as mangueiras pra retirar possiveis bolhas de agua. Observe sem o nivel se não esta abaixando, caso sim, complete sempre com agua. Não tem segredo nenhum!!!!
Na primeira semana todos os dias observe o nível pra manter a consciencia tranquila, afinal é DIY.
Caso na semana seguinte, é normal a água ficar um pouquinho escura,
repita o processo apenas da troca de agua e adicione outro litro de fluido.
Chegará a um ponto que não haverá mais oxidação!!
Qualquer dúvida:
msn: corajozo@hotmail.com
[/b]
"Pedras no caminho? desvio, pq c n raspa no assoalho..."
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Ricardinho
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Mensagem por Ricardinho »

Boa parceiro :drink:
EVITE A RESSACA, MANTENHA - SE BÊBADO!
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Ricardo Máximo
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Mensagem por Ricardo Máximo »

Muito bom DIY, minha dúvida é, este processo de trocar a água com o motor ligado, demora muito? E mesmo a água entrando pra dentro do motor em temperatura ambiente, não danificará o motor por choque térmico?

Abraços,
Ricardo Máximo
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fernandes.blanco
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Mensagem por fernandes.blanco »

Ricardo Máximo escreveu:Muito bom DIY, minha dúvida é, este processo de trocar a água com o motor ligado, demora muito? E mesmo a água entrando pra dentro do motor em temperatura ambiente, não danificará o motor por choque térmico?

Abraços,
Não passa de 15 minutos, fiz no meu duas vezes e em mais 2 gols e uma parati, todas de amigos...
Veja bem, o motor estará "frio" pela manha porque ele passará a noite toda parado... até ele chegar a temperatura de funcionamento ideal é aproximadamente 10 minutos em marcha lenta... isso se a agua dele estiver fazendo o percurso e voltando pro reservatorio. seguindo os passos a risca não ha perigo algum, iniciando o processo com o motor "frio"
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Magaiver®
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Mensagem por Magaiver® »

Eu faço esse negocio, de enche e esvazia, umas 3 vezes no minimo... levo uma semana pra limpar... porque a sujeira vai soltanto aos poucos... sem falar, que a valvula termostatica só abre quando o motor ta quente... se vc enfia agua fria, ele nunca vai chegar na temperatura normal de funcionamento, e a valvula vai ficar fechada... e a agua (suja) que ta no motor vai ficar circulando só nele... por isso eu faço a limpeza umas 3 vezes... dai sim fica bom... ai no fim de tudo, eu uso o liquido de arefecimento... uns 2 litros chega, o resto é agua, sem cloro pra nao danificar as mangueiras.
Magaiver
Lucas Maurer
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Mensagem por Lucas Maurer »

Qual é uma boa marca de aditivo?

Abraço!
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Mensagem por Filipe o Tosco »

Eu costumo simplesmente tirar a mangueria que fica na parte de baixo do radiador. Dali a água escorre toda sem precisar ligar o motor. Daí eu vou jogando água dentro do reservatório até a água lá embaixo sair transpartente.
VW GOL GL AP 1.8 ANO 93

Se a necessidade é a mãe da invenção, o pai é o Macgyver!
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Ricardo Máximo
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Mensagem por Ricardo Máximo »

Filipe o Tosco escreveu:Eu costumo simplesmente tirar a mangueria que fica na parte de baixo do radiador. Dali a água escorre toda sem precisar ligar o motor. Daí eu vou jogando água dentro do reservatório até a água lá embaixo sair transpartente.
Mas desta maneira, vc não retira a água que fica dentro do bloco do motor, uma vez que a válvula termostática fica fechada, só abre com o motor quente.
Ricardo Máximo
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Gustavo Cavalcanti
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Mensagem por Gustavo Cavalcanti »

