[PREPARAÇÃO] Preparações Aspiradas por Renato Morcef

Area destinadas exclusivamente para topicos ref. Preparações de motores Turbo, Aspirados Etc.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
domgolgts
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por domgolgts »

cavanhasm escreveu:
domgolgts escreveu:
Guilherme Monteiro escreveu:dimensionado + uma melhora no cabeçote (umma preparada no cabeçote) ja ira melhorar muito, uma bobina de mi...
fica xou de bola..
e ai Guilherme blz?????
ja to ate providenciando o 4x1, mas com relação ao cabeçote que melhorada assim q poderia ser, tipo polimento de duto ou vc fla pra rebaixar o cabeçote???????lembrando q as valvulas de admissão ja são valvulas 40mm, seria necessario mexer nas valvulas de escape???
o bom seria vc rebaixar, abrir um pouco os dutos e fazer angulo de valvula. as valvulas de escape não precisa mexer...
abraço
cavanhasm vlw pela dica
minha duvida fik agora so com relação ao escapamento, com o uso do 4x1 seria necessario acabar ele com escape de 2" ou posso usar o original mesmo, porq o original dele ja é um pouco mair na expessura, mas num sei c xega a ser 2"
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Renato3377 »

André Pinheiro escreveu:
Fala Renatão, pela sua experiência o que vc me diz sobre a giclagem do meu burra, pois to esperando tudo chegar para mexer de vez e até lá vamos brincando com o que temos. O carro ta andando bem, mas a sensação é que ele pode melhorar bem, pois em final ele ta perdendo rendimento e tem um buraco entre o 1º e o 2º estágios. Já pus o 2º estágio mecanico ... bom o que vc me diz ???

A configuração atual do carro é essa: 49G+4x1 com escape 2"+bobina MI+distribuidor Hall+3E+Polia 3 graus adiantadas+bomba mecânica cabeçuda do Santana + cabeçote original e ponto em 15º

Um abração
Fala André !!!
Nosso novo consultor virtual de buras 2E e 3E já disse tudo !!
Concordo com ele e aprendi um pouco mais !!
Concordo inclusive no uso do 049g com regulagem zerada na polia !! Como eu sempre disse !!! rsrsrs !
A maior necessidade de regulagem da polia fica em comandos mais altos, em motores com cabeçote rebaixado (que podem alterar o enquadramento do comando), de preferência com melhor enquadramento acertado no dino, para obter melhor curva de torque/potência. No meu caso, no meu motor, ficou com o comando um pouco adiantado (uns 2 graus).

Acho inclusive que nosso amigo Cavanhasm vai conseguir mais detalhes de acerto com ele (Bruno).

Abraço !!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Mensagem por André Pinheiro »

Fala cara ...
Fiquei brincando com o comando este final de samana e percebi uma leve alteração no comportamento do carro com o comando atrasado (Torque) ou adiantado (Potencia). Acredito, como vc falou, que em comandos maiores e em níveis de preparações maiores seja mais perceptível a mudança do comportamento.
Vou tentar encurtar um pouco a entrada do 2º estágio, pois acho que a perda de rendimento esta ai e não na giclagem, pois ela esta dando conta, e o buraco entre a 1º e o 2º estágio esta grande. Agora é acerto fino pois o carrinho já ta andando muito bem, o ruim é que nunca andei em um outro igual para poder comparar, o que fiz foi andar em um Passat que foi trocado o motor por um 1.8 ( 1.5 origialmente ) e a caixa por uma PS, com 49G+2E+Dutos pelo que ele disse. Minha conclusão é que o carro do amigo deve estar muito mal acertado, pois o meu quadradinho esta muito melhor. Outra comparação é com o meu Gol Rally 1.6 ( 103 Cv ), cara a Goleta esta mais forte e esperta nas retomadas chegando fácil nos 140 Km/h, ainda não estiquei em um retão pra ver onde vai, porem acredito que vai bem alto, ele gira muito.
Hoje instalei os freios da Powerbrakes de 284 mm, cara ficou muito melhor, mas como sou perfeccionista vou fazer uma geral, trocar o cilindro mestre e camãra de Vacuo, ai acredito que vai ficar show, ha ... ainda não coloquei o burrinho trazeiro Dim. 17 mm, vai melhorar mais ainda.
As rodas de ferro fiz um rolo nas minhas, ou seja, o jogo de rodas de ferro do Vectra aro 15" calçadas com 195/55 sairam por R$ 800,00 + as minhas rodas aro 14" e pneus meia vida, ta bom né ??? Acredito que para o meu conjunto atual ficou pesado esse conjunto, "roubando" muito torque, pois ainda estamos em uma preparação leve. Não aconselho esse pneu para carro 1.6, a não ser que estejam pensando alto nos upgrades. Acredito que quando instalar o volante aliviado vai melhorar esta relação não é ??? ( como o carrinho ta todo malhado preferi uma roda de ferro, por agora, para poder estar ja com as dimessões finais e poder acertar a suspensão corretamente )

