[Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

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Rodox
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por Rodox »

Giovani Rodriguez escreveu:
bleidao escreveu:Eu já acho que ele joga muito a traseira com a suspensão original.
Bleidao está certo! usei por um bom tempo as rodas originais 13 com pneus 175 70 recomendados pela VW e deixava a desejar em curvas, joga muito de traseira, suspensão original também.
Mas eu estou falando com tala 185.
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DanielGT
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por DanielGT »

Mesmo assim rodox, o nosso querido gol é um dos piores carros de curva, pode colocar 205/45 R15 que um Escort xr3 mk4 com 185/60 R14 vai curvar melhor. É simples: observe de lado o seu gol, o motor está quase todo a frente das rodas dianteiras, logo por um simples cálculo de torque vemos que o peso do motor em relação ao eixo motriz força a parte traseira para cima, diminuindo o atrito das rodas traseiras, fora o fato de que a maior parte do peso está da metada para frente. Por essa razão em carros tração dianteira o correto é que o motor fique igual ao golf/Escort etc. Já do lado do Escort, ele tem suspensão independente nas 4 rodas, coisa que até hj é raro. Sua distribuição de peso é ótima pois o motor fica mais próximo do centro do carro e na frente somente o radiador. Se tivesse grana ilimitada, iria tentar colocar o câmbio de golf mk3 no quadrado e adaptar o motor naquela posição.

Deixa eu parar de filosofar, uma visão de engenharia aqui. Lembro bem do meu Verona LX CHT com 175/70 R13 e susp independente nas 4 rodas. Ele fazia curva 10x melhor que meu gol. Mas estou querendo melhorar o gol, para isso queria baixar um pouco, o negocio de rebaixar é que o centro de gravidade do carro fica mais próximo do chão, dificultando capotagem e melhorando atrito em curvas. Mas como fazer isso sem rebaixar muito e sem perder conforto?
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por AdrianoSocial »

Daniel, muito interessante sua explanação sobre o assunto, me fez lembrar um vídeo que assisti no canal do Rubinho que ele testa o gol, Escort xr3 e Kadet e ele diz que o melhor de curva é o Escort.
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DanielGT
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por DanielGT »

AdrianoSocial escreveu:Daniel, muito interessante sua explanação sobre o assunto, me fez lembrar um vídeo que assisti no canal do Rubinho que ele testa o gol, Escort xr3 e Kadet e ele diz que o melhor de curva é o Escort.
Acelerados? Ótimo canal. Se eu não tivesse essa tara com os quadrados desde criança, não tinha trocado meu Verona. Ele bate na cara de muito carro nesse quesito.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por bleidao »

Simplesmente o Gol foi criado para ser um carro popular. Infelizmente não temos os recursos como suspensão independente. A altura foi uma exigência do Governo que, ao invés de nos dar boas estradas, prefere que levantemos os veiculos.

Pode observar a altura dos veículos europeus e comparar com os brasileiros.

Siiiiim... fazer um bom trabalho na suspensão aumenta a estabilidade do carro.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por DanielGT »

bleidao escreveu:Simplesmente o Gol foi criado para ser um carro popular. Infelizmente não temos os recursos como suspensão independente. A altura foi uma exigência do Governo que, ao invés de nos dar boas estradas, prefere que levantemos os veiculos.

Pode observar a altura dos veículos europeus e comparar com os brasileiros.

Siiiiim... fazer um bom trabalho na suspensão aumenta a estabilidade do carro.
Exato! Como não quero largar meu Gol por um Escort de forma alguma (se sobrasse grana eu teria um escort ser perder o Gol), o que se fazer, de forma barata, para melhorar a estabilidade do Golzera?
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por bleidao »

Preparar o conjunto completo da suspensão.

Isso inclui na redução das torres e das molas. Para que a suspensão não perca sua funcionalidade.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por AdrianoSocial »

Da uma pesquisada, já lançaram suspensão preparada para rebaixar carros, digo nova de fábrica. Só lembro que é caro e não me lembro o fabricante.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por Rodox »

Daniel,

Acho que você está exagerando... gol não é tão ruim assim... meu pai tinha uma Caravan 1981 - 2.5-L... isso sim era uma desgraça na curva.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por bleidao »

Para, Rodox... Caravan segura muito na curva. Eu ando sempre de Caravan. Pensa num carro bom para curvar.

Ai vai também do braço do motorista, porque o que sai é a dianteira, então as curvas tem que ser trancando o pé que ela vai numa boa. Giro alto sempre.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por bleidao »

Se me disser que o freio da Caravan é lixo, ai eu concordo.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por Rodox »

bleidao escreveu:Para, Rodox... Caravan segura muito na curva. Eu ando sempre de Caravan. Pensa num carro bom para curvar.

