Conta Giros com Relógio

Área destina para tutoriais e dicas de como você mesmo fazer alterações em seu carro gastando o minimo possivel.

Moderadores: SUPORTE, DESIGN/CRIAÇÃO, MODERADOR

Responder
Laercio
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Conta Giros com Relógio

Mensagem por Laercio »

Bom, lí este tópico: http://www.golquadrado.com.br/forum/vie ... php?t=3136 e até pensei em postar minha idéia lá, mas acho que iria desvirtuar o tópico, então abri este aqui.

Minha idéia é fazer um conta giros com LEDs ao redor do relógio.

Montado desta forma, dá para cada LED acender com 500 RPM, indo então de 1000 RPM para o primeiro LED até 9000 RPM no último.

A idéia básica deste conta-giros é de você olhar de relance e ter uma noção clara da rotação, sem necessariamente saber o valor exato. Quando eu trabalhava na Fiat, existuiu um estudo que dizia que apesar do mostrador digital ser mais preciso, voce gasta tempo para ler este mesmo valor, ao passo que com mostradores analógicos basta uma olhadinha para voce ter uma noção clara do valor mostrado, o que na maioria dos casos é mais importante que a precisão.

No caso do conta giros que proponho, quando voce acostumar com os LEDs, acontecerá a mesma coisa.

Gostaria de opiniões para ver se vale a pena investir tempo e mão de obra na idéia.

Esta montagem mostra o que pretendo fazer:
Imagem

[]s
Editado pela última vez por Laercio em 09 Nov 2007, 12:47, em um total de 1 vez.
Conheça nosso trabalho! Visite:
Http://magicossolidarios.org
http://magim.org
Brunow
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por Brunow »

cara...achei a ideia mt boa! os unicos ruins seria nao ver o numero do rpm neh..e logico fazer esses buraquinhos!! heheheh
+ achei legaal cara...e o painel ia ficar meio q original ainda! ;]
Imagem
mobil
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por mobil »

meu colega tah kerendo faze
isso soh q no painel da fan dele
pois ele flw q nen eh dificil de faze
GOL 1.0 CHT
Nas 14 corigindo nas 15 ;D
Cor. Branco camaleão
mobil_2005@hotmail.com
ricardo-ce
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por ricardo-ce »

legal a idéia viu... Mais legal ainda se depois ensinar a gente :D

MAs eu tenho vontade de algo mais light, só uma shitflight no painel mesmo saca? Na hora que a rotação tiver alta pra marcha ela acender, só que com um led pequeno mesmo entende?

Abraço
Voyage GL 91 Turbo
Gol GTS 92 (restauração)
VW Jetta 2012
ClaudioDaltonJr
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por ClaudioDaltonJr »

Laercio, Poxa meu! Super bacana sua idéia, vc devia ter postado la sim! A gente tava fazendo um brainstorm dos bão lah Fora que eu tenho um relogio desse no painel que num ta funfando mais,aí eu ja aposento ele :lol:

Fica no mesmo esquema desse:
http://www3.ciashop.com.br/wolloko/prod ... %5Fid=CG75
Editado pela última vez por ClaudioDaltonJr em 25 Out 2007, 08:39, em um total de 1 vez.
Imagem
Laercio
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por Laercio »

ricardo-ce escreveu:legal a idéia viu... Mais legal ainda se depois ensinar a gente :D

MAs eu tenho vontade de algo mais light, só uma shitflight no painel mesmo saca? Na hora que a rotação tiver alta pra marcha ela acender, só que com um led pequeno mesmo entende?

Abraço
Claro que ensino! Sem dúvida!
ClaudioDaltonJr escreveu:Laercio, Poxa meu! Super bacana sua idéia, vc devia ter postado la sim! A gente tava fazendo um brainstorm dos bão lah :lol: Gostei mesmo!
Puxa... desculpe. É que como é outro tipo, achei que ia atrapalhar.

Bom, vou esperar mais algumas opiniões, mas parece que a idéia agradou. Tô começando a pensar que vale a pena a idéia.

[]s
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

eu acho uma boa idéia, só achoq ue não precisa ser até 9 mil RPM, já que AP nem chega perto disso.
Laercio
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por Laercio »

2Shae escreveu:eu acho uma boa idéia, só achoq ue não precisa ser até 9 mil RPM, já que AP nem chega perto disso.
Alguém sabe qual é a rotação máxima ou sugere algum valor? De motor eu manjo nada.

Na verdade eu fui colocando os LEDs na foto e depois fiz as contas. Deu 9000 RPM, mas dá para ajeitar com menos LEDs.

[]s
Ozanski
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por Ozanski »

ricardo-ce escreveu:legal a idéia viu... Mais legal ainda se depois ensinar a gente :D

Abraço
isso eh uma coisa ki eu keria fzr tbm... ia ficar show =D
Imagem
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

Laercio escreveu:
2Shae escreveu:eu acho uma boa idéia, só achoq ue não precisa ser até 9 mil RPM, já que AP nem chega perto disso.
Alguém sabe qual é a rotação máxima ou sugere algum valor? De motor eu manjo nada.