Bom cara... Ouvir sua opinião é sempre importante para mim, pois fico mais tranquilo nas decisões que irei tomar.

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
Renato3377
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por Renato3377 »

André Pinheiro escreveu:
Outra comparação é com o meu Gol Rally 1.6 ( 103 Cv ), cara a Goleta esta mais forte e esperta nas retomadas chegando fácil nos 140 Km/h.

Hoje instalei os freios da Powerbrakes de 284 mm, cara ficou muito melhor, mas como sou perfeccionista vou fazer uma geral, trocar o cilindro mestre e camãra de Vacuo, ai acredito que vai ficar show, ha ... ainda não coloquei o burrinho trazeiro Dim. 17 mm, vai melhorar mais ainda.

As rodas de ferro fiz um rolo nas minhas, ou seja, o jogo de rodas de ferro do Vectra aro 15" calçadas com 195/55 sairam por R$ 800,00 + as minhas rodas aro 14" e pneus meia vida, ta bom né ??? Acredito que para o meu conjunto atual ficou pesado esse conjunto, "roubando" muito torque, pois ainda estamos em uma preparação leve. Não aconselho esse pneu para carro 1.6, a não ser que estejam pensando alto nos upgrades. Acredito que quando instalar o volante aliviado vai melhorar esta relação não é ???

Bom cara... Ouvir sua opinião é sempre importante para mim, pois fico mais tranquilo nas decisões que irei tomar.

Um abração
Fala André !!

Além da amizade tô sentindo o peso da responsabilidade em te ajudar nas decisões !! rsrs !! Espero mesmo que minhas dicas te ajudem no seu projeto !!

A sua comparação com o Gol novo 1.6 vai servir de base pros seus upgrades. Melhor ainda se alguém (bom motorista) puder acelerar lado a lado contigo em estrada, para testar as retomadas (olha a velocidade !! Não passe de 200 !!). Algumas modificações não são tão perceptíveis até a hora que vc compara com um carro lado a lado e o seu começa a abrir, mesmo que um pouquinho ... Mas no aspirado é assim mesmo, de pouco em pouco ... rsrs!

Quer dizer que o carro já está com as âncoras a postos ?!?! Lembre-se da minha experiência com a troca do cilindro mestre, que ficou com o pedal extremamente sensível com o cilindro do Santana (22 mm), justificando o retorno pro original novo de 20 mm (ficou bem melhor). E olha que nem troquei o hidrovácuo junto e o meu disco é de 256 mm ... Eu prefiro o pedal menos sensível, mas tendo a certeza que se eu pisar forte, o carro realmente pára. Este meu freio atual esta cumprindo a missão.
Vou seguir tb a sugestão do pessoal da powerbrakes e testar os cilindros traseiros de 17 mm da Saveiro no meu carro.

O preço do esquema com as rodas ficou bom. Os pneus são o Profiler2 da BF Goodrich ?? Com certeza depois do motor e volante completos, a relação da roda é compensada. Não esqueça que vai entrar um 1.9 com Weber 40, cabeçote, etc .. e mais etc ...

Em breve notícias do meu novo comando ...

