Válvula termostática

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Válvula termostática

Mensagem por longuete »

Alguém sabe me dizer onde fica a válvula termostática do motor AP 1.8 álcool? O antigo dono retirou a peça. O resultado disso traduz-se num consumo excessivo, haja vista o motor trabalhar fora da faixa de temperatura para qual foi projetado. Além de demorar mais para atingira a temperatura de trabalho. Isso também traduz-se em maior desgaste do motor, posto que as folgas entre as partes móveis do mesmo são calibradas para diminuírem com o motor na sua temperatura de trabalho ideal. Onde fica essa válvula?
Magaiver®
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Magaiver® »

É facil vc achar o local onde é instalada a valvula no AP 1.8, visto que ja troquei do meu e do AP do Passat do meu primo, ambos alcool... Olhe no radiador, a mangueira que sai dele, vai encaixada em um lugar perto da bomba d'agua... pronto ta ali... é um encaixe de ferro, que tem 2 parafusos...

Com o motor frio, retire a agua do sistema, retire a mangueira, retire o "cano" onde a valvula esta dentro... frouxando os 2 parafusos...

Compre uma Valvula de 95 graus centigrados, e coloque no seu AP... tem um anel de vedação em borracha, vc tem que colocar junto com a valvula, peça esplicação no ascessorio onde for comprar... traga o "Cano" junto no ascessorio se for prescizo... aproveite e faça uma limpeza no sistema, coloque sempre liquido recomendado.

Apos montar, funcione, fique de olho, e atento, o sistema cria pressão apos quente, e pode surgir algum vazamento... tome cuidado, pois é perigozo estourar alguma mangueira e espirar agua quente em vc...
deixe a ventoinha ligar, e desligar umas 2 vezes, e ja pode esprementar de andar, sempre verificando a temperatura, e posiveis vazamentos.

Mangueiras velhas e resecadas, podem esplodir (ja esplodi uma... faz uma fumaceira de vapor danada)... Fique atento, ja que seu motor ira trabalhar mais quente agora, e sob maior pressao no sistema de arefecimento... Muitas vezes, quando ocorre de estourar alguma mangueira, e vazar a agua, a temperatura no marcador, nao marca alta temperatura, pois ela depende da agua pra marcar, e como ela vazou fora, nao ira marcar...

Espero que tenha ajudado.
Magaiver
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por longuete »

Tô ligado. Já fiz muito isso. Inclusive semana passada fiz limpeza completa do sistema de arrefecimento (utilizei FLUSH) e saiu um caldo de cana danado. Depois adicionei aditivo Lubrax (monoetilenoglico puro) e, utilizando um densímetro de sistema de arrefecimento, verifiquei que a proporção de monoetilenoglicol estava ótima. Porém, mesmo sistema limpo, notei que o líquido de arrefecimento já retorna para o reservatório de expansão assim que o carro é ligado e com motor frio. Isso está errado! Só deveria fazer isso após o motor atingir a casa dos 92°. Outra coisa foi que, após o motor esquentar e a ventuinha armar umas 4 vezes, verifiquei a temperatura da água e estava na faixa dos 60º. Tem alguma coisa errada.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Magaiver®
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Magaiver® »

Porque vc pediu, se ja fez muito disso ? ou vc se refere, que ja fez muito de trocar agua ?

É normal a agua retornar para o reservatório, como vc pode ver a magueira é fina, e tem que retornar um poquinho, a valvula deixa passar, acredito, que esta mangueira desta finura é apenas para retorno de ar que cria no sistema de arrefecimento. Mas é normal circular um poco sim.

Como vc fez pra saber que estava na temperatura de 60 Graus ? Talvez o sensor de temperatura da ventoinha (esta no radiador) seja de acionamento em baixa temperatura e faz a ventoinha ligar mais cedo... mas mesmo assim, a valvula tem que manter a temperatura, com o ponteiro a uns 75% do seu curso, ai esta correto a temperatura para o alcool. Meu Gol é Gasolina, mas uso alcool, só troquei a valvula, gicles, e regulei o ponto, funciona que é uma beleza.
Magaiver
longuete
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por longuete »

Isso, trocar a água. Eu tinha um Gol 92 CHT. Naquele eu sabia onde era a válvula termostática e no AP eu não sei (agora vc me disse onde é). Eu sempre fiz a limpeza, como troca de água e aditivo, mas eu não sabia era onde estava a válvula.
A temperatura eu fiz assim: deixei a ventoinha armar 2 vezes. Com o motor do carro ligado, fui abrindo lentamente a tampa do reservatório de expansão até despressurizar e retirar a tampa. Tenho um multímetro automotivo que vem com termopar, para aferição de temperatura. Foi só colocar o termopar dentro d'água que ele acusou a temperatura.
Gol 94 AP 1.8 - Álcool/GNV - Carburado (TLDE)
Magaiver®
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Magaiver® »

hmmmmm... tem que cuidar, quando abrir o Reservatório, quando quente, pode começar a ferver a agua, ja que o sistema trabalha sobre pressão (quanto maior a pressao, mais dificil ferver) se vc abrir ira aliviar a pressao, e podera ferver...
Mas é que vc tem que ver a temperatura que esta na agua que circula pelo motor...
Entende, a agua tem 2 lugares, no motor e no radiador/reservatorio... quando a termostatica abre, ela circula a agua do reservatorio/radiador que esta mais fria, fazendo o motor manter sermpre a temperatura de trabalho...
Esperimente de desligar a ventoinha, e deixe o motor aquecer, bem...
tente medir a temperatura encostando o medidor, proximo as mangueiras de agua do motor...
Nunca abra o reservatorio quando quente.

Tome sempre cuidado, pra nao acontecer nem um acidente.
Magaiver
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”