O Bloco do meu ta imundo! Tenho que fazer isso logo... :glare:
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Mensagem por duH »

cara, eu fiz quase isso.. esgotei a agua, tirei as mangueiras lavei elas,
tirei o reservatorio lavei ele, colokei no lugar tudo,
e liguei a mangueira de agua no reservatorio
e tirei a mangueira lah de baixo do radiador
e liguei a mangueira
isso tudo com o carro desligado, fiko limpo.
colokei o fluido e completei o resto com agua
fiko bom, isso foi começo de dezembro,
até hj quase a msma cor a gua.. azulzinha...
=D hehehe

vlw
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Ricardo Máximo
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Mensagem por Ricardo Máximo »

duH escreveu:cara, eu fiz quase isso.. esgotei a agua, tirei as mangueiras lavei elas,
tirei o reservatorio lavei ele, colokei no lugar tudo,
e liguei a mangueira de agua no reservatorio
e tirei a mangueira lah de baixo do radiador
e liguei a mangueira
isso tudo com o carro desligado, fiko limpo.
colokei o fluido e completei o resto com agua
fiko bom, isso foi começo de dezembro,
até hj quase a msma cor a gua.. azulzinha...
=D hehehe

vlw
Então cara, qual a marca deste aditivo azulzinho?
Ricardo Máximo
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Mensagem por duH »

cara, eu vou ver aqui, pq eu guardei o pote, amanha eu te falo blz?
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Mensagem por Marcus Ap 1.8 »

ja me falaram pra por agua destilado q nem pra bateria q é mais limpa assim dificulta sujar denovo
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Mensagem por Ricardo Máximo »

Marcus Ap 1.8 escreveu:ja me falaram pra por agua destilado q nem pra bateria q é mais limpa assim dificulta sujar denovo
Acredito ser devido ao fato da água destilada não conter sais minerais que poderiam acelerar o processo de oxidação e ferrugem dos dutos do radiador. Acredito tambem que seja melhor utilizar destilada sim.
Ricardo Máximo
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Mensagem por Gustavo Cavalcanti »

Isso mesmo...a agua de "torneira" possui sais mineirais que aceleram a oxidação. Uma forma de amenizar isso, é deixar a agua num pote fechado por uns 2 dias, proximo de luz natural...isso vai reduzir a quantidade, principalmente, do cloro, grande vilão para as mangueiras do sistema.
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Felipe Alves
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Mensagem por Felipe Alves »

Marcus Ap 1.8 escreveu:ja me falaram pra por agua destilado q nem pra bateria q é mais limpa assim dificulta sujar denovo

Ou seja, devemos colocar cachaça pra dentro do motor????
aehauheuaheuhaheuah :drink: :facada:
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Marcus Ap 1.8
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Mensagem por Marcus Ap 1.8 »

Hahaha cachaça não


Mais acredito que ajude... a agua de bateria e claro toda vez que for completar com ela tambem... custa baratinho
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Mensagem por Marcus Ap 1.8 »

Agua né não vão meter acido de bateria q ai a casa cai euheuhhe
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Felipe Alves
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Mensagem por Felipe Alves »

hauehuaheuhaeh, to imaginando o maluco jogando acido de bateria pra dentro do motor!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

:tacafogo:
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Magaiver®
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Mensagem por Magaiver® »

Se jogar acido de bateria, vai desmanchar com tudo oque é aluminio que tiver... o radiador é o primeiro a desmachar... hehehehe

Ja cansei de ver até em oficinas, os kra largar agua no bujão e escoar pela mangueira mais baixa que tiver... não vai fazer uma limpeza eficiente...

Eu quando limpo, retiro até a valvula termostatica fora, ja pra limpala, e verificar seu funcionamento... removo o radiador, e faço uma boa limpeza nele... é muito importante limpar... ja cansei de ver carros com o sistema parecendo ter um achocolatado dentro, parece um churriu... em vez de ter agua e aditivo...

é uma boa essa de por agua destilada... daria pra deixar a agua em repouzo, o cloro sai sim...

Lembro aqui que a agua de chuva é destilada, pois derivou da evaporação... então é uma boa utilizala... do lado de casa tinha uma fabrica de baterias... eles usavao agua coletada da chuva, pra colocar na solução de acido sulfurico para encher as baterias.
Magaiver
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