Abraço !!!
Gol 93 CL. Motor 2.1 aspirado e aliviado.
Comando Isky 290 / 108 / 12 mm.
Weber 40 e coletor 4x1 (descarga 2.25 pol.)
Bobina Mallory e MSD 6AL.
Câmbio escalonado. Blocante de 80% e engate rápido.
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro:

Mensagem por Guilherme Monteiro »

renatão beleza ??
o carro saiu hasosahoas.. ficou bonito, fim de semana tiro fotos...
tah estranho cara..
tipo assim na hora de pisa.. ele nao ta abrindo de uma vez , ele ta dando tipo uma engasgada.. ou melhor dizer.. sabe quando vc anda com o afogador puxado ?? (axo ke eh engazopando ke fala?) tah assim cara !!!
agora eis a questao, talvez a borboleta deve ta travando neh ?
ouu alguma sujeira ??
pode ser uma dessas neh ?
ou ateh mesmo uma vez foi cabo de vela..
agora nao sei neh..
o que pode ser ?
vectra 97 Branco GL c/ couro kkkk !
André Pinheiro
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:

Mensagem por André Pinheiro »

Fala Renatão ...

Deixa de bobagem, uma das virtudes do homem é transmitir conhecimento. Sendo multiplicadores cumprimos um papel importante, porem sem responsabilidades sobre como usam o aprendizado, ok !!!

Bom ainda não foi o BF-Profile 2, aqui tudo é muito caro, pois o mais barato que achei ( Só existem 2 lojas que trabalham com eles ) foi R$ 390,00 x 4 = R$ 1560,00 e ainda tinha que comprar os aros 15", ou seja, ia gastar uns R$ 1800,00 ao total. O que fiz foi comprar um Nangank super esporte 195/55 e o cara me deu os aros, balanceou e alinhou e ficou com o meu conjunto antigo ( 2 pneus 1/2 vida e 2 bem ruinzinhos ).

Cara vc sabe de uma coisa, tô achando eles bem interessantes, macios e com uma boa estabilidade. Tentei comprar pela internet, porem só de frete ia ser R$ 300,00 ai desisti !!! Morar no meio dos índios da nisso ...risos ...

É isso mesmo que eu espero, por o volante e melhorar esse peso para tirar da inércia.

Deixa eu te explorar mais um pouco: Vc tem idéia de quanto um carrinho como o meu faz no 0 a 100 ??? Pela ficha técnica do Rally ele faz na casa dos 11 seg. Ontem no Youtube achei uns vídeos com golzinhos aspiradinhos fazendo em 8,5 seg, vc acha possível ??? ( O cara diz que em comando, coletor e escape )

Um abração
Imagem
-----Marronzinho-1.9/turbo/Weber------------------------------------------Pretinho-2.1/aspirado/weber-------
guirezende86
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por guirezende86 »

Não contei meu caso aqui ainda, entao preparem a pipoca!

O meu é um Gol Gl 1.8, todo originalzinho por fora, roda 13, aquariozao, frente rebaixada e traseira original!

Comprei meu carro em 2007, e achei ele meio manco, entao começou minha alegria, fui no meu preparador, e ele deu uma acertada no carro, na epoca eu ainda usava TLDZ e andava na gasolina. Logo depois, ja achei o carro manco denovo, entao mandei cabeçote pra retifica e:

- Dutos polidos somente
- Angulação
- Molas da com mais pressão do q da FIAT (Giro 8500 com meu carro facil)
- Comando q tava mesmo (49H)
- Mandei tirar 0.8mm
- Bobina MI

Andei no alcool umas 2 semanas, mas o carro ficou um lixo, usava escape original e tudo original, soh o cabeçote q tinha um gas a mais.

Não satisfeito, apos uns 3 meses:

- Comando 276º
- Escape 2 pol
- Dimensionado
- 2e alcool

Andei quase um ano assim, até descobrir um rachado no suporte do cambio do meu carro.
Tive q desmontar motor e cambio pra soldar, como nao tava me aguentando, la se vai mais coisas em cima, só q agora foi pra valer:

- Pistão KS 83mm (Reto)
- Virabrequim STD 2.0
- Bielas q tavam no meu carro mesmo (As furadinhas)
- Cabeçote o mesmo da primeira vez, só troquei as valvulas (40x35)
- Comando 296º
- 3e alcool
- Bomba de Monza
- Taxa 13:1

Não contente, fui la e mandei um kit turbo em cima. Não durou 1 mes.

Entao tbm nao contente, agora vem:

- Pistão Powertech 84.5 (2100)
- Weber 40
- Escape 2,5 pol

To esperando só meus anéis da powertech e junta da spa pra montar meu carro.