Ai vai também do braço do motorista, porque o que sai é a dianteira, então as curvas tem que ser trancando o pé que ela vai numa boa. Giro alto sempre.
Meu pai teve 2 Caravans 4 cilíndros... uma 1978 (de 1981 a 1988) e uma 1981 (de 1988 a 1998)... eu dirigi esta última e falo que é um lixo de curva... e também meu pai não gostava da estabilidade delas nas curvas...

E lembro que tinha gente que até colocava dois sacos de cimento para melhorar a estabilidade nas curvas do Opala e da Caravan.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por bleidao »

Se bem que a Caravan que ando é levemente rebaixada. Suspensão preparada.

Mas mesmo assim... ela não joga a traseira. A dianteira sai muito. E qualquer manobra brusca já manda um drift sem querer.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por JCX »

Galera, se a suspensão estiver ruim não vai fazer curva nem gol, nem caravan, nem verona e nem ferrari.
Para melhorar a estabilidade não tem mistério, pneus mais largos e mais chão.
Meu santana quando estava com meu pai rodavam com rodas aro 14 com pneus 185/65/14 como manda o manual.
Meu antigo quadrado andava com pneus 175/70/13 e fazia mais curva que o santana fácil.
O santana saia muito de traseira e as vezes saia de uma só vez. O golzinho dava umas traseiradas monstruosas mas a velocidade era bem maior em comparação com o santana.
Sempre ia pra Bertioga, antes com o santana e depois com o gol, quem conhece sabe que tem umas curvinhas enjoadas de se fazer rápido. Comparando os carros com suspensão e pneus medida original, o gol era mais duro e fazia mais curva, o santana é muito mais confortável porém o pneu cantava a cada curva.
Hoje o santana anda baixo de aro 16 com pneus 195/50 e não tem comparação.
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por Rodox »

JCX escreveu:"Galera, se a suspensão estiver ruim não vai fazer curva nem gol, nem caravan, nem verona e nem ferrari..."
:qus: :qus: :qus:
Me lembrei da propaganda da Cofap:


[BBvideo 560,340]https://www.youtube.com/watch?v=XjyoKtXCcbY[/BBvideo]
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por DanielGT »

Rodox, não to exagerando não. ele é até bom de curva perto de opala e caravan, que tem o peso na frente com tração traseira. Todo muscle car. Mas perto de um projeto como o do escort, ele nem brinca. O Golf MK3 é muito bom de cura tb. mas interessei sobre esses kits amortecedor e molas, preparados para que a suspensão baixe um pouco e fique mais dura, mas sem tirar o trabalho dela. Como é o nome disso?
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por JCX »

Rodox, me rachei de tanto rir agora. Kkk...
Não lembro de ter visto esse comercial que exemplificou a diferença sentida ao dirigir o quadrado e o santana.
Bela sacada
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por Rodox »

DanielGT escreveu:Rodox, não to exagerando não. ele é até bom de curva perto de opala e caravan, que tem o peso na frente com tração traseira. Todo muscle car. Mas perto de um projeto como o do escort, ele nem brinca. O Golf MK3 é muito bom de cura tb. mas interessei sobre esses kits amortecedor e molas, preparados para que a suspensão baixe um pouco e fique mais dura, mas sem tirar o trabalho dela. Como é o nome disso?
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por Giovani Rodriguez »

Suspensão fixa tebão com amortecedores originais Nakata, nada de amortecedor recondicionado como de costume das suspensões fixas. Nakata preparou na medida certa. E ainda tem garantia de dois anos
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Re: [Reforma suspensão] o que mexer, o que manter?

Mensagem por JCX »

Giovani Rodriguez escreveu:Suspensão fixa tebão com amortecedores originais Nakata, nada de amortecedor recondicionado como de costume das suspensões fixas. Nakata preparou na medida certa. E ainda tem garantia de dois anos
Não queria fazer propaganda mas a tebão matou a pau com essa parceria com a nakata.
Sobre a garantia funciona assim:
03 anos para amortecedores NAKATA pela Tebão Suspensões
01 ano para molas
02 anos para tubos e flages para rosca

Tenho o kit rosca tebão performance no meu santana e não tenho nada a reclamar.
Só troco de suspensão por fixa ou ar com amortecedores nakata
Qualquer amortecedor rebaixado/encurtado/retrabalhado (chamem do jeito que quiser) em qualquer loja é recondicionado.
Ex: Gol Ap 1.6 ano 1989
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