GTS 1.8 - tudo no capricho.

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João Victor AP
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por João Victor AP »

Mano, o GTS está muito lindo hein ! Parabéns :clapclap:
Forjados são melhores mano, aguentam temperaturas mais altas, e suportam maiores vibrações.
Cara, eu também não curto alavanca longa, e curto um trambulador que deixe ali curto pois assim o engate fica melhor.
kiter
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por kiter »

Vale a pena aliviar volante?


Vou mandar no torneiro comum mesmo, 80 reais. Tem volante já aliviado no ML por 150 usado até 230 novo.

Tô achando bobeira.
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João Victor AP
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por João Victor AP »

kiter escreveu:Vale a pena aliviar volante?


Vou mandar no torneiro comum mesmo, 80 reais. Tem volante já aliviado no ML por 150 usado até 230 novo.

Tô achando bobeira.
Não é bem assim amigo, não é só o cara pegar e retirar material no volante.
Isso é mais indicado de fazer em uma retífica de confiança, pois cara tem que entender, e saber os locais corretos de retirar material do volante, depois ele irá balancear o conjunto com virabrequim e volante em uma máquina, e irá retirar material do volante onde for necessário para deixar ele balanceado.
Se ir no torneiro e pedir apenas para dar um passe no volante, vai desbalancear o conjunto e terá muita vibração no virabrequim e nas bielas, aí quando você for dar uma puxada terá uma surpresa desagradável do virabrequim quebrar, e se quebrar em alta rotação as bielas, pistões, bloco também serão danificados.

Volante Aliviado tem um ganho de giro, ganho de potência, mas uma perca no torque.
Para aliviar o volante, primeiro tem que ter algo no motor que compense essa perca de torque do volante, primeiro você ganha torque e potência por exemplo com um coletor dimensionado e uma Weber 40, assim o motor teve um ganho de torque e dependendo do seu gosto você poderá aliviar um pouco o volante.
Sobre o coletor dimensionado e Weber 40 foi só um exemplo, sei que o seu projeto é Turbo.

Se aliviar muito, independente do motor, irá perder muito torque e deixará o motor com funcionamento ruim, qualquer subida terá que ficar reduzindo, ao tirar o pé do acelerador a rotação do motor cai muito e rapidamente.

Alivio de volante é mais para projetos de motores aspirados, que nesse caso peças leves ajudam, a faixa de torque é mais plana e já inicia logo em baixas rotações e sobe de uma forma mais progressiva e acentuada com a rotação do motor.
Em motor turbo um volante aliviado não é lá essas coisas... porque a faixa de torque dos motores turbo fica mais deslocada e a pegada do turbo vem a partir de rotações mais altas, assim fica com torque menor em baixa rotação perde mais torque/força na arrancada, mas o giro sobe com mais facilidade, em altas você verá o ganho.

Eu já curto um carro com torque e potência, se eu tivesse montando um projeto aspirado, independente de qual motor, faria um alívio de 10% á 20% do peso total do volante, ou manteria o volante com o mesmo peso.

Isso varia do projeto e também é uma questão de gosto !
kiter
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por kiter »

O meu é aspirado, brother.
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João Victor AP
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por João Victor AP »

kiter escreveu:O meu é aspirado, brother.
Confundi seu tópico com outro aqui.

Mas com certeza você entendeu minha explicação, e notou o que eu disse acima sobre o alívio de volante aplica-se a todos motores, eu até dei o exemplos :D

Apenas errei ao dizer : "Sobre o coletor dimensionado e Weber 40 foi só um exemplo, sei que o seu projeto é Turbo." :lol:
kiter
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por kiter »

Fotos do cabeçote pronto.

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João Victor AP
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por João Victor AP »

Mano... aí sim hein :clapclap:
Projeto está cada vez mais top !
kiter
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por kiter »

Começamos a montar sem faltar nenhuma peça. Fiquei na duvida sobre o alivio do volante. Certo é que quanto menos peso no volante, menos torque. Esse carro fica guardado em subsolo e quero que minha esposa tire o carro da garagem sem dificuldades. Pensei ate em aliviar só 1 a 1,5 kg, mas o custo desse alivio é de 220,00. (80 do torno e 120 do balanceamento).
Aceito sugestôes.
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João Victor AP
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por João Victor AP »

kiter escreveu:Começamos a montar sem faltar nenhuma peça. Fiquei na duvida sobre o alivio do volante. Certo é que quanto menos peso no volante, menos torque. Esse carro fica guardado em subsolo e quero que minha esposa tire o carro da garagem sem dificuldades. Pensei ate em aliviar só 1 a 1,5 kg, mas o custo desse alivio é de 220,00. (80 do torno e 120 do balanceamento).
Aceito sugestôes.
Eu manteria o volante original.
Mas se for pouca coisa como 1Kg, pode sim, caso tenha vontade, questão de gosto isso.

Alívio só se ganha um motor que sobe de rotação mais fácil e atinge altas velocidade mais rápido,
Com volante aliviado, ao tirar o pé do acelerador a rotação cai mais rápido, e perde torque (a força do motor para girar).
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por kiter »

Problemas com o virabrequim. O que foi comprado no desmanche estava trincado, além de não dar retifica. Solução: acabei comprando outro e o mais barato que achei era forjado (mais pesado). Vai assim mesmo.
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João Victor AP
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por João Victor AP »

kiter escreveu:Problemas com o virabrequim. O que foi comprado no desmanche estava trincado, além de não dar retifica. Solução: acabei comprando outro e o mais barato que achei era forjado (mais pesado). Vai assim mesmo.
Virabrequim forjado é muito bom cara :clapclap:
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por kiter »

Voltemos a luta da postagem das imagens.
Editado pela última vez por kiter em 10 Mai 2017, 15:41, em um total de 1 vez.
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por kiter »

Montei com os bicos de 80 lbs, mas faremos o teste no dinamometro com o bico amarelo do astra flex. Se der acerto com o do astra, ficarei com eles devido custo.

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Editado pela última vez por kiter em 11 Mai 2017, 22:45, em um total de 3 vezes.
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por kiter »

Colocado a manta e fixado o coletor no cabeçote.

A receita do cabeçote foi a seguinte:

Cabeçote da Saveiro flexível.
Válvula 41 adm
Válvula 33 escap
Aste 7 milímetros
Duto escapamento polidos.
Duto adm aberto sem polir.
Mola com Fiat
Comando 280°
Equalizadas as câmeras.
6 ângulos nas válvulas.
Taxa.
Tucho seco com regulagem por baixo.

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Editado pela última vez por kiter em 11 Mai 2017, 22:55, em um total de 2 vezes.
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

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Editado pela última vez por kiter em 10 Mai 2017, 16:22, em um total de 1 vez.
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por João Victor AP »

Infelizmente as imagens não apareceram aqui no fórum !
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

Mensagem por kiter »

kkkkk, to ligado. Não peguei a moral de mandar pelo aplicativo do celular nem pelo 4shared e nem pelo Drive.... :shock:
kiter
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

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agora sim as imagens tao vindo.
Editado pela última vez por kiter em 11 Mai 2017, 10:44, em um total de 1 vez.
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Re: GTS 1.8 - tudo no capricho.

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