Até agora, ja foi uns 15 mil reais de investimento, pois na cidade onde eu moro, as coisas de preparação são mto caras (Campo Grande/MS)

Eita texto grande!

Abraços
Editado pela última vez por guirezende86 em 24 Set 2009, 11:51, em um total de 1 vez.
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro:

nossa cara ashusahosah.. viajei agora eim..
que historia longa mano tah por**..
mas me diz..
agora nessa ultima configuração.. vc vai colocar turbo ??
abraço !
guirezende86
Membro
Membro
Carro:

Guilherme Monteiro escreveu:nossa cara ashusahosah.. viajei agora eim..
que historia longa mano tah por**..
mas me diz..
agora nessa ultima configuração.. vc vai colocar turbo ??
abraço !
Ah, o ruim é q meu carro vai ficar com a taxa la na lua! Agente tava calculando aki, vai dar uns 13.5 a 14 de taxa! Dai é pedir pra quebrar turbo! sempre tive aspirado, e é um trem massa, pq vc moe pra caramba e nao quebra! O meu quebra mto cambio! Massss... é o preço do sucesso! hheheheh
1800T
Membro
Membro
Carro:

...

Mensagem por 1800T »

Pow..legal sua história!

Mas foi montar turbo alcool no alcool! Explode tudo mesmo...dependendo da pressão né!

Mas seu preparador explicou na época pq tirou o TLDZ pra por um 2E? O TLDZ é um carburador com muito mais potencial, ainda mais pra carro preparado, acho que o problema é que a maioria dos preparadores não sabe mexer nele...

Mas o pessoal que tem falado aí das preparações aspiradas e carburadores tem uma opinião? Renato, o que você acha do 'duelo' TLDZ x 2E???

Pelo que conheço e vejo de carro montados...um TLDZ bem acertado ESPANCA qualquer 2E...

Vou tirar meu carro da oficina semana que vem...49G, TLDZ e 4x1 com escap. de 2 pol....queria pegar uns carrinhos parecidos com 2E pra testar e tirar a dúvida.......

Abs!!
guirezende86
Membro
Membro
Carro:

Re: ...

1800T escreveu:Pow..legal sua história!

Mas foi montar turbo alcool no alcool! Explode tudo mesmo...dependendo da pressão né!

Mas seu preparador explicou na época pq tirou o TLDZ pra por um 2E? O TLDZ é um carburador com muito mais potencial, ainda mais pra carro preparado, acho que o problema é que a maioria dos preparadores não sabe mexer nele...

Mas o pessoal que tem falado aí das preparações aspiradas e carburadores tem uma opinião? Renato, o que você acha do 'duelo' TLDZ x 2E???

Pelo que conheço e vejo de carro montados...um TLDZ bem acertado ESPANCA qualquer 2E...

Vou tirar meu carro da oficina semana que vem...49G, TLDZ e 4x1 com escap. de 2 pol....queria pegar uns carrinhos parecidos com 2E pra testar e tirar a dúvida.......

Abs!!
Concordo plenamente contigo!
TLDZ é um mega carburador, mas como preparador é tudo mané, ja manda 2e ou 3e sempre.

Meu preparador tirou, pela facilidade de acerto. Senao nem tinha tirado!

Aqui o povo é meio do mato! Entende?

heeeheheheehe
abraços
1800T
Membro
Membro
Carro:

....

Mensagem por 1800T »

Ahahahaha! Magina...tenho família aí!!! Não é tanto assim..uhahuahuahua

Mas isso é praxe aqui em SP tbm...arrancar TLDZ pra colocar 2E....as pq é 'mais fácil' de acertar...as vezes pq realmente acham que 2E é melhor!!!

Até por isso levantei a questão aqui...se tiver um pessoal que prefere o 2E, queria saber pq!!