Na verdade eu fui colocando os LEDs na foto e depois fiz as contas. Deu 9000 RPM, mas dá para ajeitar com menos LEDs.

[]s
olha, um AP original gira mais ou menos 6,5k RPM, ai dois jeitos que vc pode fazer: começando do 9 indo até o 3, de meio em meio, dá 6,5k RPM

indo do 8 até o 4 de meio em meio dá pra ir até 7,5

eu ficaria com uma dessas duas opções, pq além de não desperdiçar trabalho pra fazer os LED's que vc não vai usar funcionarem, ainda facilita a leitura...
Laercio
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por Laercio »

Hummm... Interessante!

Ma tive outra idéia: Se começar com zero no númeor 8 , dá para ir até 8000 no numero 4 de 500 em 500.

Alguém que tem contagiros pode fazer o favor de imaginar a rotação e ir "acendendo" na mente os LEDs para ver se fica legal deste jeito? Eu tentei mas não consegui imaginar direito...

Dá para fazer a barra de LEDS rolar (ir acendendndo ate a rotação atual) ou fazer ponto a ponto. Outra forma de melhorar a visibilidade é colocar os LEDs dee 500 menores que os de 1000, o que acham?

[]s
sidney0
Membro - 1.8
Membro - 1.8
Carro:
Contato:

Mensagem por sidney0 »

Acvhei a idéia muito boa!!!
se alguem conhecesse alguma escola de técnico em eletrônica, os caras fazem só por prazer e cobrariam muito barato....
Principalmente que precisam de um trabalho para conclusão de curso!!!!
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro:
Contato:

Mensagem por oxy »

otima ideia, c rola o diy vo fazer sem do...
so uma coisa nao esqueçam q tem cht aki tbm .. :glare:
Imagem
Laercio
Membro
Membro
Carro:
Contato:

Mensagem por Laercio »

oxy escreveu:otima ideia, c rola o diy vo fazer sem do...
Sem problema, quando ficar pronto posto o DIY.

Hummm... não entendi! O meu é CHT também.

[]s
ricardo-ce
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por ricardo-ce »

Laercio escreveu:

[]s
opaaaa, melhor ainda :D
Voyage GL 91 Turbo
Gol GTS 92 (restauração)
VW Jetta 2012
oxy
Filial CdGQ!
Filial CdGQ!
Carro:
Contato:

Mensagem por oxy »

Laercio escreveu:

[]s
opa c é cht bao tbm...nao é q tinha visto os coments sobre ap e tals.., mas é isso ai, to no aguardo muito loca a ideia..
Imagem
Fujiwara

Mensagem por Fujiwara »

tanto faz se vai ser instalado em AP ou CHT, isso não muda o funcionamento, montagem ou ligação do conta-giros, e a rotação de um CHT se não me engando é tambpem entre 6 e 6,5k RPM

bem, quanto a idéia de começar do zero e ir até 8k, eu achoq ue não precisa, poderia começar de 500 RPM mesmo pq zero rpm é só com o carro desligado, ai um LED pra marcar 0 RPM eu acho que não precisa, e 8k, se for preparar seu carro pode ser útil, se não for, deixa com menos mesmo....

agora a idéia de LED's maiores no números cheios eu achei interessante, facilita ainda mais a leitura, mas não sei se fica esteticamente bom, ai vc decide...

na minha cabeça aki ficou legal, se não tivesse conta-giros no meu carro poderia pensar em por, mas pra vc ter uma idéia aproximada de como fica olha esse aki da Guster, que tb é feito com LED's

no vídeo diz ser um hallmeter, mas ta funcionando mais ou menos como conta-giros, ai dá pra ter uma idéia

http://www.youtube.com/watch?v=InWrwQDrnSo
P@ulo vila P
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por P@ulo vila P »

ai rapaziada eu manjo de eletronica e ja tanho um esboço desse tipo de conta giro!!!! alem disso ja vem com shift!!!! tem regulagem pro acendimento do shift!!!! vo termina de fazer e posto o resultado amanhã mesmo!!!!
mobil
Membro - 1.6
Membro - 1.6
Carro:

Mensagem por mobil »

uuuu huulLLLLL

demoro :ninja:
GOL 1.0 CHT
Nas 14 corigindo nas 15 ;D
Cor. Branco camaleão
mobil_2005@hotmail.com
P@ulo vila P
Membro
Membro
Carro:

Mensagem por P@ulo vila P »

ai galera funciona!!!!! só um pouco dificil a montagem pra quem não manja de eletronica.... e os componentes são baratos só que só são encontrados no centro de são paulo na santa efigenia!!!! quem estiver afim eu mando o esquema!!! ai é só monta!!!!

obs: tenho um shift no meu é do modelo grande 48mm e paguei só 75 mangos ..... agora fica a criterio de cada um, pois eu achei relativamente barato e muito mais bonito!!!!!
Responder

Voltar para “DIY - Faça vc mesmo.”