Abss!!
guirezende86
Membro
Membro
Carro:

com certeza o q o povo vai mais responder, é por causa de acerto! com certeza!
difersilva
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por difersilva »

Guilherme Monteiro escreveu:renatão beleza ??
o carro saiu hasosahoas.. ficou bonito, fim de semana tiro fotos...
tah estranho cara..
tipo assim na hora de pisa.. ele nao ta abrindo de uma vez , ele ta dando tipo uma engasgada.. ou melhor dizer.. sabe quando vc anda com o afogador puxado ?? (axo ke eh engazopando ke fala?) tah assim cara !!!
agora eis a questao, talvez a borboleta deve ta travando neh ?
ouu alguma sujeira ??
pode ser uma dessas neh ?
ou ateh mesmo uma vez foi cabo de vela..
agora nao sei neh..
o que pode ser ?
Oba.
Certamente se tiver algo entupido no seu bura, vai dar esse tipo de problema. O tubo injetor e o avanço a vácuo´é reponsável para dar aquela saída forte que todos gostam. Verifique estes itens.

Ajudem ai..

Quanto a bobina MI, peço ajuda ao pessoal, pois vou trocar retentores neste fds e ja queria aproveitar e instalar a bobina. Pelo que vi devo optar pela final 105 neh? e comprar junto o chicote para dois fios.
Meu módulo é o de 7 pinos, eu posso tirar uma bobina e colocar a outra eu mesmo e colocar os fios + e - do jeito que estava, ou a tarefa de instalação é mais complexa e necessitaria de modificar outras partes?
Aguardo.
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro:

difersilva
opaaa belezA ??
entao cara eh ke o meu carbura nao eh a vacuo tah ligado ahuashosshao..
eh mexidinho 2º est. mecanico mano !!!
abraço e valeuu !!
ranjas
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por ranjas »

1800T ja q vc tocou no assunto...td mundo fala q 2e eh melhor...tb gostaria de saber de alguem q entenda bem sobre essa historia de TLDZ x 2E
eu tinha comprado um 2E de monza mas tava beberrao d+++ tazia 4,5km/L dae trokei ele por um tldz novamente (e paguei na volta 490 =( ) agora ta na faixa de 5 de media... mas isso eh outra historia....seria uma boa alguem comentar ae sobre o tldz x 2e (sei q ja tem topico sobre isso tb....mas nunca chegaram num acordo lah...

opa...resposta nº 555 :P~~
Gol 1.8 Gl - 91 - TLDZ
azul/verde
difersilva
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por difersilva »

Guilherme Monteiro escreveu:difersilva
opaaa belezA ??
entao cara eh ke o meu carbura nao eh a vacuo tah ligado ahuashosshao..
eh mexidinho 2º est. mecanico mano !!!
abraço e valeuu !!
Blza....
To ligado que teu 2° estagio ta mecanico, estou falando do avanço a vácuo do ponto, que é o responsavel por dar aquele up. E só temos isso nos carburados quando atolamos o pé. Ja nos injetados, pode-se ver que ele não tem esse avanço instantaneo do ponto, o que o torna um pouco lento na saida.
Nada como um Bura bem regulado... Temos tb a vantagem do ponto morto nos carburados, o que reduz absurdamente consumo em pista. Ja nos injetados, tem hora que ponto morto, sai mais caro...rsrsr

Da uma olhada lah nessa valvula do avanço a vácuo do ponto.

Abraços
Thiago_Cabeça
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Thiago_Cabeça »

Será que ta bom assim

Imagem

Quero coloca um weber será que rola?
Imagem

Imagem
Thiago_Cabeça
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Thiago_Cabeça »

Desculpa se a foto fico grande aprendi agora coloca a foto se alguem sabe monta um link pra mim coloca as fotos do meu carro ... eu vo fica muito feliz :banana:
Imagem

Imagem
Guilherme Monteiro
Membro - 2.0
Membro - 2.0
Carro:

difersilva

opaa.;. ah soh axei ke estava confundido ahuahua..
mas entao..
pode ser alguma coisa do distribuidor , ou ateh mesmo cabo de velas, ou ateh mesmo as velas..
fui no mecanico ele falo que pode ser isso..
- Distribuidor sujo (junta akeles negocio de faisca sei la hauhau)
- O rotor pode ter travado
- Cabos de velas ruíns
- Vela ruim

um desses fatores ..
e que firmeza que o carbura nao eh neh ..
mas eh foda.. tah na parte de ignição !
hoje vou testar outro cabo..
e tentar ver o distribuidor !
abraço e valeuuu
Responder

Voltar para “Preparação de Motores”